Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

De campervan em Portugal

Quem escreveu

Angela Mansim

Data

04 de April, 2022

Share

Se você tem alguns dias e quer ter mobilidade para conhecer bem Portugal, talvez alugar uma campervan ou um motorhome seja uma ótima opção. Nada melhor do que fazer o bom 2 em 1: Quando a casa vira também o seu meio de transporte.

Final de tarde em Nazaré, Portugal.
Final de tarde em Nazaré, Portugal.

Portugal tem sido um dos roteiros mais cogitados pelos brasileiros para viajar e também para viver, graças aos incentivos e acordos entre os países, como também pela proximidade e facilidade em entender a língua e a cultura do país. Para os brasileiros, é fácil se sentir em casa em Portugal.

A primeira impressão de Portugal para um brasileiro vai ser de muitas semelhanças: a arquitetura é familiar, o número de brasileiros morando em Portugal é grande e é muito tranquilo viajar para um país que fala a língua portuguesa, assim como foi confortável conhecer Moçambique na África.

Vista da praia de Nazaré.
Vista da praia de Nazaré.

Inclusive, essas semelhanças podem ser uma grande vantagem se é a sua primeira experiência alugando um veículo recreacional fora do país. Ter essa experiência em Portugal para mim foi extremamente conveniente.

Fora as semelhanças mencionadas, Portugal respira a cultura do aluguel de veículos para recreação. Ao longo do país, é possível ter acesso a uma enorme estrutura de postos, campings e lugares para pernoitar. Inclusive, eu recomendo o aplicativo park4night para os viajantes que precisam descobrir lugares para dormir, lugares para despejar resíduos, postos para abastecer água e gasolina, estacionamentos para dormir e etc.

Não se sinta tímido, você nunca vai ser o único a utilizar um veículo com esse pelas ruas de Portugal. E não estamos falando apenas de surfistas e solteiros, mas também de famílias e casais. De fato, os veículos recreacionais fazem parte da cultura de Portugal.

Alugando a campervan em Portugal

Aluguei uma campervan chamada Sporty do modelo FIAT Ducato/Talento no IndieCampers, um dos sites mais conhecidos para locação de campervans e motorhomes na Europa.

Coloquei como cidade de retirada e de entrega a cidade de Lisboa, pois o plano era chegar e pegar o avião no mesmo local. É possível também entregar a campervan em um destino diferente do que o de retirada, inclusive, em outro país na Europa.

A escolha pela plataforma foi puramente pela conveniência, mas se você quiser alugar uma campervan mais em conta, recomendo recorrer a grupos do Facebook e conversas diretas com os proprietários. Pode ser mais trabalhoso, mas o esforço vai deixar o bolso mais feliz.

O melhor benefício da campervan é aproveitar o caminho.
O melhor benefício da campervan é aproveitar o caminho.

Caso você esteja disposto a investir na conveniência, é possível fazer a compra na plataforma com autonomia em apenas cinco minutos.

A dica mais importante é conferir antes as datas de viagem, pois, no meu caso, acabei contratando a campervan com bastante antecedência, mas a companhia aérea alterou o meu vôo e eu precisei fazer um pedido de troca de datas e pagar pela mudança.

Aproveitando a parada para trabalhar remoto da campervan.
Aproveitando a parada para trabalhar remoto da campervan.

Junto com a campervan no site foi possível já alugar diversos itens extras. Contratei o Wi-Fi móvel, a prancha de surf e a roupa de borracha, fora alguns itens obrigatórios e essenciais, como o seguro.

Como suspeitava, a roupa de borracha e a prancha de surf eram bem castigadas e o IndieCampers oferecia apenas opções de equipamento de surf para iniciantes.

Itens extras para aluguel no IndieCampers.
Itens extras para aluguel no IndieCampers.

Por isso, na mesma hora em que fui retirar a campervan no estacionamento, perguntei se não poderia ser reembolsada para não levar a prancha. Os atendentes foram muito atenciosos e flexíveis, e pediram o reembolso da compra na hora. No final, deu tudo certo.

O atendimento, tanto online quanto presencia, foi excelente e a campervan estava nova, limpa e bem equipada. O preço que se paga por tanta conveniência, afinal, ninguém merece ter que se preocupar com essas coisinhas quando se tem poucos dias em um país desconhecido.

Na campervan já estavam inclusos itens de limpeza, itens de cozinha (incluindo o fogão a gás portátil), chuveiro externo, mesa dobrável e cooler.

Checkin da campervan em Lisboa

Retirei a campervan em Lisboa no depot da IndieCampers. O local para retirada é bem distante do centro, por isso, recomendo contar com essa viagem na definição do horário do check-in.

O armazém tem uma entrada um pouco confusa e a localização não estava correta nos aplicativos de corrida de carro (Bolt e Uber). No meu caso, o motorista foi muito cordial e ajudou a encontrar o local de retirada da campervan.

Estacionamento da IndieCampers em Lisboa.
Estacionamento da IndieCampers em Lisboa.

A experiência do checkin do IndieCampers foi fantástica, fui muito bem atendida, com direito a cafezinho e banheiro para os viajantes. Uma estrutura excelente para receber os clientes.

A empresa enviou um vídeo tutorial da campervan por email que acabou ajudando muito na experiência do dia-a-dia. Além disso, pessoalmente a atendente já compartilhou algumas informações importantes e inclusive recomendou que eu tirasse fotos da condição da campervan antes da saída. Pois caso houvesse algum desentendimento, eu poderia recorrer.

Iniciando o dia na campervan: Passando o cafezinho.
Iniciando o dia na campervan: Passando o cafezinho.

Como a nossa estadia em Portugal era de poucos dias, resolvemos não ir tão longe para poder aproveitar melhor as paradas e o caminho. Com a saída de Lisboa, margeamos a costa oeste com destino final para Nazaré.

Para quem está viajando pelo surf, Portugal tem boas ondas tanto no norte quanto no sul do país. É comum as pessoas dizerem que o sul de Portugal é onde tem as praias mais bonitas, mas, se o objetivo for o surf, destinos como Ericeira e Peniche são lugares ideias para surfistas mais avançados. 

Na estrada é possível ver muitos veículos recreativos diferentes.
Na estrada é possível ver muitos veículos recreativos diferentes.

Ericeira

O primeiro destino foi Ericeira, uma cidade que a primeira vista pareceu muito “morável” para os meus padrões e gostos pessoais, já que tenho a minha base em Bali. Ericeira me lembrou também muito Florianópolis, ainda mais porque fiz a visita no início da temporada de frio em Outubro, no outono. Quando as praias estão mais vazias e o vento é constante.

Ericeira vive a cultura do surf e tem uma boa estrutura para quem vem com esse objetivo. Nas ruas é perceptível o número de surfistas e também de skatistas nos estacionamentos, Ericeira tem aquele ar de Califórnia.

Praia de Ribeira d'Ilhas em Ericeira.
Praia de Ribeira d’Ilhas em Ericeira.

Existem muitas praias diferentes que valem a visita em Ericeira, mas a mais conhecida é com certeza a Praia de Ribeira d’Ilhas. Recomendo muito a visita ao restaurante Ribeira d’Ilhas que fica na própria praia.

Para os surfistas de plantão: As ondas que valem super a pena conferir no Norte de Portugal são Peniche, Supertubos, The wall, Baleal, Cochos e Ribeira da Ilha.

Nazaré

Nazaré é uma delícia de cidade. Muito conhecida pelo campeonato de ondas gigantes, a cidade atrai muitos turistas dentro e fora das temporadas de ondas para visitarem o famoso farol, no Forte de São Miguel Arcanjo.

Ao lado do turístico farol em Nazaré.
Ao lado do turístico farol em Nazaré.

Quando fomos, a temporada de ondas gigantes ainda não havia começado, que costuma ser entre Outubro e Março, mas valeu a visita ao centro da cidade para conhecer a igreja, os cafezinhos e apreciar o belíssimo final de tarde de Nazaré.

Pôr-do-sol no centrinho de Nazaré. 
Pôr-do-sol no centrinho de Nazaré.

O ritmo da cidade é tão gostoso, que resolvemos passar a noite em um estacionamento na praia com a campervan. Recomendo muito essa experiência para os viajantes de veículos recreativos, pois o nascer do sol em Nazaré é simplesmente fantástico.

Acordando na praia de Nazaré.

O melhor benefício de contratar uma campervan é com certeza a jornada, e não o destino final. Poder fazer um cafezinho no fogão a gás, lavar a louça na calçada e acordar no estacionamento de uma praia. Tudo se resume a curtir muito o caminho, parar onde quiser e ter autonomia para se deixar surpreender pela estrada.

Recomendo essa experiência para todos :)

Fotos por Angela Mansim.

Quem escreveu

Angela Mansim

Data

04 de April, 2022

Share

Angela Mansim

Designer, especialista em perrengues, comida de rua, gestão de marcas e trabalho remoto. Come, dorme e se teletransporta por aí no jeitinho simples da vida local. Radicada em Bali e procurando sempre a próxima ilha para ancorar.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.