Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

Japaratinga, uma jóia rara em Alagoas

Quem escreveu

Patricia Graf

Data

28 de October, 2021

Share

Japaratinga é uma grata surpresa pros viajantes que resolvem explorar esse pedaço do litoral de Alagoas, que é zero defeitos.

Importante dizer que por ser menos turístico, ele também conta com menos estrutura de hotelaria e restaurantes, mas fui lá descobrir todos os segredos que essa terra tem!

Japaratinga. @entaovah
Japaratinga. @entaovah

Praias desertas, serviços em casa e o sobe e desce da maré te esperam, nessa jóia rara.

Um conselho fica de saída, marque sua viagem para a lua cheia e garanto que não vai se arrepender.

Como chegar em Japaratinga

Japaratinga fica em Alagoas, mas sua localização privilegiada te dá a escolha de voar para Maceió, a 121km e duas horas de estrada, ou por Recife, em Pernambuco, a 143km e duas horas e vinte por uma estrada mais bonita e com valores de voos geralmente mais baixos para quem, como eu, sai do Sudeste.

Alugar um carro é quase mandatório, já que o custo do aluguel fica bem parecido com os valores de transfer e te dá mais liberdade para curtir a região. Vale lembrar que táxi não é comum e Uber nem existe.

Estrada Pernambuco - Alagoas. Japaratinga
Estrada Pernambuco – Alagoas. @entaovah

Caso precise de ajuda, sugiro que procure uma agência, que facilita e muito a vida dos viajantes.

Optando pela entrada por Recife, no caminho para Japaratinga, pare na Usina de Arte, para se surpreender e o seu primeiro mergulho ser em arte. Conto tudo sobre essa experiência aqui! Pode confiar, vale a parada.

Onde ficar

Não tem melhor lugar que a Casa Aratu, que fica a 40 metros de uma das praias de Japaratinga, na Praia do Boquerão. Uma praia extensa e cheia de coqueiros e amendoeiras, que dão uma sombra necessária para descansar do forte sol de Alagoas

Praia do Boquerão em Japaratinga. @entaovah
Praia do Boquerão em Japaratinga. @entaovah

Digo que não tem melhor lugar por alguns motivos! A casa é um charme, repleta de arte dos artesãos alagoanos por todos os lados, que estão ali exaltados. As obras estão disponíveis para venda com a Fernanda, a hostess incrível dessa casa maravilhosa.

Arte na Casa Aratu em japaratinga @entaovah
Arte na Casa Aratu @entaovah

Os quatro quartos são muito confortáveis e cabem até nove pessoas sem nenhum perrengue. Além da maioria deles ter uma vista gostosa e um deles ter um banheiro externo e privado, para ninguém botar defeito.

Banheiro perfeito da Casa Aratu Japaratinga
Banheiro perfeito da Casa Aratu @entaovah

O quintal é uma maravilha e te proporciona diversas atividades, além da rede, churrasqueira e cozinha mega equipada. As artes regionais acompanham simplesmente todos esses cômodos.

Área externa na casa aratu @entaovah
Área externa @entaovah

Como se já não fosse suficiente, a Casa Aratu têm um refúgio na beira da praia, com cadeiras, guarda sol e um lugar para descansar sem precisar voltar para a casa. Esse cantinho é realmente especial e deixa até os viajantes mais experientes de queixo caído.

Refugio em Japaratinga @entaovah
Refugio em Japaratinga @entaovah

Fora isso ainda tem todas as experiências que a Fernanda te convida a ter com fornecedores locais e que conhecem aquilo tudo como a palma da mão. Então, vamos de experiências!

Pelas águas

O Mi Jangadeiro é muito mais do que um jangadeiro. Um nativo responsa, doce, verdadeiro e conversador. Um pai de família orgulhoso e um cara empreendedor, ele pensa em como você vai se sentir enquanto descobre as águas transparentes de Japaratinga.

Mi Jangadeiro em Japaratinga @entaovah
Mi Jangadeiro em Japaratinga @entaovah

Sugiro três passeios com o Mi para não voltar arrependido como eu. O primeiro é um clássico de Japaratinga que são piscinas naturais, um passeio mais curto, de umas três horas. Ele vai super equipado, com boias e redes e deve ser feito na maré baixa. A consulta da maré pode ser feita direto com ele, que vai indicar o melhor horário para aproveitar ao máximo.

Piscinas Naturais em Japaratinga @entaovah
Piscinas Naturais em Japaratinga @entaovah

O segundo é um passeio de dia todo, que vai até o Patacho, considerada uma das praias mais bonitas do Brasil, o que a torna mais cara e está bem pertinho de Japaratinga. Esse passeio é de dia todo e deve incluir o almoço.

Com certeza foi dos melhores almoços que tive na vida, e você vê aqui minhas andanças. Simples com produtos frescos, apenas. Lagosta e peixe com um molho feito por sua esposa, de se lambuzar. Nada mais rico do que lagosta em uma piscina natural. 

Almoço na Praia do Patacho @entaovah
Almoço na Praia do Patacho @entaovah

Ele leva seus aparatos para teu conforto e os snorkel para curtir os peixinhos coloridos das piscinas. Com sorte você ainda consegue ver uma moreia ou, com mais sorte, um peixe boi e tartarugas. Nesse passeio, ele para também em um banco grande de areia, que forma uma praia no meio do mar. Tudo feito com calma e com tempo, respeitando as paradas de acordo com a vontade do cliente.

prainha no meio do mar em japaratinga @entaovah
prainha no meio do mar @entaovah

O terceiro e não menos importante é o nascer da lua do lado do rio Manguaba, por isso a dica de ir em lua cheia, além de às marés serem melhores nessa fase. Esse passeio eu não fiz, mas acredite, volto por ele!

À porta de casa

Sugiro que você aproveite também todas as facilidades que vem à porta de casa.

Em Japaratinga tem delivery de tudo, completamente tudo! Mercado, peixe, camarão, bebidas e até arte, facinho e à distância de uma ligação. Ligação é meio cringe, mas lembrem jovens, funciona em Japaratinga! Tenho todos os contatos, e a Fernanda também passa uma relação deles, logo que a reserva está feita.

à porta de casa em japaratinga @entaovah
à porta de casa @entaovah

Já estaria bom? Já! Mas não para por aí. As mãos de fada da querida Edleusa vão até o jardim da Casa Aratu para uma massagem intensa e inesquecível sob as estrelas. O valor é mais que justo, para uma hora de delírio.

Massagem da Edleusa no quintal em japaratinga @entaovah
Massagem da Edleusa no quintal @entaovah

O Chef Pedro leva toda a estrutura e monta uma mesa no quintal, com o pé na areia. Você não se preocupa com nada, já vai tudo pré feito e a finalização é em casa, com um cheiro incrível que vai dominando os ambientes. Alta gastronomia de Japaratinga à porta de casa, o que não é tão fácil de achar por ali. Restrições alimentares são acolhidas sem perder em nada a qualidade e o sabor que saem das mãos e da cabeça do Chef. Imperdível!

Chef Pedro e suas delícias @entaovah
Chef Pedro e suas delícias @entaovah

O que mais

Essas são as melhores experiências de Japaratinga, aquelas que fogem às primeiras páginas do Google e que só quem decide mergulhar na cultura local conseguem ter.

café no Mirante Aruanã em Japaratinga @entaovah
café no Mirante Aruanã @entaovah

Importante dizer que outras praias e restaurantes estão à disposição dos viajantes na região e também merecem ser visitadas. Um café expresso, que não é fácil de achar, no Mirante Aruanã também merece estar no seu roteiro, com uma vista privilegiada do litoral.

Já foi conhecer Japaratinga? Entaovah!

Quem escreveu

Patricia Graf

Data

28 de October, 2021

Share

Patricia Graf

Viajante por natureza, Patricia busca pequenas descobertas cotidianas. Acredita que o encanto das cidades mora no ritmo dos locais e pode passar horas em um café apenas observando a banda passar. Ex-dona de hostel e ex-mochileira com algumas recaídas, hoje prefere quartos com vista em nowhere. Amante das road trips e desenvolvedora de roteiros com a cara do viajante, cai na estrada para conhecer e desbravar esse mundão.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.