Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

As boas do fim de semana em casa_Vol.8

Quem escreveu

Lalai Persson

Data

29 de April, 2021

Share

Apresentado por

Apesar da reabertura dos estabelecimentos, nós por aqui nos mantemos em casa, por isso mantivemos a programação do guia 100% online.

Para quem gosta de música ao vivo, mesmo que neste momento pela telinha, a agenda de shows está diversa e atraente. Entre os vários destaques, o Festival Feminino está com um line-up de peso da cena brasileira, incluindo nomes como Luedji Luna e As Baías; e o Festival Palco Virtual conta com show da Tulipa Ruiz. Para quem gosta de jazz, esse fim de semana se comemora o Dia Internacional do Jazz e a agenda também está caprichada com 2 festivais dedicados ao estilo. 

A programação teatral continua intensa e extensa, incluindo uma pequena mostra internacional. Para quem gosta de dança, a São Paulo Cia. de Dança preparou um festival contando com 800 bailarines de todo o mundo para se apresentarem ao lado da companhia.

Outro destaque para este fim de semana é o m-v-f reloaded para discutir a cena de vídeo clipes que conta nesta edição com a participação do cantor Moses Sumney.

Preparades? Então não esqueça de providenciar seu Jack Apple & Tonic para se refrescar com essa programação quentíssima.

Para curtir um show ao vivo

Festival Feminino: As Baias. Crédito foto – Saullo Moreira

Festival Feminino
Até 30 de abril, às 19h, no Youtube
Evento que discute e celebra a força e a importância do feminino apresenta shows de nomes como Luedji Luna, Mariana Aydar e As Baías. No próximo dia 9 de maio, a programação se encerra com Funmilayo Afrobeat Orquestra, Clarianas, Josyara e Anelis Assumpção, a partir das 13h. A programação conta também com uma mostra de filmes.

MBB – Música Boa Brasileira
Dias 28, 29 e 30 de abril, às 20, no Youtube
Três dias de shows, todos gravados no Bourbon Street, com nomes conceituados, alguns em ascensão e outros começando, todos juntos, a mistura perfeita já que seus talentos são incontestáveis. Tem Céu, Dani Black, Roberta Campos, Ana Cañas cantando Belchior, Walmir Borges cantando Djavan, Aparecido da Silva cantando Luiz Melodia. Vai dar “bom”.

Adriano Grineberg
Dia 29 de abril, às 20h, no Youtube
O cantor, pianista e compositor brasileiro Adriano Grineberg faz uma live nesta quinta-feira para apresentar seu terceiro álbum solo “108”. Espere por um show de blues às influências africanas passando pelos ritmos brasileiros.

Palco Virtual – Itaú Cultural
De 29 de abril a 2 de maio, às 20h, no Zoom via Sympla (links no texto abaixo)
O Palco Virtual apresenta quatro dia de shows com shows do pianista Andre Mehmari, que tocará pela primeira vez ao vivo seu novo disco em homenagem a Noel Rosa; Lazzo Matumbi apresentando repertório de 39 anos de carreira; a Tulipa Ruiz com repertório inédito em voz e guitarra e, por fim, Chico Lobo num mergulho no universo da viola caipira.

Juliana Linhares apresenta Nordeste Ficção
Dia 29, às 21h, com reprise no dia 2 de maio, às 17h, no Youtube
Primeiro álbum solo de Juliana Linhares, “Nordeste Ficção” foi imaginado como um roteiro de teatro, um romance de autoficção ou um docudrama cinematográfico. No show, Juliana Linhares interpretará, além de seu repertório, clássicos escritos por compositores nordestinos, como Alceu Valença, Belchior, Dominguinhos, Sivuca e Zé Ramalho.

Sampa Jazz
Dia 30 de abril, a partir das 19h, no Youtube
Também celebrando o Dia Internacional do Jazz, o Sampa Jazz faz sua edição 2021 online. As atrações estão imperdíveis com Hamilton de Holanda (com o projeto “Hamilton de Holanda Toca Tom Jobim”), João Donato e Tulipa Ruiz com participação do trombonista Doug (Bixiga 70) como convidado, e a saxofonista Sintia Piccin.

Dia Internacional do Jazz
Dia 30 de abril, a partir das 15h, no Youtube
O Jazz Maison promove o Dia Internacional do  Jazz com shows gravados no Bourbon Street Music Club. A programação apresenta 6 shows contando com Afrojam e Funmilayo Afrobeat Orquestra. Além da música, três artistas fazem live painting e oficina de pintura.

Voltando Belchior com Pessoas Cinzas Normais
Dia 30 de abril, às 20h30, no Youtube
Belchior ganha homenagem de sua obra e vida da banda Pessoas Cinzas Normais. Vem cantar junto a canção “Sujeito de Sorte”, deixando-se embalar pelo maravilhoso refrão “Ano passado eu morri, mas esse ano eu não morro”, que virou coro nacional pós AmarElo, do Emicida e é mais atual do que nunca.

Valsa na Primavera
Dias 1 e 2 de maio, a partir das 15h, no Youtubelink será disponibilizado aqui
Uma série de shows criados exclusivamente para celebrar a chegada da primavera no Hemisfério Norte, onde esta autora reside. Serão 4 shows por dia incluindo Haema (PT), Bruno Capinan, Carne Doce, entre outros.

Para armar a pista na sala de casa

Charlotte de Witte: “New Form’ IV: Formula”
Dia 29 de abril, às 14h, no Youtube
Eleita a DJ nº 1  do ranking “Alternative Top 100 DJs 2020”, da DJ Mag, a DJ Charlotte de Witte fará uma live nesta quinta-feira para apresentar seu novo EP “Formula”. Atrasa o horário do almoço e prepara a mesa enquanto ouve a rainha belga do techno.

Maratona de teatro & dança

Festival Via Dupla: Chão de Pequenos – Foto Lucas Brito

Dia Internacional da Dança com a SP Cia. de Dança
Dias 29 e 30 de abril, 1º e 2 de maio. Quinta e sexta, às 18h; e sábado e domingo, às 17h, no Youtube do Theatro São Pedro (29.04 e 01.05) e da SPDC (30.04 e 02.05)
A SPCD fez um convite aberto a todos os bailarinos do mundo para ocupar o canal da Companhia no YouTube para celebrar o Dia Internacional da Dança, totalizando 24 horas de espetáculo. São mais de 800 participantes do Brasil e de mais 15 países como Alemanha, Vietnã, Suíça e Japão, que se uniram aos bailarinos da companhia. Quasar Cia de Dança, Focus Cia de Dança, Cia de Danças de Diadema, Phalibis Cia Jovem, Mimulus Cia de Dança, Intuição Cia de Dança, Sopro Cia de Dança, são alguns dos participantes.

Buca: Sobre a Urgência da Vida
Até 30 de abril, sempre às 20h, no Youtube
A peça conta a história real de uma filha que ouviu dos médicos que seu pai teria, no máximo, seis meses de vida. Sua vida muda da noite para o dia e a sua segunda casa torna-se os corredores do hospital, onde conhece outras pessoas na mesma situação que seu pai. A filha-atriz compartilha com o público diversas histórias da convivência, nem sempre amigável, com seu pai e os momentos de dor dessa despedida anunciada, que contrariando os prognósticos, durou um ano e meio, ao contrário dos seis meses anunciados. Estrelada por Bruna Miglioranza e dirigida por Amarildo Félix.

O Homem do Besouro com Grupo Lunas de Teatro
Até 30 de abril, às 19h e 20h30, no Youtube
Extraído do livro Teatro Decomposto ou O Homem-Lixo do autor romeno Matéi Visniec, o texto trata da relação de um homem e um besouro no confinamento de seu apartamento e guarda fortes semelhanças com as questões internas como incertezas, medos e ausência de afetos enfrentadas atualmente diante do isolamento imposto pela pandemia.

Festival Via Dupla
Até 3 de maio, diversos horários e plataformas. Infos aqui.
Serão apresentados 9 espetáculos teatrais da Argentina, Brasil, Colômbia, Uruguai e Espanha, além de um ciclo de debates  para refletir sobre o teatro atual que agora acontece em telas e trouxe a possibilidade de estreitar fronteiras. Um dos destaques é a peça “Tudo que Coube na VHS”, que conta com ainteração com o público de maneira individual por telefone, Whatsapp e demais redes sociais. 

Ex-NE – O Sumiço com Coletivo Estopô Baiano
Até 30 de abril, às 21h, no Youtube
A frase “Faça um favor a SP, mate um nordestino afogado”, se concretiza e o Nordeste some do mapa, permanecendo na lembrança de apenas quatro pessoas. Não se sabe se os estados foram afogados pelo Oceano Atlântico ou se essa é a próxima etapa de um plano de dominação.

Para inspirar

Moses Sumney, um dos destaques do m-v-f reloaded

m-v-f reloaded
De 27 a 29 de abril, no site oficial
O m-v-f- promove um encontro com artistas brasileiros e estrangeiros da área de audiovisual e música para discutir aspectos criativos e estratégicos no processo de desenvolvimento e lançamento dos vídeos mais lindos da web. Além dos talks, o evento também fará estreias de vídeo clipes. Participam Criolo, Russo Passapusso, Jadsa, Jup do Bairro, os rappers MC Kunumi e Bivolt, os diretores Rafael Kent e Fernando Nogari, que assinou o último clipe de Selena Gomez (“Baila Conmigo”), entre outros artistas. Vale destacar o talk “Desconstruindo Moses Sumney”, um bate-papo com o próprio Sumney e o jornalista Guilherme Guedes sobre seu processo criativo (28.04, às 17h15 – em inglês).

Ligiana Costa | Série Novos Modernistas
De 29 de abril a 2 de maio, sempre às 21h, no Youtube
A cantora e musicóloga Ligiana Costa foi convidada pelo Theatro Municipal de São Paulo para dirigir quatro mini documentários com temas ligados a questões fundamentais da atualidade: presença de mulheres, negros e indígenas nas programações culturais, e ainda a dança e o modernismo. Emicida, Marlui Miranda, Ellen Reid e Carla Cottini estão entre os convidados dos episódios. 

Para pedir um Jack Apple & Tonic

Banqueta Bar

Banqueta Bar
Durante a pandemia, o conceituado bar de coquetelaria de Moema criou uma carta especial para delivery, que cai muito bem em qualquer happy hour em casa. Os drinks vêm em garrafinhas de 100 ou 200ml, e você ainda pode pedir os cubos de gelo para um preparo refinado. A carta tem desde clássicos como o Old Fashioned, até receitas autorais como o Tataúna, que leva Jack Daniel’s Fire e shrub de morango, e o Jack Apple & Tonic, claro. Para acompanhar, eles ainda servem cubos de frango empanado, burgers e baos que funcionam como ótimos petiscos. 

Cão Véio
Bar do prestigiado chef Henrique Fogaça, proprietário do Sal Gastronomia, tem agora o Jack Apple &  Tonic disponível para delivery. Além disso, o cardápio conta com os deliciosos sanduíches, a batata rústica temperada com alho e alecrim e as saborosas tulipas crocantes de frango.

Jordão Bar
A varanda concorrida do Jordão está fechada há um ano, mas o extenso cardápio deles está disponível para você aproveitar em casa. Os burgers e os pratos estão todos lá, mas é o menu de petiscos que brilha aos olhos. Bolinhos, pastéis, coxinhas, dadinhos, cortes de carne fatiados com ou sem molho, tudo que você precisa para um belo happy hour eles levam até você. E junto você ainda pode pedir alguns drinks e cervejas geladas. 

Martin Bar
Outra estrela do Tatuapé também se adaptou aos tempos de pandemia com uma ótima seleção de comidinhas para você aproveitar em casa. Aqui, o aperitivo ganha uma aura latina, com influência das tapas espanholas e da parilla argentina. Aposte nas croquetas de cupim na cerveja preta, na chapa mista com vários cortes de carne, e se a fome estiver grande vá direto para o sanduíche de pastrami.

Para comprar

Sabor Nacional em Casa – Feira Online da Cozinha Brasileira
Dias 29 e 30.04 e 01.05, das 9 (de quinta) às 18h (sábado), no site
Edição Dia das Mães com cestas especiais e oferta de mais de 100 itens de cerca de 45 pequenos produtores. Na lista tem queijos, vinhos, chocolate, pães, embutidos entre outras delícias gastronômicas.

*Foto destaque: Luedji Luna por Helen Salomão

Quem escreveu

Lalai Persson

Data

29 de April, 2021

Share

Apresentado por

Lalai Persson

Lalai prometeu aos 15 anos que aos 40 faria sua sonhada viagem à Europa. Aos 24 conseguiu adiantar tal sonho em 16 anos. Desde então pisou 33 vezes em Paris e não pára de contar. Não é uma exímia planejadora de viagens. Gosta mesmo é de anotar o que é imperdível, a partir daí, prefere se perder nas ruas por onde passa e tirar dicas de locais. Hoje coleciona boas histórias, perrengues e cotonetes.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.