Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

As boas do fim de semana em casa_Vol. 7

Quem escreveu

Lalai Persson

Data

22 de April, 2021

Share

Apresentado por

Esta semana está puro deleite para quem se interesse pela música exploratória e arte digital com festivais com destaque para o Música Estranha. O Chiii está com uma programação caprichada e apresenta show do Novíssimo Edgar esta semana. Quem gosta de mergulhar em experiências de audiovisual expandindo não pode deixar de conferir o AVXLab, que está com uma programação imperdível.

A programação de teatro continua caprichada com muitas novas estreias. Quem estiver com saudades de visitar um museu, a Pinacoteca disponibilizou um tour virtual da exposição OSGEMÊOS. O Festival Cinema Brasileira apresenta alguns dos destaques do cinema nacional produzido entre 2011 e 2020.

Agora é preparar seu Jack Apple & Tonic para curtir as maravilhas que essa internet nos proporciona enquanto sair de casa ainda não é a melhor alternativa.

Vem com a gente!?

Música ao vivo

Festival Música Estranha: Coletivo Capim Novo

Festival Música Estranha 8 1/2
Dias 24 e 25 de abril, 10 às 22h, com transmissões via Youtube, Instagram, Twitter, Facebook e Twitch.
A tagline do festival define bastante o que ele é de fato: combustível sonoro para mentes inquietas. A programação do festival conta com showcases, bate-papos, oficinas, mentorias e intervenções. Essa edição – em referência ao filme de Federico Fellini – remete a um estado de suspensão, como um hiato entre tempos, entre passado e futuro, fantasia e realidade, buscando um contato próximo com o público e oferecendo aos artistas um outro tempo para a reflexão e criação artística. Através do encontro entre artistas que circulam entre a música de invenção, as artes sonoras e as artes visuais, o Festival busca questionar e refletir sobre o fazer artístico hoje se apoiando em pautas que marcam os tempos atuais explorando a própria rede como meio de expressão. Para uma experiência completa, não deixe de participar das conversas que rolam após cada evento. Agenda completa aqui. Além dos showcases do Revés e Coletivo Capim Novo, vale muito a pena conferir a intervenção de Dudu Tsuda & Marcus Bastos.

Festival AVXLab
De 23 a 30 de abril; programação completa disponível no site 
Sob o tema lugar in>comum, o festival questiona o que é o lugar de encontro a partir do momento em que nossa sociabilidade torna-se cada vez mais mediada por dispositivos. O desafio envolvido neste tema é redesenhar as noções de “comum” e “comunidade” para que caibam na atual realidade das relações, dos espaços e presenças. Com curadoria de Demétrio Portugal e de Lucas Bambozzi, a programação reúne shows, exposições, seminário e entrevistas, que proporcionam novas experiências relacionadas ao audiovisual expandido. Participam os artistas Bianca Turner, Craca, Denise Agassi, Dudu Tsuda, Sandra-X e Sato do Brasil. Alguns dos temas abordados são corpo tecnológico,  imagem sideral, afrofuturismo e peri-futurismo.

Inova Rock Festival
De 23 a 25 de abril, às 19h no Youtube
Saudades de um show de rock? O Inova Rock Festival promove um finde com shows de bandas do rock independente nacional. Destaques para os shows do “Do Culto ao Coma”, “Far From Alaska” e “Sugar Kane”.

Chiii – Festival de Música Criativa
Até 25 de abril, diversos horários no site do festival ou no Youtube
Festival com bate-papos, oficinas e shows com parcerias inéditas dedicado à música exploratória com participação com cerca de 40 artistas. O destaque dessa semana é o Novíssimo Edgar + Transälien, às 19h45, no dia 22 de abril.

Casa  Museu Ema Klabin apresenta série de shows de música brasileira
De 23 a 27 de abril, no Youtube
A agenda de shows abre com a peruana Martha Galdos que se apresenta com Dante Ozzetti (23.04, às 19h);  O duo Vanessa Moreno & Salomão Soares apresenta o show “Flutuar” no dia 24.04, às 16h30. No dia 25, às 16h30, a cantora Liv Moraes faz o show “Dedicado à você”, uma homenagem aos 80 anos de seu pai Dominguinhos. Ricardo Baldacci Trio apresenta “Foxtrot e a Música Brasileira: 1920 a 1960, no dia 26.04, às 22h.  A Orquestra Mundana Refugi, formada por músicos brasileiros, imigrantes e refugiados de diversas partes do mundo, encerra a programação no dia 27, às 19h.

Nave Sonora: showcases
Dias 22 e 23 de abril, das 21 às 23h15
O Nave Sonora, evento de mentoria artística, selecionou 6 artistas para apresentarem showcases de artistas iniciantes: Mariana Zwarg, Malu Magri, Jeffe, Amanda Mittz, Yabba Tutti e 1LUM3. Uma boa oportunidade para conhecer artistas que poderão ser as próximas estrelas da música brasileira.

Para armar a pista na sala de casa

A DJ Tatá Ogan é um dos destaques do Baile do Ganja. Foto: Leonardo Zulluh Fotografia

Baile do Ganja
Dias 23, às 19h; 24, às 20h e 25, às 19h, no Twitch
Celebrando um ano de festa, sempre com ilustres convidados, neste finde o Baile do Ganja está com a programação de tirar o fôlego pronta para animar qualquer pista. O Daniel Ganjaman recebe a Tatá Ogan (dia 23), Nyack (dia 24) e o Nuts (dia 25). Aqui já rolou um suadero bom só de pensar.

Bob Moses
On demand, Cercle no Youtube
O duo eletrônico canadense Bob Moses fez uma live linda no Griffith Observatory, em Los Angeles, daquelas de jogar na TV, aumentar o volume do som, pegar um Jack Apple & Tonic e abrir a pistinha do finde.

Adriatique
On demand, no Youtube
Os produtores suíços fizeram uma live bem incomum a bordo de um helicóptero que ficou sobrevoando os Alpes Suíços. DJ set perfeito para abrir a noite e entrar nela sem pensar no amanhã.

Sam Divine
On demand, no Youtube
A DJ Sam Divine, da Defected Records, fez um set house com uma pitada pop para alegrar a pista de qualquer pessoa. Impossível não se render aos seus beats.

Festival de filmes

Filme Esse Amor que nos Consome, Direção Allan Ribeiro, no Festival 10 Olhares

Cinema Brasileiro: Anos 2010, 10 olhares
De 22 a 30 de abril, on demand
Serão exibidos 75 filmes (43 longas e 28 curtas) produzidos entre 2011 e 2021, uma fase bem fértil 10 no cinema nacional. Além dos filmes, serão transmitidos 10 debates, disponíveis gratuitamente na plataforma Belas Artes à la carte durante este período.

Japan House apresenta Tóquio: Entre o antigo e o moderno
On demand no Youtube
A Japan House lançou um especial sobre o Japão por conta dos Jogos Olímpicos. A estreia mostra a Baía de Tóquio, área que concentra a maior parte das instalações esportivas da atual edição dos Jogos, que terá a estreia do skate e surf, esportes populares no Brasil. Explorando a ilha de Odaiba, serão mostrados os principais marcos da região, como a praia artificial e a famosa Rainbow Bridge.

Teatro & dança

Fêmea. Foto: Antonio Simas Barbosa / Divulgação

Sede
Dias 22 e 23 de abril, às 23h; 24 e 25 de abril, às 20 e 23h. Gratuito no Youtube
O vídeo-dança “Sede”, interpretado e com dramaturgia de Gabriela Alcofra, é um caminho intermediário entre a realidade e ficção, mergulhando na solidão, no confinamento, na sobrecarga de tarefas e nas questões culturais de ser mulher e mãe, fazendo disso seu material poético e estético.

Oásis
De 23 a 30 de abril, diariamente às 21h, no Youtube
Oásis é uma inteligência artificial criada para interagir diretamente com o ser humano. Um robô que durante os anos foi agregando avanços e se sofisticando de modo a se adequar cada vez mais ao mundo moderno e à vida em sociedade. Sua primeira versão, criada após uma grande pandemia, entediou o homem por ser perfeita demais e fazer exatamente “aquilo que seu dono queria”, então os cientistas passaram a inserir em sua programação um “algoritmo deceptivo”, fazendo com que o Oásis surpreendesse o ser humano, inclusive ao ponto de decepcioná-lo, já que a necessidade de desapontamento é intrínseca à sua natureza. 

Moléstia
On demand até 27 de junho. Ingressos a partir de R$10 no Sympla
O filme-peça conta a história do casal Breno e Mabel que hospeda Cadu, um amigo de longa data, dando oportunidade para aprofundarem suas relações dúbias de amizade e atração física. Mas a confiança entre eles é quebrada quando o casal descobre que seu filho Thiago foi abusado sexualmente. Todos os indícios apontam para Cadu, disparando um agressivo jogo de manipulação que revela as sombras, melindres e julgamentos das personagens e da criação do filho. Direção de Marcéu Pierrotti e texto de Herton Gustavo Gratto.

Jardim Vertical com o Grupo Pandora de Teatro
22.04, às 17 e 21h; 23.04, às 21h; 24.04, às 17 e 21h; 25.04, às 19h; 26.04, às 21h. Gratuito com emissão de ingresso via Sympla e espetáculo via Zoom.
Uma fábula sobre compensação e artificialidade, apresenta as relações de uma família que vive isolada no quadragésimo sétimo andar de um edifício, onde é preciso abrir espaço para seus sonhos no cotidiano do possível.

Senhora X, Senhora Y
De 22 a 27 de abril, quinta a terça-feira, às 20h, no Youtube.
Tendo como ponto de partida a peça A Mais Forte, de August Strindberg, “Senhora X, Senhora Y” trata de diversos temas que rodeiam a realidade da mulher em suas diversas fases de vida: expectativas de comportamento, maternidade, sexualidade, violência de gênero, entre outros. Leva para a cena o debate de questões relevantes relacionadas à ampliação dos direitos da mulher e da lésbica, da perspectiva de como a construção do feminino se dá na relação entre mulheres, com a sedimentação de valores (sociais, estéticos, filosóficos) que impedem o pleno desenvolvimento da consciência do ser mulher e preservam para ela um lugar de subalternidade, reflexões tão importantes em tempos de pandemia em que os índices de feminicídio e violência doméstica, infelizmente, cresceram.

Fêmea com a Cia. do Despejo
De 21 a 25 e 28 a 30 de abril, 20h, em diferentes perfis no Youtube que pode ser conferido aqui de acordo com o dia.
A obra Fêmez, dirigida por Carmem Soares, é construída a partir dos corpos femininos e suas interações com diversos objetos-símbolo associados à figura da mulher. Essa fisicalidade foi criada por meio do estudo da motricidade de animais usados para adjetivar negativamente as mulheres, como porca, galinha e vaca. As movimentações incorporadas afloram as distorções existentes entre a maneira como são comparadas, vistas, tratadas e seus corpos reais presentes. 

Leitura “O Jogo” com Giulia Gam e Ricardo Bittencourt
Dia 23 de abril, às 20h, no Youtube
O “Jogo”, inspirado na obra de Shakespeare, de Carlos Queiroz Telle cita grandes obras de Shakespeare,  como: Ricardo II, Rei Lear, Macbeth, Henrique IV, Comédias dos Erros, Júlio César, A Tempestade, Troilo e Cressida, Timor de Atenas e Hamlet,  e passa por grandes personagens do autor, de maneira que em uma mesma peça, a atriz Giulia Gam representa Lady Macbeth, Volumia, Alcoviteira, Cleópatra, Isabel, Catarina, Regan, Margarida,  e por fim a própria atriz; o ator Ricardo Bittencourt  representa Macbeth, Coriolano, Alcoviteiro, Mensageiro, Angelo, Petruchio, Hamlet, Lear, Antônio, Timon , Henrique e por fim o próprio ator.

Para inspirar

OsGemeos – Pinacoteca

OSGemêos: Segredos
A Pinacoteca disponibilizou um tour virtual de uma das exposições mais disputadas do museu, a dos OSGemêos, que apresenta seus mais de mil itens do rico imaginário dos irmãos Gustavo e Otávio Pandolfo nos dez espaços dedicados à mostra.

1º Festival InterArte
Até 23 de abril, diversos horários com programação completa aqui
Encontro entre artistas, produtores, empreendedores, estudantes e professores para debater e celebrar a Economia Criativa através de bate-papos, palestras, entrevistas e shows. Os painéis são focados nos temas “Cultura, Turismo, Cidades e Desenvolvimento Econômico”, “Políticas Públicas e Sociedade”, “Criatividade e o Futuro do Trabalho” e “Tendências e Transformações Digitais”.

Para pedir petiscos e bons drinks

Banqueta Bar

Banqueta Bar
Durante a pandemia, o conceituado bar de coquetelaria de Moema criou uma carta especial para delivery, que cai muito bem em qualquer happy hour em casa. Os drinks vêm em garrafinhas de 100 ou 200ml, e você ainda pode pedir os cubos de gelo para um preparo refinado. A carta tem desde clássicos como o Old Fashioned, até receitas autorais como o Tataúna, que leva Jack Daniel’s Fire e shrub de morango, e o Jack Apple & Tonic, claro. Para acompanhar, eles ainda servem cubos de frango empanado, burgers e baos que funcionam como ótimos petiscos. 

Cão Véio
Bar do prestigiado chef Henrique Fogaça, proprietário do Sal Gastronomia, tem agora o Jack Apple &  Tonic disponível para delivery. Além disso, o cardápio conta com os deliciosos sanduíches, a batata rústica temperada com alho e alecrim e as saborosas tulipas crocantes de frango.

Jordão Bar
A varanda concorrida do Jordão está fechada há um ano, mas o extenso cardápio deles está disponível para você aproveitar em casa. Os burgers e os pratos estão todos lá, mas é o menu de petiscos que brilha aos olhos. Bolinhos, pastéis, coxinhas, dadinhos, cortes de carne fatiados com ou sem molho, tudo que você precisa para um belo happy hour eles levam até você. E junto você ainda pode pedir alguns drinks e cervejas geladas. 

Martin Bar
Outra estrela do Tatuapé também se adaptou aos tempos de pandemia com uma ótima seleção de comidinhas para você aproveitar em casa. Aqui, o aperitivo ganha uma aura latina, com influência das tapas espanholas e da parilla argentina. Aposte nas croquetas de cupim na cerveja preta, na chapa mista com vários cortes de carne, e se a fome estiver grande vá direto para o sanduíche de pastrami.

Para comprar

Projeto Arte para os Oceanos. Obra: Lidia Viber

Arte pelos Oceanos apresenta Minha Urca
Até 8 de junho neste link
Não é novidade que as praias cariocas, que eternizaram o Rio de Janeiro no imaginário turístico mundial, sofrem com a falta de educação e de higiene por parte de alguns frequentadores. Para dar visibilidade ao tema e garantir recursos para a ampliação de sua atuação, o Minha Urca, projeto de educação ambiental com trabalho de sensibilização e limpeza da Praia Vermelha, se associou a 18 dos principais nomes do muralismo e do grafite nacional, na ação “Arte pelos Oceanos”, para venda de fine arts. As artes têm tamanho A3 e serão enviadas após o término da ação. Quarenta por cento do lucro será revertido para aquisição de luvas, máscaras e sacolas recicláveis para as ações de limpeza das praias.

*Foto destaque: Festival Música Estranha – Performance – Estudo para o Tempo Suspenso com Dudu Tsuda e Marcus Bastos.

Quem escreveu

Lalai Persson

Data

22 de April, 2021

Share

Apresentado por

Lalai Persson

Lalai prometeu aos 15 anos que aos 40 faria sua sonhada viagem à Europa. Aos 24 conseguiu adiantar tal sonho em 16 anos. Desde então pisou 33 vezes em Paris e não pára de contar. Não é uma exímia planejadora de viagens. Gosta mesmo é de anotar o que é imperdível, a partir daí, prefere se perder nas ruas por onde passa e tirar dicas de locais. Hoje coleciona boas histórias, perrengues e cotonetes.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.