Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

As boas do fim de semana em casa_Vol. 3

Quem escreveu

Lalai Persson

Data

25 de March, 2021

Share

Apresentado por

Com um feriado prolongado inesperado, separamos uma programação cultural bem extensa para ninguém ser tomado pelo tédio, já que sair de casa por enquanto não é uma boa opção.

A programação de teatro está farta e super interessante com alguns espetáculos imperdíveis, como “Van Gogh”, com Elias Andreato, e “Os fins do Sono”, ambos no Zoom. Tem muita música brasileira para todos os gostos com destaques para o Metá Metá, no Festival Mundo Pensante; Funmilayo Afrobeat Orquestra, no Jazz Mansion no Theatro Municipal; e Craca Beat na Casa da Ópera, numa live imersiva. 

Selecionamos também feiras, exposições e, claro, deliveries para garantir os petiscos e um bom Jack Apple & Tonic para acompanhar seu fim de semana. 

Música ao vivo

Anelis Assumpção. Foto: Renato Stockler / Divulgação

Festival Mundo Pensante
Dias 26 e 27 de março, a partir das 19h, gratuito no Youtube
O Mundo Pensante sai da Bela Vista e vai para a sala da sua casa com um line-up de shows imperdíveis. E só tem destaque: Di Melo, Metá Metá, Anelis Assumpção, Chico César, Funmilayo, Luê, entre outros. De quebra rolam discotecagens dos DJ Nuts e Vivian Marques. 

Jazz Mansion
Postergado para 30 de abril, no Youtube e Zoom
A programação será gravada no Bourbon Street Music Club shows de jazz, oficinas de pintura e live painting numa experiência imersiva ao vivo. Tocam O Jazz Não Morde, Funmilayo Afrobeat Orquestra, Sweet Jazz, Alex Albino, Yuri Prado Mardigrass e Afrojam. Para participar é só se inscrever gratuitamente no site do evento. 

Cultura em Casa: Nayra Lays
Dia 27 de março, no Youtube
A cantora, compositora e MC Nayra Lays canta e rima sobre as múltiplas possibilidades de sua condição como jovem, negra e periférica, potencializando construções de cenários mais enegrecidos. Seu primeiro EP “ORÍ” foi produzido de forma independente e é potente e belo. Vale a pena conhecê-la.

Festival Marte
De 25 a 28 de março diversos horários no Youtube
O Festival Marte une música, arte e tecnologia em sua programação. Em sua terceira edição, a primeira delas virtual, o evento apresenta shows musicais, performances, vídeo mappping, entrevistas, workshops, intervenções sonoras, palestras e painéis. Entre os destaques estão o live show Delírio com YMA + VJ 1mpar; a performance digital “Ouro Byte”, com ADA (Casio Fazolim e Tatiane Gonzales) e Michelle Mattiuzzii; o show imersivo de Craca Beat, na Casa da Ópera, de Ouro Preto, unindo música e vídeo mapping. No dia 28, eu (Lalai) estou num painel sobre novas experiências na música e nas artes. 

Festival Groove Sound Lab
De 26 a 28 de março, shows às 19h e 20h, gratuito no Youtube
A primeira edição do Festival Groove Sound Lab reúne seis nomes da música popular brasileira contemporânea, com Ivan Lins e Brasilidade Geral, Hamilton de Holanda, Joabe Reis e Sexteto com participação especial de Paula Lima, Evelyn Simões, Turnormarlis e Radio Bounce.

Bacafest @ Audio Rebel
25 e 26 de março, às 20h, no YoutubeA Audio Rebel, um dos principais palcos do Rio de Janeiro da música independente, há 15 anos alegra a capital carioca com uma agenda caprichada de shows. Infelizmente a pandemia está ameaçando a casa de fechar suas portas. Para tentar salvá-la, serão promovidos dois shows nesta quinta e sexta-feira das bandas Lâmmia Herzegovina e Tambellini & Ricardo Richaid para arrecadar fundos. Doações podem ser feitas aqui.

Osesp: Beethoven em Tempos de Pandemia com Sinfonias 4 e 5
Dia 26 de março, às 20h30, no Youtube
Desde 11 de março, a Osesp tem feito transmissões de concertos do acervo, ensaios inéditos da Revista Osesp 2021 e conversas com os músicos. Às sextas-feiras, a série “Beethoven em tempos de pandemia”, apresenta uma retrospectiva das oito Sinfonias de Beethoven, regidas pelo Thierry Fischer. Nesta sexta serão apresentadas as Sinfonias 4 e 5. De quebra, matamos um pouco as saudades da Sala São Paulo.

Para armar a pista na sala de casa

Moderat – Sónar Barcelona. Foto: Divulgação festival

DJ Mimi
Quintas e domingos, às 16h, no Twitch
O DJ Mimi está na estrada desde meados dos anos 1990 sempre esbanjando muito bom gosto e pesquisa musical em seus sets. Ele tem feito duas lives semanais, enquanto a quinta-feira é dedicada a uma boa miscelânea de música de pista de todas as épocas e estilos (espere muito house), o domingo é uma ode à música africana. 

Joyce Muniz @ Beatport
On demand no Youtube
A DJ e produtora brasileira Joyce Muniz vive entre Viena e Berlim. Joyce sempre faz sets animados bem houseros perfeitos para abrir a noite (e continuar nela adentro). Prepara seu drink Jack Apple, monta a pista e vai!

Moderat @ Sónar 2017
On demand no Youtube
O show do Moderat feito no Sónar em 2017 foi disponibilizado na íntegra. É lindíssimo, animado e é impossível não dançar com essa reunião do Modeselektor e Apparat. Mas prepare-se, porque você vai terminar de assistir morrendo de saudades de um festival.

Rüfus du Sol – Live from Joshua Tree
On demand – Youtube
Não é preciso ser fã do Rüfus du Sol para se deleitar com essa live feita no meio do deserto de Joshua Tree, na Califórnia. A live começa próxima ao pôr-do-sol e segue noite adentro em imagens lindas de tirar o fôlego. Essa merece até um figurino no capricho.

Teatro

Os fins do sono. Crédito: Francisco Turbiani

Os fins do sono
Até 9 de abril, de sexta a domingo, às 20h. Gratuito no Zoom com retirada de ingresso.
Espetáculo online do Coletivo Cardume que narra a realidade distópica de uma cidade que recebe luz solar 24 horas por dia, impedindo as pessoas de dormirem. Texto de Luis Felipe Labaki, inspirado nas reflexões de Jonathan Crary, no livro “24/7: Capitalismo tardio e os fins do sono”. O espetáculo é uma montagem repaginada de um trabalho homônimo apresentado pelo “Teatro da Vertigem”, em 2015, mas que nesta montagem ganha uma dimensão mais trágica por conta da pandemia causada pela Covid-19.

180 Dias com Coletivo Binário
Dia 26, às 21h; dia 27, às 18h e 21h; e domingo, às 19h, no site do teatro
Peça inspirada no texto “Minha Fantasma”, do livro “Ensaio Geral”, de Nuno Ramos. Nesta obra, o multiartista visita sua trajetória de enfrentamento ao medo e as angústias enquanto cuida de sua esposa doente. Para construir no palco esse relato íntimo, o diretor fez uso de diferentes tecnologias, como projeções, em diálogo com linguagens como o cinema e a dança. A direção é de Nando Motta, dramaturgia de Antônio Hildebrando. O espetáculo foi gravado do Teatro Paulo Eiró.

Quando a Gente Ama, uma homenagem ao Arlindo Cruz
Dia 27 de março, às 20h, no Youtube
O espetáculo musical apresenta o repertório do sambista Arlindo Cruz e parceiro. Sucessos como “Casal sem Vergonha”, “O Show tem que Continuar” e “O que é amor” fazem parte do show. Baseada na obra do cantor e compositor, o elenco é composto por cinco músicos que animam uma roda de samba em cenas contando dez histórias curtas, cada uma delas relacionada à música. Direção de João Batista (RJ).

Mulheres Nascidas de um Nome
De quinta a terça-feira, até 30 de março, às 18h, no Youtube.
Baseado em livro homônimo do argentino Claudio Hochman, vinte e nove atrizes de onze países encenam os microcontos a partir de um nome feminino. Trinta e três nomes que não pretendem descrever uma única pessoa, em cada um deles o autor joga com o imaginário coletivo do nome. O espetáculo é encenado em português, com duas cenas em espanhol. A montagem é do premiado diretor Claudio Torres Gonzaga.

Memórias Póstumas de Brás Cubas
Dias 27 e 28 de março, às 20h, no Youtube
O premiado e talentoso ator Marcos Damigo é um Brás Cubas bem-humorado, irreverente, egoísta e amoral. Com uma narrativa não linear e fiel à obra original, o personagem dialoga com a plateia, canta, dança, discorre sobre seus envolvimentos amorosos e episódios de sua vida enquanto passeia pelas agruras da sociedade de seu tempo. O monólogo traz à tona toda a atualidade do livro de Machado de Assis, oferecendo ao público um olhar agudo sobre a sociedade brasileira do século XIX. Direção de Regina Galdino.

Van Gogh com Elias Andreato
Dias 28, 29 de março e 3 e 4 de abril, às 19h, no Zoom
Van Gogh retrata o universo violento do pintor que, aos 37 anos, se suicidou após uma vida de repetidas negações, tanto a de reconhecimento como artista, quando a negação do amor e do convívio social. O espetáculo é baseado nas cartas trocadas entre Van Gogh e seu irmão Theo, já ficou 17 anos em cartaz e volta numa edição especial online com o brilhante Elias Andreato no papel de Van Gogh. A “sala” abre com 15 minutos de antecedência do espetáculo, que é imperdível. Direção de Marcia Abujamra.

Para assistir

Série Calls / Apple TV

Calls (Chamadas)
Apple TV – On Demand
A nova série Calls surpreende pelo formato diferentão. Nela, a história acontece através de ligações telefônicas num thriller de arrepiar apresentado como um podcast com imagens gráficas representando o climão da série.

Animage: Festival Internacional de Animação de Pernambuco
Até 28 de março no site oficial do festival
O Animage faz sua edição 2021 no digital com mostras de curtas e longas que reúnem obras representativas da animação local, nacional e internacional. A programação inclui também oficinas, painéis, entrevistas e masterclasses com expoentes da animação.

Letrux em Noite de Climão
On demand no Youtube – show de 2019 na íntegra
Saudades de um show, saudades da Letrux no palco, mas esse show de 2019 gravado no Auditório Ibirapuera nos enche de saudosismo, mas também de alegria. É para colocar no telão, pegar um drink de Jack Apple e cantar com ela “Ninguém perguntou por você / Eu ri, te citei mesmo assim / Como quem não quer nada”. Além da música, da direção e produção primorosa do vídeo, tem as conversas deliciosas e divertidas dessa maga dos palcos.

Para inspirar

Exposição_Arqueologia da Criação_Rossini Perez em Paris, 1965. Acervo pessoal.

Arqueologia da Criação: Uma imersão no acervo-ateliê Rossini Perez
Até 6 maio, apresentada pelo Museu
A exposição digital “Arqueologia da Criação” propõe uma imersão no acervo do artista brasileiro Rossini Perez, falecido em março de 2020. A mostra individual é percorrida em diferentes galerias virtuais, apresentando as diversas facetas do artista na colagem, fotografia e gravuras produzidas a partir de suas vivências na América Latina, África e Europa. De seu fascínio pelo canto lírico de Bidu Sayão às suas incursões pelos mercados senegaleses e o deserto do Saara, a mostra aborda a atenção do artista ao detalhe das formas, incorporadas com maestria em seus trabalhos. Curadoria de Sabrina Moura.

FestA! – Festival de Aprender do Sesc
Até dia 28 de março, diversos horários e canais de Youtube
Com mais de 150 atividades gratuitas no ambiente digital, o festival convida o público a uma jornada de aprendizado criativo envolvendo artes visuais e tecnologias. Na programação tem bate-papos, oficinas e cursos. Neste sábado rola um bate-papo sobre “Gambiologia – Remix e Apropriações Tecnológicas”, às 15h neste canal. A programação completa pode ser conferida aqui e o almanaque do festival aqui.

Para pedir um drink

Foto: Cão Veio

Cão Véio
Bar do prestigiado chef Henrique Fogaça, que tem como sócios o Fernando Badaui e o Kishi, conta agora com o Jack Apple &  Tonic disponível para delivery. Além disso, o cardápio conta com os deliciosos sanduíches, a batata rústica temperada com alho e alecrim e os saborosos pedaços crocantes de frango.

Banqueta Bar
Durante a pandemia, o conceituado bar de coquetelaria de Moema criou uma carta especial para delivery, que cai muito bem em qualquer happy hour em casa. Os drinks vêm em garrafinhas de 100 ou 200ml, e você ainda pode pedir os cubos de gelo para um preparo refinado. A carta tem desde clássicos como o Old Fashioned, até receitas autorais como o Tataúna, que leva Jack Daniels Nº7, Jack Fire e shrub de morango.. Para acompanhar, eles ainda servem cubos de frango empanado, burgers e baos que funcionam como ótimos petiscos.

Para comprar 

Festa Imaginária: Festa do Fotolivro – foto divulgação

Festival Imaginária: Festa do Fotolivro
De 24 a 28 de março no site do festival e bate-papos via Zoom
Serão 5 dias de programação com 40 expositores e mais de 400 fotolivros de autores nacionais e internacionais e bate-papos sobre zines e livros de fotografia. O objetivo é aumentar a visibilidade e circulação de publicações de fotografia, além de promover um espaço para reflexão. No Brasil, a iniciativa é inédita, mas já acontece em outros países como o Istanbul Photobook Festival, entre outros.

Feira Sabor Nacional
Dias 25, 26 e 27 de Março, das 9h00 de 25/03 até às 18h00 de 27/03 online
Vai rolar uma edição especial online de Páscoa da Feira Sabor Nacional. Serão cerca de 45 pequenos produtores gastronômicos num mix elaborado com ótimas opções de produtos de qualidade e queijos, Ovos de Páscoa, embutidos, chocolates, pescados, doces caseiros, conservas e pães. Os pedidos podem ser feitos durante os três dias de evento e a entrega será feita entre 2ª e 3ªfeira da próxima semana na cidade de São Paulo, Alphaville e cidades do ABC.

*Foto capa: 180 Dias com Coletivo Binário por Samuel Mendes

Quem escreveu

Lalai Persson

Data

25 de March, 2021

Share

Apresentado por

Lalai Persson

Lalai prometeu aos 15 anos que aos 40 faria sua sonhada viagem à Europa. Aos 24 conseguiu adiantar tal sonho em 16 anos. Desde então pisou 33 vezes em Paris e não pára de contar. Não é uma exímia planejadora de viagens. Gosta mesmo é de anotar o que é imperdível, a partir daí, prefere se perder nas ruas por onde passa e tirar dicas de locais. Hoje coleciona boas histórias, perrengues e cotonetes.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.