Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

As boas do fim de semana em casa – Vol.2

Quem escreveu

Lalai Persson

Data

18 de March, 2021

Share

Apresentado por

Novas restrições em São Paulo, mas não dá para deixar a peteca cair. Como a pandemia ainda está aí, continuamos tendo que nos cuidar, evitar aglomerações, fazer o distanciamento social sempre que possível, além de usar máscara o tempo todo fora de casa. Se possível, não saia de casa.

Por isso, vamos repetir o convite: Preparamos um guia bem variado para curtir em casa neste fim de semana. Selecionamos shows, teatro, e muitos DJs sets e lives para armar a pistinha na sala de casa e dançar com um Jack Apple na mão. Convite feito, bora lá?

Para armar a pista na sala

DJ Mau Mau – foto divulgação artista

Residência na residência – livestream
20 de março, das 20h20 às 02:20 no Twitch
A pista vai ferver com esse encontro os DJs veteranos Mau Mau, Pil Marques, Renato Cohen e o aniversariante Daniel Zanardi. Só vale tocar vinil! Tire seu melhor figurino do armário e lembre-se, a festa começa cedo.

Sensei Lo DJ Set – Boko! Boko!
Fugindo do eurocentrismo e caindo em terras africanas, em Lagos, para dançar um set bem rebolante com a DJ Sensei Lo. É tão reboleiro que vai precisar de bastante equilíbrio para não deixar seu drink de Jack Apple cair no chão. Prepare-se para uma deliciosa fusão de house music e ritmos africanos.

Seth Troxler DJ Set
Impossível não se render aos sets magistrais cheios de groove do DJ e produtor Seth Troxler. Esse está ótimo para começar a festinha em casa.

HVOB @ Cercle
A dupla austríaca HVOB fez essa live na Copa Del Sol, em Careyes, no México, antes de sonharmos que passaríamos por uma pandemia. O lugar é de tirar o fôlego e, provavelmente, uma das locações mais bonitas que o Cercle já usou. O HVOB mostra como a música eletrônica pode ser versátil e criativa. Deixe-se seduzir pela voz hipnótica da Ana Müller e dê play. 

Para ouvir música

Floating Points, Pharoah Sanders & The London Symphony Orchestra
Dia 21 de março, às 15h (horário São Paulo)
Neste domingo o Floating Points, o lendário saxofonista Pharoah Sanders e a London Symphony Orchestra apresentam o Capítulo 1 do novo álbum “Promises” ao vivo. É de graça e promete ser um deleite de tanta beleza. É necessário fazer RSVP no site.

MaerzMusik Festival for Time Issues
De 19 a 23 de março, diversos horários com algumas programações on demand
Festival de música experimental que acontece em Berlim e terá sua edição 2021 online. A questão “tempo” é o tema que permeia esta edição nos convida a experimentar a arte e pensar sobre como lidamos com ele. Destacamos: “From the 84 Days”, filme sobre o coro berlinense PHØNIX16 e a Orquestra de Instrumentos Nativos (Bolívia); e o filme “Éliane Radigue – Échos”, além de sua meditação sonora de três horas que será apresentada em áudio. 

Tree FM
Nós por aqui, vivendo em cidade grande, nos acalmamos bastante durante essa pandemia ouvindo sons de florestas de diversos lugares do mundo. Essa é a proposta do Tree FM, uma coleção de sons integrada com a biblioteca colaborativa “Sounds of Forest”, onde qualquer pessoa pode capturar e submeter o som da sua floresta mais próxima. Dica: baixe a extensão pro Chrome para dar play naquele momento de stress, pois nada que sons de passarinhos, vento e folhas não possa nos acalmar.

Shows

Mariana Aydar, um dos destaques do Afrodisia. Foto: divulgação artista

Festival Afrodisia
De 19 a 21 de março, a partir das 15h no Youtube.
Serão 50 mulheres conversando, contando história, debatendo assuntos diversos relevantes e atuais, além de muita música. Os temas são a mulher e sua voz, literatura e composição feminina, ancestralidade negra e sagrada, com participação de Roberta Sá, Mariana Aydar, Fabiana Cozza, entre outras. 

Festival Cultura Inglesa
Até 28 de março. Diversos horários no site do festival.
O Festival Cultura Inglesa continua sua programação com muita  música brasileira fazendo releituras de clássicos, como a Bluebell cantando Beatles e a Anelis Assumpção interpretando o Bob Marley. A agenda traz um ótimo mix cultural com música contemporânea e clássica, slam, arte digital, poesia, dança, talks sobre inclusão, cinema e criatividade, além de uma mostra de filmes. O destaque deste finde é o show da Luedji Luna tocando seu repertório e convidando a artista anaiis e a Final Batalha de Slam.

Abacaxepa
Dia 21 de março, às 18h, no Youtube
A banda Abacaxepa promove sua música, um verdadeiro caldeirão de sonoridades brasileiras que eles chamam de “pós-tropicália”, num experimento sonoro feito em 6 atos. Cada ato é apresentado num espaço cultural de São Paulo. Neste domingo será apresentado o 3º ato numa live feita na Casa Amarela.

Encontros & bate-papos

Mariana Belém e Fafá de Belém. Foto: divulgação artistas

Fafá de Belém & Mariana Belém: Afetos (bate-papo sobre música)18 de março, às 19h no Instagram @casanaturamusical
A Casa Natura Musical retornou com as lives! O projeto Afetos convida duas grandes mulheres da música brasileira para uma conversa sobre amor e música promovendo um momento de camarim íntimo.

DJ Zé Pedro apresenta Transversal do Tempo: Elis Regina
18 de março, das 20 às 22h. R$ 30 no Sympla
Uma aula sobre o disco “Transversal do Tempo”, de Elis Regina, gravado ao vivo, lançado em 1978. O DJ Zé Pedro ilustrará a aula com áudio e fotos do show. 

Decupando espetáculos
Estreia dia 19 de março no sesc.digital
A série digital “Decupando Espetáculos” traz relatos sobre os processos de criação de artistas envolvidos na elaboração de espetáculos produzidos no Centro de Pesquisa Teatral do Sesc. A estreia da temporada 2021 será sobre “A nossa cidade”, peça encenada em 2013 e dirigida por Antunes Filho, que reconstruiu o original do norte-americano Thornton Wilder, uma história sobre o dia a dia da pequena cidade Grover’s Corners, a partir do cotidiano de duas famílias locais (os Gibbs e os Webb). No novo episódio é possível conferir, na voz dos próprios envolvidos, como foi a criação do espetáculo. A peça está disponível na íntegra aqui.

Para assistir

MIT+. Foto: Ntando Cele / Workshop Curando a Branquitude

Mostra Internacional de Teatro (teatro)
Até 30 de março, gratuito mediante cadastro na plataforma MIT+
A Mostra Internacional de Teatro de SP lançou a plataforma digital MIT+ com os espetáculos gravados nos últimos sete anos do festival, além de entrevistas, oficinas e trabalhos inéditos. O destaque dessa semana são “Go Go Othelo”, em que a sul-africana Ntando Cele cria um paralelo com Otelo, personagem de Shakespeare e um dos raros protagonistas negros do teatro, para questionar o espaço do negro no mundo da arte. 

Antropokaos: Mostra de Ficção Científica (cinema)
Até 28 de março, gratuita no próprio site da mostra
Esse último ano nos fez achar muitas vezes que estamos vivendo num mundo paralelo. A Antropokaos, mostra brasileira dedicada à ficção científica por sua capacidade de reinventar paradigmas científicos através da arte. A ficção científica tem a capacidade de construir realidades que criam e recriam os imaginários futuristas de um determinado tempo e povo. Quem sabe nela não achamos futuros menos distópicos e mais felizes?

Festival 45+ de Duetos de Dança Livre (dança)
Até 21 de março – diversos horários
Você não precisa ter 45 anos para assistir, mas o festival de dança contemporânea conta com a participação de bailarinas e bailarinos com mais de 45 anos. São 10 duetos com apresentações inéditas, além de dois debates e bate-papos com os participantes. Ingressos distribuídos gratuitamente (também com a opção de contribuição consciente) aqui.

Dia Internacional da Francofonia (teatro, dança, cinema)
De 19 a 26 de março – diversos horários
Para apaixonados pela cultura francófona, a Aliança Francesa preparou 8 dias de programação de celebração com teatro, dança, cinema e muito bate-papo. Os destaques são o debate sobre o filme “Maria Oprimida”, da diretora francesa Eléonore Pourriat e Bruna Rangel; leitura da peça “Entre quatro paredes”, com o Grupo Tapa; espetáculo de dança Platô; e um bate-papo e análise sobre a série Lupin. Toda a programação é gratuita com emissão de ingresso aqui.

Para inspirar

Factory no Music, Makers & Machine. Foto: Dan Eden

Music, Makers & Machines (exposição)
Sensacional esse novo projeto do Google Arts & Culture desenvolvido com mais de 50 parceiros entre museus, coleções, selos, festivais, revistas e alguns dos principais especialistas da indústria musical de 15 países. O Music Maker & Machines conta a história da música eletrônica através de mais de 250 exposições, 15 mil fotos, vídeos, tours em 360º e modelos e imagens em 3D. É possível navegar de acordo com o seu perfil, de iniciante ao nerd, há a possibilidade de tocar sintetizadores usando realidade aumentada, conhecer a história dos clubs mais emblemáticos do planeta com direito a uma parada no Berghain, em Berlim. É uma imersão numa extensa bíblia sobre o assunto. É tudo o que você queria saber sobre música eletrônica, mas não tinha para quem perguntar.

Females Voice of Latin America (exposição)
Até 2 de maio.
Mostra para celebrar o trabalho de mais de 150 artistas mulheres vivas de 19 países latinoamericanos, representadas por cerca de 60 galerias e instituições internacionais. A exposição acontece na plataforma Vortic com a participação de instituições importantes, como Museu de Arte Moderna de Bogotá (MAMBO/Colômbia) e  Museu Tamayo (México) ao lado de diversas galerias de arte brasileira, entre elas a Baró Galeria, Anita Schartwz, Bergamin & Gomide, Casa Triângulo e Luisa Strina. 

Para finalizar, deixamos o “Sounds of the Pub” para matar as saudades dos sons desse ambiente que a gente não pisa há algum tempo.

*Foto capa: frame do vídeo do HVOB no show do Cercle / Copa Del Sol

Quem escreveu

Lalai Persson

Data

18 de March, 2021

Share

Apresentado por

Lalai Persson

Lalai prometeu aos 15 anos que aos 40 faria sua sonhada viagem à Europa. Aos 24 conseguiu adiantar tal sonho em 16 anos. Desde então pisou 33 vezes em Paris e não pára de contar. Não é uma exímia planejadora de viagens. Gosta mesmo é de anotar o que é imperdível, a partir daí, prefere se perder nas ruas por onde passa e tirar dicas de locais. Hoje coleciona boas histórias, perrengues e cotonetes.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.