Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.
Na semana do Dia Mundial da Alimentação Saudável, o Coletivo Banquetaço promove a ação ‘Gente é para brilhar, não para passar fome’ junto com mais de 100 instituições da sociedade civil para travar uma luta contra a fome no Brasil.
Dia 16 de outubro é celebrado o Dia Mundial da Alimentação Saudável. Mas tendo em vista a grande crise econômica, o aumento do número de pessoas em situação de fome na pandemia, a reinclusão do Brasil ao Mapa da Fome (FAO-ONU) e a destruição de políticas públicas de promoção da soberania alimentar pelo governo federal, parece que não temos muito o que comemorar.
O Coletivo Banquetaço quer reverter esse quadro. Formado em 2017, o coletivo promove ações diretas para fortalecer a defesa do Direito Humano à Alimentação Adequada e Saudável, e em prol da Soberania e Segurança Alimentar Nutricional (SSAN) para toda a população. Nesta semana, eles estão promovendo uma série de atividades dentro do projeto “Gente é pra brilhar, não pra morrer de fome”, com uma programação online entre os dias 12 e 16 de outubro e um “marmitaço”, nos dias 17 e 18, em diversas capitais do país.
A campanha busca formar uma grande aliança para a renovação do enfrentamento da fome no país, unindo mais de cem organizações do terceiro setor e da sociedade civil. Entre os realizadores, estão Greenpeace Brasil, Slow Food Brasil, Sefras (Serviço Franciscano de Solidariedade), Gastromotiva, Unicamp, Ministério Público do Trabalho, Agência Solano Trindade, ONG Banco de Alimentos, MTST e MST. É mais de uma centena de instituições unidas pela causa.
Até 16 de outubro estão rolando conferências virtuais tratando de forma estratégica a respeito da superação da fome no Brasil, articulando setores distintos, expondo as complexidades do modelo produtivo atual e a potência de sistemas agroalimentares contemporâneos. Estarão presentes lideranças religiosas, cozinheiros, educadores, economistas, acadêmicos, representantes de movimentos sociais e conselhos participativos que atuam na defesa da alimentação adequada e saudável e de práticas agrícolas geradoras de abundância. Também tem painéis com pesquisadores, cozinheiros, nutricionistas e especialistas em alimentação, como Bela Gil, para discutir temas como educação alimentar e valorização da cultura alimentar brasileira, e uma aula com a historiadora e pesquisadora sobre a fome no Brasil, Adriana Salay, realizada em parceria com o Greenpeace. As conferências serão gratuitas e abertas ao público.
Já no final de semana dos dias 17 e 18 de outubro, um grande “marmitaço” unirá os mais diversos coletivos de distribuição de refeições para pessoas em situação de vulnerabilidade, ocupações e bairros carentes. Com a impossibilidade de reunir as pessoas em torno dos tradicionais banquetes em espaços públicos, o Banquetaço realizou uma chamada pública para esta ação-celebração, a fim de reunir a maior parte das ações de distribuição de marmitas que vêm fazendo a diferença na vida de milhares de brasileiros em diversas capitais do país.
São alguns dos destaques do Marmitaço em São Paulo são o almoço do dia 17 com a chef Bel Coelho na Tenda Franciscana do Sefras – Serviço Franciscano de Solidariedade, no Largo do São Francisco, junto com a cozinheira Simone Gomes, do Banquetaço, e com a presença do Padre Júlio Lancelotti. Neste mesmo dia, a chef Helena Rizzo irá cozinhar na Agência Solano Trindade, no Capão Redondo, Zona Sul, ao lado do ativista Thiago Vinícius e sua mãe, a cozinheira Dona Nice. Já no domingo, no almoço, o chef Checho Gonzales irá preparar marmitas junto com o coletivo Sopão das Manas e Neide Rigo na Ocupação 9 de julho, para depois distribuírem. Também no domingo, dia 18, o chef Rodrigo Oliveira irá cozinhar com os chefs Paola Carosella e Edson Leite, do Gastronomia Periférica, na Ocupação Jardim Julieta, na Zona Norte.
Nós aqui do CoP e do SP24hrs estaremos participando do marmitaço junto com o Panela Coletiva, projeto que têm levado comida a pessoas em situação de rua desde o começo da pandemia. Quem quiser participar do ‘Gente é para brilhar, não para passar fome’, e se unir nessa luta contra a fome, pode procurar o Coletivo Banquetaço em uma das suas redes sociais:
Site: www.genteeprabrilhar.org
Youtube: https://tinyurl.com/genteprabrilhar
Instagram: @gente.prabrilhar
Facebook: https://www.facebook.com/Gente.prabrilhar
Para o Renato, em qualquer boa viagem você tem que escolher bem as companhias e os mapas. Excelente arrumador de malas, ele vira um halterofilista na volta de todas as suas viagens, pois acha sempre cabe mais algum souvenir. Gosta de guardar como lembrança de cada lugar vídeos, coisas para pendurar nas paredes e histórias de perrengues. Em situações de estresse, sua recomendação é sempre tomar uma cerveja antes de tomar uma decisão importante. Afinal, nada melhor que um bom bar para conhecer a cultura de um lugar.
Ver todos os postsVivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.