Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

Ações do bem: Panela Coletiva

Quem escreveu

Renato Salles

Data

19 de May, 2020

Share

Seguindo nossa série de ações do bem para colaborar durante a pandemia: o Panela Coletiva leva comida para quem precisa aos fins de semana em São Paulo.

Em tempos estranhos como esse que vivemos, só a união de forças vai nos fazer sair dessa melhores. Por isso estamos buscando ações e projetos bacanas para divulgar e tentar alcançar mais gente com tempo e meios para colaborar. Se você tem um projeto desses, ou conhece algum, manda para nós!

O projeto que vou apresentar hoje também tem o intuito de levar comida para pessoas em situação de rua, como faz o Cozinha de Combate, que já falamos por aqui. Aliás, a ideias deles surgiu como um apoio à ação ao Cozinha, que só atende durante a semana. O Panela Coletiva foi criado por um grupo de pessoas que queria dar continuidade nesse trabalho, para ajudar também no fim de semana, mas sem a estrutura dos restaurantes.

Daí o nome: a ideia do Panela Coletiva é usar a cozinha e a força de trabalho das pessoas em casa mesmo. Funciona assim: eles tem um fundo formado a partir de doações com o qual eles fornecem os insumos, embalagens e a distribuição. O chef designado da semana define o cardápio, eles entregam os insumos para os cozinheiros, que preparam as marmitas em casa e deixam embaladas na hora marcada. Daí eles passam novamente retirando e partem para a entrega no centro de distribuição na Barra Funda.

Junto com a refeição, o pessoal entrega também uma água, uma colomba pascal doada pelo projeto @comidaparatodxs e uma máscara de proteção individual doada pelo projeto @doemascarasbrasil. O Panela Coletiva conta hoje com cerca de 40 voluntários. A primeira ação, em 26 de abril, entregou 75 marmitas. Nas semanas seguintes, a meta semanal já subiu para 300, e já contou com a participação das chefs Mara Salles e Bel Coelho.

Panela Coletiva: carro cheio para sair
Carro cheio pronto para sair! – foto: Panela Coletiva

Se interessou em ajudar? Você pode participar de várias formas. Uma delas é se oferecer para cozinhar. Você recebe todo o apoio da equipe, com o material e as receitas, e determina quantas refeições você dá conta de entregar. Senão, você pode se voluntariar para ir ajudar na entrega, sempre aos domingos, na Barra Funda. Ou ainda (e sempre), você pode ajudar doando dinheiro para o projeto. Os dados são:

Amanda Dafoe
CPF 295. 561. 088-74

Banco Nu Pagamentos (0260)
ag. 0001
cc. 9151866-0

Turma da entrega no domingo, dia 24 de maio.

O custo de cada refeição é de cerca de R$6,50, e eles mantêm uma planilha aberta para consulta, com todos os gastos envolvidos em cada ação. Nós do CoP já estamos envolvidos nas próximas ações, e devemos seguir com o projeto mesmo depois da quarentena. Bora participar também?

*Imagem de destaque: refeição preparada pela Panela Coletiva

Quem escreveu

Renato Salles

Data

19 de May, 2020

Share

Renato Salles

Para o Renato, em qualquer boa viagem você tem que escolher bem as companhias e os mapas. Excelente arrumador de malas, ele vira um halterofilista na volta de todas as suas viagens, pois acha sempre cabe mais algum souvenir. Gosta de guardar como lembrança de cada lugar vídeos, coisas para pendurar nas paredes e histórias de perrengues. Em situações de estresse, sua recomendação é sempre tomar uma cerveja antes de tomar uma decisão importante. Afinal, nada melhor que um bom bar para conhecer a cultura de um lugar.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.