Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.
Conheça várias ações e ONGs para colaborar e ajudar animais de rua, mesmo durante a pandemia.
Nós estamos tão absortos em nosso medo do coronavírus, que muitas vezes esquecemos que tem gente precisando de ajuda e que nós podemos fazer algo sem muito esforço. Já falei, por exemplo, de algumas ações que fornecem alimentação saudável para pessoas em situação de rua aqui e aqui. Só que poucas pessoas estão dedicadas a ajudar os animais de rua que, coitados, não tem nada a ver com a pandemia, mas estão ainda mais desassistidos agora que estamos trancados em casa. Sorte que tem gente que nunca deixa de trabalhar pelos bichos, e algumas ações podem ajudar a dar alimentação, segurança, e talvez até uma família nova para eles.
Uma das poucas marcas realmente focadas no bem-estar animal como princípio é a cerveja californiana Lagunitas. Agora durante a pandemia, eles montaram um projeto junto com duas ONGs para ajudar a conectar pessoas com vontade de adotar e os cachorrinhos que precisam de amor. A campanha ‘Donate the Logo‘ lançou então um lote de cervejas com um rótulo especial com a foto de dogs em busca de uma nova família. A ação não tem uma abrangência gigante e não é ela que vai causar um impacto massivo na adoção de cães de rua. Mas ela tem dois efeitos muito positivos. Um é despertar o interesse nas pessoas em adotar. Nesse momento de isolamento social, ter um animal em casa traz não só companhia e afeto, mas também uma boa dose de saúde mental nos humanos. O segundo efeito é jogar luz sobre o trabalho lindo e importantíssimo das ONGs parceiras da Lagunitas.
Uma das ONGs ajudadas pela campanha é a Amigos de São Francisco. Ela é uma das instituições mais respeitadas de São Paulo em termos de cuidados com animais de rua e de organização dos processos de adoção. Além da divulgação, eles também recebem doações de ração da Lagunitas, e da Royal Canin. Os animais resgatados são todos tratados e castrados, e ficam a espera de novos ‘pais’ em um sítio no interior. A Amigos de São Francisco também promove uma série de eventos e feiras de adoção ao longo do ano mas, em tempos de quarentena, essas atividades tiveram que ser suspensas. Eles hoje cuidam de dezenas de cães e gatos, e muitos podem ser vistos no próprio site ou através de pedido por email. Eles ainda podem ser ajudados com doações em dinheiro (através de depósito bancário ou sistemas de pagamento online), apadrinhamento mensal, ou ainda com lar temporário, ajudando os animais na adaptação para uma futura adoção.
A outra ONG que participa da campanha é a Natureza em Forma. Localizada na Vila Buarque, essa organização não trabalha apenas com o recolhimento e a adoção dos animais, mas também como um centro de saúde animal beneficente. Assim, eles mantêm um centro veterinário e uma loja de produtos animais a preço popular que tem renda revertida para atendimento de animaizinhos de pessoas em situação de rua. Os planos de construção de um hospital veterinário filantrópico, mas a pandemia teve que frear esse projeto. Hoje a Natureza em Forma cuida de mais de 300 cães, gatos e aves, e tem um processo de adoção feito 90% virtualmente para estimular novos pais de pet mesmo em quarentena. Além disso, quem quer ajuda-los, pode comprar os produtos e serviços do centro, fazer doações em dinheiro, doações em produtos (ração, produtos de limpeza, jornal, medicamentos, etc.), apadrinhando um animal, um projeto ou um trabalhador voluntário, e também cadastrando suas notas fiscais em nome da ONG (agora você mesmo deve fazer o cadastramento no site da Nota Fiscal Paulista).
Se você sempre teve vontade de ter um animal, mas ficava inseguro, agora é um momento ideal para ir em frente. Ter animais em casa é uma dose de alegria grande em tempos tão difíceis, e você ainda pode fazer quase todo o processo de adoção sem quebrar o isolamento social. Já quem não pode adotar agora, existem inúmeras formas de ajudar tanto os animais de rua quanto quem cuida dos bichinhos sem ter que por o pé para fora de casa.
Para o Renato, em qualquer boa viagem você tem que escolher bem as companhias e os mapas. Excelente arrumador de malas, ele vira um halterofilista na volta de todas as suas viagens, pois acha sempre cabe mais algum souvenir. Gosta de guardar como lembrança de cada lugar vídeos, coisas para pendurar nas paredes e histórias de perrengues. Em situações de estresse, sua recomendação é sempre tomar uma cerveja antes de tomar uma decisão importante. Afinal, nada melhor que um bom bar para conhecer a cultura de um lugar.
Ver todos os postsVivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.