Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.
Carne? Que carne? – Brincadeirinha!
Já falei tanto sobre o assunto que quase não tenho muito mais o que falar sobre viver sem carne. Mas se você já viu porque adotar, onde comer, onde se inspirar sobre a dieta vegetariana, aqui vão algumas informações e números importantes para que eu não ouça mais por aí: “De que adianta só não comer mais carne?! Não vai mudar nada! Há tantas outras coisas para se preocupar.”
Sim, de fato há muitas outras coisas pra se preocupar, mas você aí, que fica pondo à prova a força do vegetarianismo sabia que desde 2012 o número de vegetarianos no Brasil cresceu 75%. Segundo uma pesquisa do IBOPE de 2018, menos de uma década atrás eram aproximadamente 15,2 milhões (número menor que 2011, que era de aproximadamente 17,5 milhões) de pessoas declaradas como vegetarianas. Na pesquisa de 2018, esse número saltou para 29,2 milhões.
E esses números fecham com uma pesquisa do Datafolha de 2017 que dizia que 63% dos brasileiros queriam rever a sua relação com a carne.
Lá nos EUA, segundo uma matéria da Forbes de 2018, esse crescimento chegou a 600% entre 2015 e o ano da pesquisa. E a mesma pesquisa ainda indica um aumento de 70% nas pessoas que repensam sua relação com a carne.
Ah! Ainda segundo o The Economist, 2019 é o ano do veganismo! Um passo além, claro!
Mas e essa redução do consumo, tem afetado a produção e os efeitos da criação de gado por aí? A resposta ainda não é bem coerente. Pelo menos não ao meu ver. Por um lado, já é notada uma queda notável na indústria da carne no mundo e isso faz diferença para o meio ambiente. Por outro, muitas dúvidas e estudos desencontrados confundem a cabecinha da galera.
Nós aqui do CoP, embora saibamos da nossa ínfima diferença, sabemos também quão importante é tomar posição e iniciativa.
Sabe, no frigir dos ovos, o que vale é seguir o seu desejo, a sua intuição, a sua vontade. Faça o que seu coração mandar! Fazendo ou não diferença pro mundo, o que importa é a diferença que faz para você e para o seu futuro. E acredite, faz um diferença enorme aqui dentro quando você se coloca em prol de algo que acredita. A diferença vem de dentro! ;)
E informação também faz a diferença. E é sobre literatura que vão ser as dicas dessa semana. Cinco livros interessantes para quem quer se aprofundar mais sobre vegetarianismo e veganismo.
O Jo é do tipo que separa pelo menos 30% do tempo das viagens para fazer o turista japonês, com câmera no pescoço e monumentos lotados. Fascinado pelas diferenças culturais, fotografa tudo que vê pela frente, e leva quem estiver junto nas suas experiências. Suas maiores memórias dos lugares são através da culinária, em especial a comidinha despretensiosa de rua. Seu lema de viagem? Leve bons sapatos, para agüentar longas caminhadas e faça uma boa mixtape para ouvir enquanto desbrava novos lugares. Nada é melhor do que associar lindas memórias à boas canções.
Ver todos os postsVivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.