Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

Heartland Festival: festival butique num castelo na Dinamarca

Quem escreveu

Fernanda Secco

Data

29 de May, 2019

Share

Mais uma vez, as portas do Castelo Egeskov na ilha de Funen estarão abertas para receber o público animado do Heartland Festival.

Com um local deslumbrante, o festival recebe debates sobre diversos temas, atrações musicais dinamarquesas e internacionais, arte para todos os gostos e muita comida gostosa.

Fazendo yoga com uma vista de tirar o fôlego. Foto: Heartland / divulgação

Ano passado, fui conhecer o Heartland Festival e me apaixonei. Não só pelo espaço, mas pela proposta e pela organização ímpar – com banheiros limpos, yoga várias vezes ao dia, taças e garrafas de vinho e muitos outros perks quase impossíveis de encontrar no Brasil. Com um clima calmo, este é realmente um festival para todas as idades.

Mulheres no Heartland Festival
Foto por Tobias Stæhr Jakobsen

Eu já estava contando os dias para a edição deste ano, mas assim que o line-up completo saiu me surpreendi com este festival dinamarquês que, mesmo estando em um dos países mais igualitários do mundo, tem um line-up pouco favorável às minas. Por exemplo, das 49 atrações musicais, apenas 16 são mulheres! E nisso estamos contando bandas que incluem mulheres como o Die Antwoord. Mas ainda assim, está bem acima da média dos festivais no mundo que é de 16% de participação feminina nos line-up. A meta é ter esse balanço 50/50 até 2022.

Essa falta de igualdade não está só presente no line-up musical. Entre os bate-papos, arte e gastronomia, as mulheres ocupam apenas 28% do total de atrações. “Temos essa ideia geral de que já alcançamos a igualdade de gênero na Dinamarca, que a luta acabou e não há mais nada pelo que lutar”, diz Helena Gleesborg Hansen, vice-presidente da Danish Women’s Society, à BBC News.

Mulheres no Heartland Festival
O line-up do Heartland Festival tem apenas 29% de representação feminina

O pessoal da Danish Women’s Society está certíssimo, porque se em um festival tão dinamarquês como o Heartland menos de 1/3 das atrações são mulheres, imagina em países onde a igualdade de gênero está longe do ideal (como no Brasil).

Mas as mulheres que fazem parte do line-up merecem uma menção honrosa, e claro que já estou contando os minutos para ver o shows das fantásticas SolangeCharlotte GainsbourgJada, o bate-papo com a Vivienne Westwood sobre o futuro na moda e do consumismo em plena crise climática, os argumentos da filósofa Judith Butler sobre o o futuro da política de gênero e aprender a fazer queijos com Marie-Linea Østergaard.

Mulheres no Heartland Festival
Vivienne Westwood participa do Heartland Festival com um debate sobre a moda e a crise climática

O Heartland tem um line-up dedicado à gastronomia focada em produtos locais e da estação, além de ter um banquete feito pelo Kadeau, restaurante de Copenhagen com 2 estrelas Michelin; e o Tasteland, onde é possível colocar a mão na massa. Em “Talks”, além da Vivienne Westwood, alguns dos destaques são: O escritor Jonathan Fransen; o diretor Dan Reed (Deixando Neverland) com a escritora Margo Jefferson. A programação de artes sob o tema “É Urgente” ficou nas mãos do curador Hans Ulrich Obrist.

Preparados para acompanhar o Heartland Festival 2019 com a gente? O festival acontece de 30 de maio a 2 de junho, no Egeskov Slot, Dinamarca. Caso esteja pela Europa e se anima, pode vir que dá tempo.

*Imagem de destaque: Peter Kirkegaard Stemning via Heartland Festival 

Quem escreveu

Fernanda Secco

Data

29 de May, 2019

Share

Fernanda Secco

De longas viagens de carro no México a aulas de cozinha no Vietnã, para mim o que importa conhecer são as pessoas. Não há nada melhor para conhecer um país do que aprender com experiências autênticas (e às vezes malucas).

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.