Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.
Esta terça vai ser como sexta-feira. Feriadão para dar aquela folga no meio da semana, que chega em São Paulo com a habitual programação linda pra fazer na cidade. Tem muita festa rolando. Os destaques vão para a New Faces on the Block, que faz sua primeira edição na rua, e a animada Venga Venga que ocupa a Casa das Caldeiras no domingo.
A agenda de shows está de cair o queixo. Tem Tiê nos brindando com um show gratuito no Olido no sábado. A cantora Soledad lançando disco novo. Sábado tem festa no Jardim Suspenso com um line-up irresistível com Letrux, Tássia Reis, Jaloo e MC Tha.
Tem exposições novas e muito cinemão rolando nessa semana com bons destaques na produção nacional. Quem estiver na pilha de se tornar youtuber, tem curso gratuito também.
É só vir… bom feriado!
Festa com as Juremas que, através de sues tambores e vozes, propagam a cultura brasileira. Quem gosta de uma percussão e uma boa roda, não pode perder.
Coco pra Yemanjá com As Juremas. Terça-feira (30.04), das 18 às 23h. Gratuito.
Nossacasa Confraria de Ideias. Rua Mourato Coelho, 1032, Vila Madalena.
Festa com karaokê, show da banda Der Baum e discotecagem com os DJs Hiro e Rapha Lodo. Na quarta-feira, feriado, rola festinha por lá também com djs.
Karaokê + Der Baum + DJs. Terça-feira (30.04), das 18 às 23h59. Gratuito.
Estúdio Lamparina. Rua Capital Federal, 95, Sumaré.
Noite de funk, soul e brasilidades no bar mais animado do centro de São Paulo.
GTA. Terça-feira (30.04), das 19 às 2h (entrada somente até 0h). Gratuito.
Mandíbula. Praça Dom José Gaspar, 106, 2º andar, loja 40, República.
A Primavera, Te Amo faz uma festa na véspera do feriado com um line-up bem chacoalhante e com pocket show da baiana Dani Vieira.
Terça Open: Primavera, Te Amo. Terça-feira (30.04), das 23 às 6h. Grátis até 0h.
Mundo Pensante. Rua Treze de Maio, 830, Bela Vista.
Brasilidades, funk & soul music e muita baianidades animam a pista d Alberta #3 no feriado. Tocam Birão Ramin, Tiago Costa e Lia Macedo.
Festa Cafuá. Quarta-feira (01.05), das 21 às 2h. Gratuito.
Alberta #2. Av. São Luiz, 272, Centro.
A festa Je Treme homenageia os cabarés bagaceiras e rebolados do terceiro mundo. Espere por tecnobrega, carimbó, zouk, lambada, samba, forró e por aí vai. A edição especial na Sextou na Praça convida o produtor musical carioca Omulu pra animar a pista.
Sextou na Praça: Je Treme + Omulu. Sexta-feira (03.05), das 18h30 às 23h. Gratuito.
Praça das Artes. Av. São João, 281, Centro.
Uma das festinhas mais liberadas de preconceito (e dress code), a PopPornParty tem a DJ Ledah Martins como residente, que convida os DJs Pomba, S4tan e Dany Bany, entre outros. Dá um look no álbum de fotos da festa antes de se aventurar por lá.
PopPornParty: Baile das Travalhadoras. Sexta-feira (03.05), das 23h30 às 8h. Gratuito apenas lote 1 ainda disponível no site.
Cinema Globo. Av. Ipiranga, 955, República.
Tarde regada ao forró, brega, guitarradas, axé, funk melody. Como a própria festa diz: uma micareta organizada.
Baile do Risca Fada: De Volta pra minha Terra. Sábado (04.05), das 15 à 0h. Gratuito – quem puder colaborar, o couvert é R$5.
Pavão Bar. Rua Sebastião Pereira, 155, Santa Cecília.
Sabe quem faz uma festa maravilhosa neste sábado? Essa que vos escreve! A New Faces on the Block nasceu da vontade da Claudia Assef (jornalista) e minha de colocar luz nos novos talentos da música eletrônica. Nas pickups têm Benjamim Sallum, DUE e Melon Blush, além da performance da Valentina Luz e iluminação luxo nas mãos da dupla ADA e Elka Andrello. Já aviso: vai ser na rua, vai ser de dia, vai ser bafo! Os 120 primeiros que chegarem na festa ainda ganham um drink Smirnoff Tônica pra abrir a pista.
New Faces on the Block. Sábado (04.05), das 16 às 21h. Gratuito.
Viela Ema Angelo Murari, Lapa – próximo ao Shopping Lapa.
Quem quiser entrar noite adentro com um bom techno peso pesado com a Cashu, Carol Mattos, Nikkatze, Craig Ouar e Acida.
Blum Me Lambe. Sábado (04.05), das 23 ao meio-dia. Gratuito até 1h.
Rua Deocleciana, 105 Bom Retiro.
Uma das festas mais coloridas e tropicais de São Paulo, a Venga Venga, faz 6 anos e celebra o aniversário num golden baile com o Blocu.
Blocu – Golden Baile & 6 anos de Venga Venga. Domingo (05.05), das 15 às 23h. Gratuito.
Casa das Caldeiras. Av. Francisco Matarazzo, 2000, Água Branca.
Celebrando o dia do trabalhador com samba de raiz ao vivo.
Samba da Treze com Osvaldinho da Cuíca. Quarta-feira (01.05), das 16 às 18h. Gratuito.
Sesc Pompeia. Rua Clelia, 93, Pompeia.
Dia de rock, bebê. Duas bandas de rock independente se apresentam no Estúdio Lamparina nesta quinta-feira.
Meyot e Apagantos. Quinta-feira (02.05), das 20 às 23h50. Gratuito.
Estúdio Lamparina. Rua Capital Federal, 95, Sumaré
A cantora cearense Soledad lança seu novo álbum “Revoada”, que tem produção do Fernando Catatau. Vem coisa boa por aí.
Soledad apresenta Revoada. Quinta-feira (02.05), das 21 às 22h. Gratuito.
CCSP. Rua Vergueiro, 1000.
Noite de brasilidades com ritmos nordestinos, afro-indígenas brasileiros e muita percussão com Coco de Ayá. A abertura da noite fica por conta do Gilbão Alaká.
Noites no Bixiga: Coco de Ayá. Quinta-feira (02.05), das 21 às 4h. Gratuito até 0h.
Estúdio Bixiga. Rua Treze de Maio, 825, Bela Vista.
A cantora Tiê e o grupo Orquídeas do Brasil fazem show gratuito no Olido no “Encontros” do Festival Feminino. O evento visa discutir as questões envolvidas no universo feminino nos dias de hoje, além da igualdade de gênero e respeito à diversidade. Os shows são precedidos de debates. No dia 3, sexta, a conversa é sobre a representação feminina nos campos da criação e realizações artísticas. Já no sábado, dia 4, a conversa gira em torno de “mulheres à frente de grandes ideias e negócios”. Os dois bate-papos acontecem às 17h.
Show Orquídeas do Brasil, na sexta-feira (03.05), às 20h. Show da Tiê, no sábado (04.05), às 19h. Gratuito.
Centro Cultural Olido – Sala Olido. Av. São João, 473, Centro
Festival para celebrar 10 anos da Associação Cultural Cecília com vários shows e discotecagens com Ozu, Lucio Maia (Nação Zumbi), Black Snake 808, entre outros. Rola também uma exposição contando os 10 anos de história do espaço.
Cecília 10 anos. Sábado (04.05), das 17 às 23h59. Gratuito.
Associação Cultural Cecília. Rua Vitorino Carmilo, 449, Barra Funda.
O Festival de Pinheiros rola na rua e vai contar com vários shows distribuídos em dois palcos ao longo do dia. Entre os destaques tem a Banda Mais Bonita da Cidade que se apresenta na Estação Musical 3.
Música para SP no Festival de Pinheiros. Domingo (05.04), das 11 às 19h. Gratuito.
Rua dos Pinheiros – nos arredores da saída do metrô Fradique Coutinho
Encerramento do Levi’s 501 Day Festival que percorreu 4 regiões de São Paulo (ufa, saiu do Centro) pra celebrar a diversidade cultural que São Paulo tem. Prepara o coração para o line-up: MC Tha, Jaloo, Tássia Reis e a Letrux. Só musa mara tocando no delicioso Jardim Suspenso do CCSP. É muito amor!
MC Tha, Jaloo, Tássia Reis e Letrux. Sábado (04.05), das 16 às 22h. Gratuito – sujeito à lotação.
CCSP – Jardim Suspenso. Rua Vergueiro, 1000.
A banda gaúcha Catavento traz suas delícias sonoras psicodélicas num show no Sesc Interlagos. O repertório será dos dois primeiros álbuns e do elogiadíssimo “Ansiedade na Cidade” (2018).
Catavento. Domingo (05.05), das 16 às 17h. Gratuito.
Sesc Interlagos. Av. Manuel Alves Soares, 1100.
Pré-estreia do filme Borrasca, adaptação da peça homônima de Mario Bortolotto e dirigido por Francisco Garcia. Sinopse: Por meio da história de três amigos, o filme reflete sobre amizade, traição, amor, morte e decisões que precisam ser tomadas para prosseguir com as vidas dos que ficaram, colocando em xeque aqueles que querem continuar e os que simplesmente preferem ficar pelo caminho. Depois da exibição do filme rola um coquetel.
Pré-estreia Borrasca, de Francisco Garcia. Terça-feira (30.04), das 20h30 às 23h30. Gratuito, os ingressos serão distribuídos a partir das 19h30.
Cinearte. Av. Paulista, 2073.
O Cineclube Marieta exibe e debater o filme “Temporada”, de André Novais Oliveira. A história conta sobre Juliana (Grace Passô) que está saindo de Itaúna, no interior de Minas Gerais, para morar em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte. Seu novo emprego, em que ela combate endemias da região, cria situações pouco usuais e apresenta para ela pessoas novas, que começam a mudar sua vida. Se adaptando à nova rotina, ela enfrenta dificuldades no relacionamento com seu marido, que também vai para a cidade grande.
Cineclube Marieta: Temporada (2017) – 113′. Terça-feira (30.04), das 19 às 22h. Gratuito com direito à pipoca.
Marieta. Rua Maria Paula, 96, Centro.
O mais novo trabalho da Companhia do Latão é um espetáculo apresentado em espaços não convencionais. Acompanha o aprendizado de Valéria Dim, uma prostituta do bairro da Liberdade. Ela transita por uma São Paulo entre o final da década de 1980 e a atualidade, onde religiosidade, trabalho precário e violência se confundem no imaginário das ruas.
O mundo está cheio de nós. De 2 a 12 de maio. Quinta, sexta e sábado, às 19h; domingo, às 17h. Censura: 14 anos. Gratuito.
TeatroArthur Azevedo. Av. Paes de Barros, 955, Mooca.
O arquiteto Gregori Ilych Warchavchik e mudou para o Brasil em 1923, contratado pela Companhia Construtora de Santos, onde permaneceu por três anos e meio como arquiteto assalariado. Uma primeira obra sua, a clássica casa da rua Santa Cruz, no bairro de Vila Mariana, foi construída em 1928 e é considerada o primeiro exemplar da arquitetura moderna no Brasil. Seguindo a vocação desta série o instituto convida o visitante a mergulhar na vida e obra desse grande nome da arquitetura brasileira. A ocupação se divide entre o Itaú Cultural e o Museu Lasar Segall.
Ocupação Gregori Ilych Warchavchik. Até 23 de junho. Gratuito.
Itaú Cultural. Avenida Paulista, 149, Bela Vista. e também no Museu Lasar Segall. Rua Berta, 111, Santa Cruz.
“Os anos em que vivemos em perigo” propõe uma reflexão sobre a arte brasileira da segunda metade da década de 1960, com suas diversidades de atmosfera marcadas pela presença do perigo e da ameaça, promovendo uma articulação com exposições que, há 50 anos, direcionaram as investigações artísticas de forma experimental. A mostra é composta por obras da coleção do mam, produzidas entre 1965 e 1970.
Abertura expo: Os anos em que vivemos em perigo. Terça-feira (30.04), às 19h. Gratuito. A expo fica até 07 de julho, terça a domingo, das 10 às 17h30. Entrada gratuita aos sábados.
MAM. Parque do Ibirapuera, portão 3.
As instalações “Chacina da Luz” e “Monumento Nenhum”, da artista Giselle Beiguelman, discutem a perda da memória no espaço público e a relação da cidade da cidade com seu patrimônio histórico e cultural. Compostas por fragmentos de monumentos, as instalações reproduzem a situação das peças tal qual foram encontradas pela artista em depósitos públicos, como uma espécie de “readymade” do esquecimento.
Abertura: Exposição Chacina na Luz e Monumento Nenhum. Sábado (04.05), das 11 às 15h. Gratuito.
Museu da Cidade de São Paulo | Solar da Marquesa de Santos e Beco do Pinto. Rua Roberto Simonsen, 136, Centro
O “Museum of Me” mostra num cubo imersivo, revestido com displays de LCD, dados compartilhados por usuários nas mídias sociais. As fotos são acompanhadas de sons, hashtags e leitura de legendas, geradas a partir de inteligência artificial. A cada indivíduo ou grupo de até 4 pessoas, uma nova experiência é construída. É assistir a sua vida compartilhadas nas redes sociais nessa bela instalação.
Museum of Me. Até 20 de maio, segunda a sexta, das 10 às 20h, e sábados, domingos e feriados, das 10 às 18h. Gratuito.
Edifício Banco do Brasil. Av. Paulista, 1230, ao lado do metrô Trianon-Masp
A mostra apresenta o trabalho da fotógrafa italiana cuja obra está profundamente ligada à cidade de Palermo, na Sicília, onde ela nasceu. Letizia Battaglia registrou a época dos conflitos mais violentos da máfia local, além de documentar o cotidiano da cidade.
Letizia Battaglia: Palermo. Até 22 de setembro. Terça a domingo e feriados (exceto segundas), das 10 às 20h; quinta (exceto feriados, das 10 às 22h. Gratuito.
IMS Paulista. Av. Paulista, 2424, Consolação
A exposição apresenta uma retrospectiva do trabalho do fotógrafo chileno do início de sua produção fotografando crianças nas ruas de Santiago, a série de viagens profissionais, o trabalho como correspondente internacional e o trabalho produzido após retornar à sua terra natal. A mostra já rodou o mundo, incluindo passagem pelo Festival de Arles.
Sergio Larrain: um retângulo na mão. Até 26.08.19. Terça a domingo e feriados (exceto segundas), das 10 às 20h; quinta (exceto feriados), das 10 às 22h. Gratuito.
IMS. Av. Paulista, 2424, Consolação.
A obra de uma das maiores artistas (senão a maior) do país volta a ser exibida, com cerca de 120 trabalhos que enfatizam seus personagens, temas e narrativas – inclusive o Abaporu que não era exposto por aqui há anos. Aproveita que terça é feriado e a entrada no museu é gratuita.
Tarsila: Popular. Até 28 de julho. Gratuito às terças.
MASP. Avenida Paulista, 1578, Bela Vista
Lançamento do livro “Racismo Recreativo”, de Adilson Ferreira, e relançamento de toda a Coleção Feminismos Plurais, com a participação das autoras e da coordenadora do projeto, a Djamila Ribeiro. A programação conta com bate-papo com o autor, pocket show da “As Bahias e a Cozinha Mineira”, venda e autógrafos com os autores.
Lançamento livro “Racismo Recreativo”, de Adilson Ferreira. Terça-feira (30.04), das 19 às 22h. Gratuito.
CCSP. Rua Vergueiro, 1000.
Oportunidade para quem quer ser youtuber com Joyce Pais.
Oficina Produção para Youtube. Às quintas-feiras, de 2 a 30 de maio, das 19 às 21h. Gratuito mediante inscrição. Censura 16 anos.
Casa Guilherme de Almeida – Anexo: Rua Cardoso de Almeida, 1943 – Perdizes
O CCSP estreia nesta quinta-feira o Poesia Insubmissa, evento pra levar a poesia pra discussão. A estreia é com Bruna Beber, autora de A Fila Sem Demônios, Descontentes, entre outros.
Poesia Insubmissa com Bruna Beber. Quinta-feira (02.05), das 19h30 às 21h30. Gratuito.
CCSP – Espaço Mário Chamie (Praça das Bibliotecas). Rua Vergueiro, 1000.
O Free Free, movimento para promover iniciativas de resgate da identidade e liberdade das mulheres por meio da expressão e criatividade realiza um festival neste domingo com oficinas e rodas de conversas, além de uma imersão com o avatar “Gloria”, robô com inteligência artificial desenvolvido pelo Movimento Free Free, que tem como objetivo auxiliar o combate da violência contra a mulher. A programação fecha com show da As Bahias e a Cozinha Mineira. Programação completa aqui.
Free Free Festival. Domingo (05.05), das 11 às 19h. Gratuito.
Praça Victor Civita, Rua Sumidouro, 580, Pinheiros.
*Foto destaque: Venga Venga por Marko Popadic / divulgação
Lalai prometeu aos 15 anos que aos 40 faria sua sonhada viagem à Europa. Aos 24 conseguiu adiantar tal sonho em 16 anos. Desde então pisou 33 vezes em Paris e não pára de contar. Não é uma exímia planejadora de viagens. Gosta mesmo é de anotar o que é imperdível, a partir daí, prefere se perder nas ruas por onde passa e tirar dicas de locais. Hoje coleciona boas histórias, perrengues e cotonetes.
Ver todos os postsVivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.