Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.
Um verdadeiro viajante sabe que chega a ser uma ofensa querer conhecer uma cidade em um dia, mas tem vezes que é o que temos pra hoje. Por isso, reuni algumas dicas de como conhecer uma cidade em apenas um dia, para que na próxima escala, business trip ou viagem rápida, você aproveite da melhor forma algumas horas em um novo destino.
Já vou começar cortando o preconceito de que “free walking tour” é programa de turista. Minha história com os walking tours já é de longa data, e posso dizer, jamais me arrependi. Juntando-se a um tour guiado, de preferência na parte da manhã, você vai conhecer os pontos mais importantes da cidade de uma vez, e melhor, ouvindo as histórias e explicações de pessoas que conhecem a cidade como a palma da mão. De quebra, o tour é praticamente graça – é sugerido e merecido dar uma gorjeta no fim. Afinal, o guia está trabalhando para manter sua vida por lá, muitas vezes como estudante ou estrangeiro.
Ir para um lugar diferente e não pesquisar sobre ele antes é pecado, e o único que sai perdendo é você. E não venha com falta de tempo como desculpa, por que a espera no aeroporto transforma horas ociosas em preciosas. O Google Maps é meu aplicativo favorito. Vou pesquisando e adicionando uma estrela nos endereços que quero visitar. Assim, já sei quando estou próxima de um local marcado só de bater o olho no mapa, otimizo um caminho passando por vários locais desejados no mesmo trajeto, e mesmo quando estou sem internet consigo ver a marcação. Hoje, até no Instagram você encontra o que fazer. Procure pela cidade nas hashtags e localização para encontrar fotos e stories de quem esteve por lá.
Esteja você chegando ou indo embora, o dia de turistar é um dia para estar leve e tranquilo. Na mochila, o necessário: celular, máquina fotográfica, casaco se for a época, documentos e dinheiro. É só deixar sua mala na recepção do hotel ou hostel, e voltar pra buscar antes de ir pro aeroporto. Em algumas cidades, há sites como o Luggage Hero que te mostram lockers onde guardar sua mala por um valor simbólico.
Talvez você já saiba que em muitas cidades fora do Brasil é possível comprar um vale-transporte diário. Mas que tal mudar os hábitos e caminhar? Caminhando você sente a cidade de forma diferente – isso vale para aluguel de bicicleta também. Você vai aproveitar mais, além de ser um ótimo exercício antes ou depois de um voo. Com pouco tempo em vista, é melhor andar do que ficar procurando a rota do trem ou ônibus, e perder tempo esperando ele passar.
Um show ou evento são ótimas desculpas para marcar uma viagem. Por isso, não deixe de conferir a agenda da cidade que você pretende visitar. Um bom aplicativo para pesquisar é o Songkick. Às vezes, coincidências acontecem – eu assisti Os Tribalistas recentemente em uma viagem que já estava marcada – e mesmo sozinha, foi um dos shows mais especiais que já fui.
É estando fora da nossa rotina que conseguimos relaxar de verdade, por isso, aproveite! Ao invés de correr pra tentar ver a cidade toda, escolha uma determinada região e curta! Compre um café, procure um parque ou uma vista bonita, sente e observe. Hoje é tão raro conseguir se desligar dos problemas e do celular, que viajar se torna uma oportunidade para tentar algo diferente. Viajar começa por dentro!
Tem alguma outra dica? Compartilha com a gente nos comentários!
*Foto destaque: Fancycrave / Unsplash
Dara é produtora e gerente de projetos, e mora em Tel Aviv desde 2015. Adora pensar nos próximos destinos de viagem, organizar roteiros e descobrir todas as dicas quentes antes da partida. Estudou arquitetura e artes visuais, e ama fotografar pessoas desconhecidas pela cidade.
Ver todos os postsVivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.