Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.
Estas são algumas das minhas dicas para fazer amigos no Japão, que eu mesma testei! Muitos acham que deve ser difícil fazer amigos por lá. Afinal, além da barreira linguística, os japoneses são mundialmente conhecidos por serem pessoas mais reservadas e tímidas.
E eu não sou muito diferente deles! Se eu tiver que ir a algum lugar cheio de gente desconhecida, a ansiedade realmente me ataca. Mas não temam companheiros introvertidos! Se eu consegui fazer bons amigos japoneses, é possível para os outros também.
Por isso, vou listar as 7 dicas para fazer amigos no Japão que funcionaram para mim, e, quem sabe, pode funcionar para você também!
Esta dica para fazer amigos no Japão pode ser a mais óbvia, mas ir a um jantar, brunch, picnic realmente pode ajudar a fazer amigos. É claro que pode ser bastante intimidante para os introvertidos. Contudo, é só ter em mente que todos foram lá com esse mesmo objetivo. Além disso, esses eventos tendem a ser mais intimistas do que uma balada ou pub crawl, o que ajuda.
Uma outra dica para fazer amigos no Japão são os eventos mais focados na sua profissão. Desta forma, acho que ajuda falar com pessoas que pelo menos falam a sua “língua”, facilitando o primeiro contato.
Uma vez, fui a um bar tipicamente japonês que tinha uma banda japonesa tocando música brasileira! Por ser um bar japonês, só tinham japoneses nele e assim que descobriram que eu era brasileira, algumas pessoas vieram falar comigo. Não sei se é algo muito específico, mas funcionou – ainda falo com um dos membros da banda até hoje!
Se você está planejando passar mais de dois meses em um só lugar no Japão, talvez possa considerar a ficar numa share house. Existem, inclusive, casas com essa finalidade: o de juntar japoneses e estrangeiros para se conhecerem, e um dos exemplos é a Borderless House.
Eu não cheguei a ficar em uma casa assim. Morei em uma casa só com japonesas, e como era uma casa novinha, todas começamos a morar lá ao mesmo tempo, o que facilitou conhecermos umas às outras.
Eu acho que, para mim, a melhor dica para fazer amigos no Japão (ou amigos em geral) foi o Meetup. Esse aplicativo funciona muito bem no Japão, e vale a pena dar uma conferida. Nesse site, você consegue encontrar grupos com interesses e objetivos em comum. Além disso, a maioria das pessoas que participam neles, estão abertas a fazer novas amizades, o que ajuda muito.
Um dos grupos em que participei foi o Kitchen Nippon, que dá aulas de culinária japonesa do dia a dia. Eu não sou a melhor das cozinheiras, mas saí de lá com boas dicas, e ótimos amigos!
Os japoneses são de fato mais reservados e, por isso, dificilmente vão dar o primeiro passo. Então isso terá que partir de você, colega introvertido! Mas não se sinta intimidado, pois mesmo sendo mais tímidos, os japoneses costumam ser bastante educados e abertos a conhecer novas pessoas.
A minha dica é aprender algumas frases básicas para se apresentar em japonês, assim quebra o primeiro choque para os japoneses de ter que falar com um estrangeiro.
Este passo é depois de ter feito o primeiro contato. Você conheceu alguém legal, e pegou o Facebook ou Instagram dele(a). Aqui é preciso exercitar uma parte do nosso cérebro que vai atrofiando com a idade: a capacidade de fazer novos amigos – ou é só comigo? Não tenha medo, mande uma mensagem para essa pessoa chamando para um café.
Pode ser que isso seja óbvio para a maioria das pessoas, mas para mim não era! Depois que conheci algumas pessoas bem bacanas, fiquei receosa de mandar mensagens. Não sabia se isso era amigável demais para eles! E fora o medo da rejeição…
Contudo, como eu já estava planejando morar no Japão por algum tempo, não tive escolha: ou eu desencanava e me exporia ao possível fracasso, ou eu ficava sozinha no Japão, olhando para a parede. Sim, optei pela primeira opção. e a verdade é que com muitos eu nunca troquei mais do que uma ou duas mensagens, mas com os outros pude fazer grandes amizades <3
Espero que este post te ajude a conhecer novas pessoas, até mesmo na sua própria cidade! Antes de passar por esses “desafios” no Japão, eu estava bem acomodada, ao ponto de nem tentar falar com pessoas diferentes. Contudo, depois de passar por isso, eu fiquei mais confiante e cara de pau mesmo para trocar ideias com pessoas que quero conhecer.
Termino com um vídeo da Susan Cain [em inglês], autora do livro “O poder dos quietos”, justamente sobre este tópico.
Para ler mais sobre o Japão aqui no Chicken or Pasta, temos o meu primeiro post: “14 motivos para amar o Japão” e o post super legal da Lalai, “5 itens para comprar na farmácia na sua viagem ao Japão” ;)
*Foto de destaque: Leo-setä / Flickr
Cultura pop, gastronomia, arte, moda, comportamento, viagem, e tudo o que há de mais apaixonante sobre o Japão – por Soraya Tengan. Também no www.instagram.com/nonormal.jp
Ver todos os postsVivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.