Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

5 motivos para mergulhar no Tantra Festival

Quem escreveu

Carolina Turboli

Data

17 de May, 2019

Share

TAN-TRA. Seis letras e um código em sânscrito para uma outra forma de viver. Um dos significados do Tantra é teia, e é sobre essa tessitura que se trata o Portugal Tantra Festival, uma experiência única no Algarve que vai acontecer dos dias 3 a 8 de junho de 2019, nas belas encostas ao sul de Portugal, para ser desfrutada em uma comunidade tântrica, Awakeland. Quer saber por que você deveria conhecer o Tantra Festival? Te dou agora 5 motivos.

#1 Experimentar o Tantra de verdade

O Tantra é uma filosofia milenar que foi mantida com o tempo e que hoje sobrevive também em práticas de autoconhecimento como as meditações ativas e passivas, as massagens tântricas, os rituais, o Tantra Yoga, dentre outros. O Festival conta com os melhores profissionais da área reunidos, oferecendo sessões individuais a um preço muito mais acessível do que o mercado, além de workshops, vivências, palestras e rituais, todos voltados para experimentar o Tantra na prática e ter acesso a esse conhecimento milenar através de ferramentas contemporâneas que estão beneficiando a vida de milhares de pessoas que optam por “um caminho tântrico”.

Esse é um espaço seguro para finalmente experimentar o Tantra enquanto ferramenta de autoconhecimento e de elevação do prazer na prática, que é muito diferente das distorções sociais que existem a respeito dessa palavra, associando-a a sexo e massagens sensuais. Você vai ter a oportunidade de desfrutar de workshops de Tantra, de biodanza, cerimônias sagradas de cacau, tenda do amor, tenda da cura, musicistas de cura, dentre muitas outras atividades no evento.

portugal tantra festival

Se você está buscando um mergulho interior, uma experiência em uma comunidade sustentável e um despertar sensorial através de novas formas de conviver e de sentir prazer, essa é a experiência certa para você – e o melhor de tudo é compartilhá-la com outras pessoas que estão na mesma vibe e que estão buscando o mesmo. O festival é realizado por James e Ashik, juntamente com uma equipe profissional: líderes de workshops internacionais, doadores de sessões individuais, uma tripulação de apoio emocional, voluntários e trabalhadores que moram no Centro de Retiro, todos à disposição para tornar essa experiência mágica e transformadora.

#2 Conhecer uma comunidade que vive tantricamete

Uma das grandes oportunidades do Tantra Festival é estar em uma comunidade que vive e respira o Tantra diariamente. Localizada em Monchique, no Algarve, sul de Portugal, a Awakeland é uma comunidade sustentável de pessoas que estão conectadas com a filosofia tântrica e que praticam diariamente meditações, respirações e práticas tântricas. A comunidade sobrevive dos cursos que faz durante o ano, do Festival e de doações, apoiada e em troca com a comunidade local do Algarve.

portugal tantra festival
                                                              Awakeland, Portugal

O festival é todo organizado pela comunidade e, nos 6 dias em que acontece, todos os participantes são parte viva dela. Os participantes terão a oportunidade de experimentar como é viver numa comunidade como essa durante esse período, desfrutando de toda a estrutura que é construída e mantida ao longo do ano, e conhecendo pessoas que vivem esse estilo de vida e vibram na frequência do amor, como diz Andrew Clish, um dos moradores da Awakeland.

#3 Mudanças neuroquímicas e detox espiritual

Muitas das pessoas que hoje vivem em grandes certos urbanos experimentam sintomas de burnout, ansiedade, depressão, melancolia, fadiga crônica, insônia e outras doenças agravadas no estilo frenético da cidade. Estar em uma comunidade tântrica e ter a oportunidade de desfrutar de 6 dias de meditações, respirações, massagens, workshops, música, conexão, intimidade, afetividade é, sem dúvidas, o que nós estamos chamando de detox espiritual. E qual é a pessoa que tem uma vida ativa na cidade que não precisa disso?

Uma das coisas incríveis que facilita o detox é que a alimentação de todos os dias é inclusa no valor do ingresso, e é uma alimentação vegetariana saudável produzida com produtos orgânicos da região. Maravilha!

portugal tantra festival
                              A mágica de uma experiência de Biodanza em Awakeland, Portugal 

As mudanças neuroquímicas despertadas pela meditação, pela respiração ativa e por práticas tântricas elevam o nível hormonal de serotonina, dopamina, endorfina e oxitocina, todos hormônios relacionados a sensação de bem-estar, serenidade, alegria e felicidade. Mergulhar em uma experiência como essa é como recarregar as baterias para lidar com o resto do ano – além de ter a oportunidade de conhecer técnicas e ferramentas para fazer isso por conta própria quando for preciso.

#4 Um date consigo mesmo

Apesar do convite à afetividade, à conexão e ao toque consciente que alguns workshops e experiências tântricas proporcionam, o convite maior do Festival é o convite à intimidade consigo mesmo. Essa intimidade é possível através do contato com a natureza, da observação interior, da respiração e até mesmo de práticas que são feitas com outra pessoa. O nível de intimidade não é só físico, mas também emocional: uma maior percepção das emoções, sentimentos e sensações que estão vivas no corpo físico. E esse é um presente e tanto!

portugal tantra festival
                                                                                   Um date pra chamar de seu em Awakeland

A promessa do festival é voltar para a cidade tendo tido um date consigo mesmo, um momento de profundo mergulho e conexão com a sua própria essência. De bônus, ao estar íntimo de si mesmo, é possível finalmente experimentar a intimidade a um nível verdadeiro com o Outro, uma das grandes buscas humanas. Incrível, não?

#5 Desfrutar o Algarve

Por último e não menos importante, verdade seja dita: o Algarve é lindo de morrer! Queridinho de turistas do mundo inteiro, a região montanhosa ao Sul de Portugal tem as melhores temperaturas do país, um mar transparente e mais quente que o restante do litoral português, paisagens de tirar o fôlego e ainda muita natureza selvagem a ser desbravada. Monchique é uma vila importante e histórica com nascentes naturais, uma praça encantadora, produtos artesanais e produtores orgânicos. Em Monchique você pode fazer caminhadas e passeios de bicicletaSegway ou jipe para conhecer melhor a serra e os seus produtos, sendo também a locação perfeita para o seu date consigo mesmo e para viver uma experiência segura com o Tantra.

portugal tantra festival
                                                          Ponta da Piedade, Monchique – créditos da foto: Go to Portugal

Recomendamos fortemente para aqueles que tenham tempo, chegarem uns 2 dias antes para fazer um tour pela região e conhecer melhor o distrito de Faro e as regiões de Sagres, Lagos, Portimão e Albufeira. Algarve já foi eleito diversas vezes melhor destino europeu e é, ano a ano, cada vez mais visitada por turistas do ano inteiro. Não perca essa oportunidade de conhecer Algarve no verão, um pouco antes de estar lotado (acontece em agosto, nas férias europeias), mas já com bastante sol para curtir o paraíso das águas.

Mora em Portugal? 50 euros de desconto pra você

Se por acaso você reside em Portugal, independente da sua nacionalidade, o Portugal Tantra Festival oferece um desconto de 50 euros na compra do bilhete. Para usufruir do desconto, basta inserir PORTUGAL50 como um cupom de desconto na hora de comprar o bilhete AQUI. Para isso, basta clicar em “APPLY CUPON” e inserir PORTUGAL50. 

Como chegar, onde comprar, onde ficar

O Festival oferece hospedagem própria e o valor do ingresso varia consoante à modalidade de hospedagem escolhida. O bilhete mais barato é o de camping, e para isso é necessário levar a sua própria tenda. A alimentação já está inclusa também no valor dos bilhetes, que variam entre 400 e 462 euros (camping, motorhome ou dormitórios). Você pode comprar os bilhetes AQUI.

Algarve tem aeroporto próprio, mas para quem vem de fora da Europa, o mais barato são os vôos para Lisboa preferencialmente, pois a demanda é maior e o bilhete acaba saindo mais barato. Depois de Lisboa, é possível chegar ao Algarve em 2 horas partindo de carro ou de ônibus, e para os que preferem interagir no caminho, é possível buscar caronas compartilhadas pelo Blablacar e outros aplicativos do gênero, que são super seguros em Portugal, o 3º país mais seguro do mundo.

E aí? Vamos juntos mergulhar no paraíso? Espero vocês lá :-)

*Foto destaque: Photo by Ricardo Claudino on Unsplash

Quem escreveu

Carolina Turboli

Data

17 de May, 2019

Share

Carolina Turboli

Trabalho com Tantra Terapêutico, Astrologia, Baralho Cigano e Força Feminina com o propósito de despertar/expandir a consciência. Viajo porque preciso, volto porque também preciso, escrevo para guardar espaços materiais e imateriais. Amar é minha revolução. Vivo em Lisboa e no mundo oferecendo workshops e consultas individuais como terapeuta, e oferecendo textos, músicas e poemas como pesquisadora e artista.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.