Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.
A febre amarela voltou a preocupar. O país enfrenta um dos piores surtos da doença em décadas. O medo acarretou baixas no estoque da vacina, e filas homéricas nos postos de saúde do Sudeste, região que não era considerada área de risco pela OMS até o ano passado. Além dos riscos à saúde, essa notícia ainda causou uma dor de cabeça para quem vai viajar para um país que exige a vacina. Nós já falamos sobre vacinas por aqui. Mas como o disse-que-disse está grande, e a situação atual mudou um pouco o cenário, resolvi compilar informações úteis para o viajante que está sem saber o que fazer sobre esse assunto.
Então vamos do começo: todos os países situados em regiões tropicais ou subtropicais que tem florestas podem ver surgir surtos de febre amarela, e por isso querem se proteger. Assim, o certificado de vacinação pode ser exigido de passageiros vindos de áreas de risco da doença, e até de viajantes que fizeram só escala nessas regiões. Isso não quer dizer que todos exijam o certificado de vacinação na entrada. Por exemplo, o Brasil não obriga estrangeiros a mostrar a carteirinha de vacinação. Mas na América Latina, só Argentina, Chile, Uruguai, Peru e México não exigem o certificado. E com o surto recente no Sudeste, pode ser que essa lista diminua logo.
É bem complicado saber exatamente que país exige a vacina e qual não. Na dúvida, o melhor é consultar o consulado do país e essa lista da OMS atualizada diariamente. Mas minha recomendação é: vacine-se! Ter a vacina e o certificado guardadinho junto com o teu passaporte é uma tranquilidade que não tem preço. Tendo isso em vista, aqui vão algumas dicas sobre a vacina da febre amarela para ajudar quem vai viajar:
Para o Renato, em qualquer boa viagem você tem que escolher bem as companhias e os mapas. Excelente arrumador de malas, ele vira um halterofilista na volta de todas as suas viagens, pois acha sempre cabe mais algum souvenir. Gosta de guardar como lembrança de cada lugar vídeos, coisas para pendurar nas paredes e histórias de perrengues. Em situações de estresse, sua recomendação é sempre tomar uma cerveja antes de tomar uma decisão importante. Afinal, nada melhor que um bom bar para conhecer a cultura de um lugar.
Ver todos os postse quem tem alergia a algum componente da vacina? faz o que?
Eu encontrei essa informação no blog do Ministério da Saúde:
‘Para casos em que a vacinação ou a profilaxia for contraindicada, o viajante deverá apresentar um Atestado Médico de Isenção de Vacinação, escrito em inglês ou francês.’
Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.