Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

Transcarioca, uma trilha de 180 km no Rio de Janeiro

Quem escreveu

Luciana Guilliod

Data

11 de June, 2018

Share

Abençoado por Deus e bonito por natureza, o Rio de Janeiro tem atrativos naturais pra umas cinco encarnações. Uma forma de percorrê-los é pela Transcarioca, a maior trilha do Brasil, com 180 km de extensão divididos em 25 trechos. O percurso liga Barra de Guaratiba, na Zona Oeste, ao Pão de Açúcar, na Zona Sul. Há muitos rios, cachoeiras e vistas da cidade e das praias pelo caminho.

Calma, jovem, que ninguém tá dizendo que é preciso fazer tudo de uma vez. O menor trecho tem 1,6km e o maior 11,8km, com diferentes graus de dificuldade. Dá pra se programar e conhecer um a cada fim de semana. O site da Transcarioca é completíssimo, e te dá todo o serviço. Tem até aplicativo.

Mapa Transcarioca
Mapa Transcarioca

Há quase 30 anos, antes da trilha ser desbravada, o percurso durava mais de um mês para ser realizado. Agora, o caminho pode ser completado em 12 dias. As caminhadas são feitas na maior parte do tempo dentro das florestas do Parque Nacional da Tijuca, Parque Estadual da Pedra Branca, Parque Natural Municipal de Grumari, Parque Natural Municipal da Cidade, Parque Natural Municipal da Catacumba, Parque Natural Municipal Paisagem Carioca e do Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca.

O Fit Happens é heavy user dos trechos da trilha e pode atestar: o percurso é bem sinalizado com pegadas pintadas de preto e amarelo em árvores e pedras. A direção da pegada aponta o caminho a seguir, e há placas em vários pontos indicando a quilometragem até o próximo trecho. Em algumas bifurcações, o montanhista também vai ver a altitude, e uma tabuleta de madeira em forma de seta indicando o caminho correto a seguir.

Transcarioca: trecho 17
Trecho 17 da Transcarioca. Foto: Bruno Njaine.

O projeto foi inaugurado oficialmente em 2017, graças aos esforços de mais de mil voluntários, além da parceria entre governos e gestores dos parques. Somente em 2015,  mais de 10.000 horas de trabalho voluntário foram doados à Trilha Transcarioca.

A ideia é que o percurso da Transcarioca gere empregos nas áreas de hospedagem e alimentação. É o que a gente sinceramente espera, nessa cidade tão linda e tão carente de cuidados <3.

*Foto do destaque: Vista do Morro Dois Irmãos a partir da Trilha Transcarioca – foto: Patricia Turano

Quem escreveu

Luciana Guilliod

Data

11 de June, 2018

Share

Luciana Guilliod

Carioca da Zona Norte, hoje mora na Zona Sul. Já foi da noite, da balada e da vida urbana. Hoje é do dia, da tranquilidade e da natureza. Prefere o slow travel, andar a pé, mala de mão e aluguel de apartamento. Se a comida do destino for boa, já vale a passagem.

Ver todos os posts

Comentários

  • Sim! E daqui pouco vão inaugurar a megatrilha que vai ligar o Rio de Janeiro ao Rio grande do Sul! Mais de 3000 km de trilhas na mata atlântica e pelos lugares mais bonitos.

    - Léa
    • Não sabia. Que maravilha!

      - Luciana Guilliod

Adicionar comentário

Assine nossa newsletter

Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.