Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.
Mais uma viagem de trem para a gente adicionar na nossa lista aqui no Brasil: O Ministério do Turismo anunciou no começo desse mês que um novo trem turístico começará a operar no segundo semestre de 2018 e ligará oito cidades nos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais. São elas: Cataguases, Leopoldina, Recreio, Volta Grande, Além Paraíba e Chiador – essas em Minas Gerais – Sapucaia e Três Rios – no Rio de Janeiro.
São nove vagões que podem transportar até 850 passageiros por dia e percorrerão 160 quilometros nos dois sentidos da ferrovia. As locomotivas para o percurso já foram renovadas. Os passeios acontecerão aos sábados, domingos e feriados e têm o intuito de aumentar a atividade turística nos municípios, que é focada principalmente nos atrativos naturais e históricos. Os viajantes poderão fazer o passeio completo passando pelas 8 cidades ou mudar a direção na metade do caminho.
Em fevereiro passado, o Grupo de Trabalho de Turismo Ferroviário retomou discussões para elaborar políticas para o fomento no setor. Outra reunião vai acontecer agora em abril, então é bom ficar de olho que pode vir mais novidades por aí.
* Foto de capa por Florian van Duyn / Unsplash
A Dani gasta todo o seu dinheiro com viagens. Um de seus maiores orgulhos é dizer que já pisou em cinco continentes. É do tipo sem frescura, que prefere localização a luxo e não se importa de compartilhar o banheiro de vez em quando. Adora aprender palavras no idioma do país que vai visitar e não tem vergonha de bancar a turista.
Ver todos os postsBacana vc destacar uma notícia que em geral passou batido na mídia. Acho excelente a iniciativa! São cidades que perderam renda na última década e estão com esse louvável esforço de investimento no turismo como forma de tentar se reinventar e correr atrás dos recursos financeiros perdidos. Eu por acaso conheço bem uma das pontas do percurso e tenho acompanhado essa história. Pretendo fazer o passeio tão logo seja possível; é uma região muito bonita. Naturalmente dinheiro oficial teve muito pouco (se é que teve) pois para isso nunca sobra recurso no Brasil… Grande parte da iniciativa foi privada.
Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.