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Uma das coisas que todo mundo mais inveja na Europa é a possibilidade de viajar de trem. A verdade é que nem sempre é o meio de transporte mais barato – hoje com as companhias low fare, você normalmente encontra passagens de avião mais baratas – porém é de longe a mais confortável e agradável. Mas se você procurar vai descobrir que aqui no Brasil existem opções sim para viajar de trem. Sejamos honestos, não é beeeeem viajar, normalmente é um passeio de um dia, entre duas cidades próximas. Mas não que não deixa de ser uma ótima opção conhecer um pouco mais do país!
Saindo diariamente de Curitiba com destino a Morretes, o Trem da Serra do Mar paranaense corre aproximadamente 3 horas, ou 110 quilômetros, em uma ferrovia de 128 anos: a construção da ferrovia começou em 1880 e terminou 5 anos depois. Tudo isso na maior área preservada de Mata Atlântica do país. Pelo caminho, você passa pela Ponte São João, com 55 metros de extensão e o Viaduto do Carvalho, um contorno sobre uma montanha que te dá uma vista espetacular e liga dois túneis. O trem tem 21 vagões com capacidade de 1104 passageiros por viagem. São 5 classes diferentes: desde a Econômica, que não oferece nenhum serviço, até à Litorina de Luxo, com poltronas de couro, sofás de veludo, guia bilíngue, água, cerveja e champagne. É possível ainda alugar camarotes de 4 e 8 lugares.
Preços: Ida de 79 a 296 reais; volta de 55 a 296 reais.
Mais informações: www.serraverdeexpress.com.br
Horários: Sai diariamente de Curitiba às 8:15, chegando em Morretes às 11:15; Saí às 15 de Morretes e chega às 18 em Curitiba. Nos finais de semana e feriados, além dos trens, as litorinas saem às 9:15 de Curitiba e voltam às 14:30 de Morretes.
Saindo da Estação da Luz, no centro de São Paulo, tem 3 opções de destino: Jundiaí, Mogi das Cruzes e Paranapiacaba. Os trens foram fabricados na década de 60 e restaurados para esse serviço, que teve início em 2009. Os bilhetes devem ser comprados na própria Estação da Luz ou na Estação Prefeito Celso Daniel, porém é bom verificar antes no site os dias que estão disponíveis. Além disso, para Mogi das Cruzes, o trem conta com um vagão bicicletário e você pode levar a sua por R$3,90.
Preços: R$ 39,50 para um usuário, esse valor vai melhorando com a quantidade de acompanhantes.
Mais informações: www.cptm.sp.gov.br/Expresso-Turistico
Horários: Jundiaí: semanalmente aos sábados, às 8:30; Mogi das Cruzes, segundo sábado de cada mês às 8:30; Paranapiacaba: semanalmente aos domingos, às 8:30.
Em 2006, a Companhia do Vale do Rio Doce recuperou este passeio de trem que vai de Ouro Preto a Mariana, em Minas Gerais. A construção da ferrovia em Ouro Preto se deu a partir de 1883 e chegou em Mariana em 1914. O trem é composto por uma locomotiva a vapor, uma a diesel e 5 vagões de passageiros que levam 240 pessoas por viagens. Os vagões têm o interior em madeira, mantendo a mesma estrutura de quando foram construídos e existe ainda um vagão panorâmico, com estrutura transparente. A velocidade média na viagem é de 20 a 25 km/h. As estações nas duas cidades funcionam de terça a domingo, porém as viagens acontecem somente de sexta a domingo.
Preços: R$56 para ida e volta no vagão convencional, R$80 no panorâmico
Mais informações: www.tremdavale.org/pt/trem-turistico
Horários: Sexta a domingo. De ouro preto: às 10h e às 14:30 na sexta e sábado; 10h, 13:30 e 16:30 aos domingos. De Mariana: às 13h e 16h na sexta e sábado; às 11:30 e 15h aos domingos.
Saindo da cidade de Viana, a 23 quilometros de Vitória, o Trem das Montanhas Capixabas está operando desde 2010, percorrendo 46 quilômetros em aproximadamente 3 horas. No percurso, passa pelas cidades de Domingos Martins, Marechal Floriano e Araguaia, cidades que oferecem o melhor da gastronomia alemã e italiana, devido a forte imigração que rolou na região. Além disso, possuem uma paisagem belíssima, com cachoeiras e Mata Atlântica, além de esportes radicais. O trem é uma litorina, com poltronas de couro e serviço de bordo, com capacidade para 56 pessoas e operado pela Serra Verde Express.
Preços: Ida e volta por R$160, R$224, se os bilhetes forem comprados separados.
Mais informações: www.serraverdeexpress.com.br
Horários: Sábado e domingo, com saída às 9 de Viana e chegada às 17:40
O trem da Serra da Mantiqueira sai de Passa Quatro em Minas Gerais e para quatro quilômetros depois, na estação de Manacá, antes de começar a subida a Serra. Na subida, o trem passa pelas corredeiras do Manacá e a ponte Estrela, chegando na última estação, Coronel Fulgêncio. Lá existem exposições de fotos de máquinas e carros recuperados pela ABPF bem como da Revolução Constitucionalista de 32. Você pode também fazer um passeio cortesia ao Túnel da Mantiqueira, que foi contruído em 1882 para fazer a ligação de São Paulo e Minas Gerais e foi estratégico na Revolução Constitucionalista.
Preços: R$ 45. Crianças até 5 anos, não ocupando lugar, não pagam.
Mais informações: abpfsuldeminas.com/trem-da-serra-da-mantiqueira
Horários: Sábado às 10 e às 14:30 (horário da tarde sujeito a confirmação); domingo às 10.
Esse não é um passeio, o trem de passageiros da EFVM vai diariamente de Cariacica (ES) a Belo Horizonte (MG) – e sentido inverso – passando por mais de 20 estações no meio do caminho. Cariacica possui o maior porto seco da América Latina, bem como fábricas da Coca-Cola e Grupo Coimex, daí essa linha ser tão ativa. São 664 quilômetros de percurso em um serviço que está disponível desde 1907. A viagem dura aproximadamente 13 horas e passa por cidades como Governador Valadares, Ipatinga e Aimorés. No trem está disponível um vagão para restaurante, um para lanchonete bem como serviço de bordo. São duas classes: econômica e executiva.
Preços: Depende do percurso a ser feito, sendo o preço máximo R$62 para a econômica e R$ 95 na executiva, fazendo o percurso completo de Cariacica a Belo Horizonte.
Mais informações: www.vale.com/brasil/PT/business/logistics/railways/Passenger-Train-Vitoria-Minas/
Horários: Sai às 7 de Cariacica e às 7:30 de Belo Horizonte. Para as outras estações, consultar o site.
São 12 quilômetros entre as duas cidades, usando a Estrada de Ferro de Minas, que foi fundada em 1881 por Dom Pedro II. A estação de São João Del Rey também vem do século XIX e apresenta características da arquitetura britânica. E, se você estiver na dúvida do que fazer em Tiradentes, dá uma olhada no que recomendamos.
Preços: Ida a R$ 40; Ida e volta por R$ 56
Mais informações: www.trensturisticos.fcasa.com.br
Horários: Sextas e sábados: parte de Tiradentes às 13h e 17h e de São João Del Rey, às 10h e às 15h. Aos domingos: parte de Tiradentes às 11h e 14h; e de São João Del Rey às 10h e 13h.
* Foto de capa por casadaphoto/Shutterstock.com
A Dani gasta todo o seu dinheiro com viagens. Um de seus maiores orgulhos é dizer que já pisou em cinco continentes. É do tipo sem frescura, que prefere localização a luxo e não se importa de compartilhar o banheiro de vez em quando. Adora aprender palavras no idioma do país que vai visitar e não tem vergonha de bancar a turista.
Ver todos os postsfaltou o trem Sao Luis – Parauapebas, também é operado pela Vale
A estrada de ferro que cruza a serra gaúcha é uma das mais procuradas do país, faltou essa! Informação sobre ela é fácil encontrar.
Ola. Faltou o.passeio de trem de Campos do Jordão até Pindamonhangaba.
e a maria fumaça hein?
De Tiradentes a São João Del Rey
Falta muito esse tb…
A gente incluiu os que achamos o máximo de informações disponíveis. :)
desculpa, mas jornalismo preguiçoso
http://www.serragaucha.com/pt/turismo/roteiros/passeio-de-maria-fumaca/
Oi Helena, eu passei por todos esses na minha pesquisa, mas resolvi limitar nos que eu achei mais legais e nos que pareciam menos turistões. A idéia foi fazer uma curadoria e não listar todos foi proposital, não preguiçoso, ok? Abraços!
O passeio de curitiba a Morretes é top.
Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.