Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.
O Itaú Cultural homenageia a partir de outubro a trajetória de 44 anos do Ilê Aiyê com uma belíssima ocupação. O Ilê Aiyê é o primeiro bloco afro do Brasil. Fundado em 1º de novembro de 1974, em Salvador (BA), e composto exclusivamente de pessoas negras desde então, o Ilê Aiyê surgiu num contexto de proibição velada dos negros desfilarem no circuito do carnaval da cidade. Sim, isso em Salvador! O bloco é desde sempre um grito de resistência e luta ao combate do racismo.
A história do Ilê Aiyê mistura-se à vida de Mãe Hilda e do terreiro Ilê Axé Jitolu, que serviu ao bloco como diretoria, secretaria, salão de costura e recepção dos associados. O bloco teve em Mãe Hilda (até 2009) sua fonte de inspiração e apoio, enquanto na religião tem sua fortaleza e sustentação. Hoje o ritual é realizado pela filha e sucessora de Mãe Hilda, a Doné Hildelice, que mantém acesa a tradição do evento.
Na entrada da mostra no Itaú Cultural, a voz de Luedji envolve o visitante com a música Ilê de Luz cantada a cappella. O espaço é estreito e ocupado por telas que reproduzem rostos silenciosos de moradores do Curuzu, onde nasceu e vive o Ilê Aiyê. Eles estão em três projeções e uma quarta exibe tradução em Libras. É o primeiro eixo e o que conta o início de tudo. Nele, também se ouve em paisagem sonora, o barulho do mar e nomes de referência de personalidades e pessoas que lutaram e lutam pelo fim do racismo. Durante toda a mostra o visitante mergulha na história do bloco através de fotos, sons, tecidos, projeções, tambores interativos, vídeos com entrevistas e o Caderno de Educação, produzido pelo bloco.
Para complementar a exposição, a programação conta também com 2 shows nos dias 5 e 6 de outubro, no Auditório Ibirapuera. O Ilê Aiyê se apresenta com 17 pessoas, entre percurssionistas, dançarinas, vocalistas e a Deusa do Ébano (Jéssica Nascimento). O Ilú Obá de Min e Ilú Inã se apresentam no dia 5; enquanto no segundo dia, dia 5, as baianas Xênia França e Luedji Luna são as convidadas da noite.
Anota na agenda, porque a mostra promete ser linda.
Serviços
Ocupação Ilê Aiyê
Itaú Cultural – Av. Paulista, 149, Piso térreo
De 4 de outubro a 6 de janeiro 2019
Terças-feiras a sextas-feiras, das 9h às 20h
Sábados, domingos e feriados, das 11h às 20h
Gratuito
Lalai prometeu aos 15 anos que aos 40 faria sua sonhada viagem à Europa. Aos 24 conseguiu adiantar tal sonho em 16 anos. Desde então pisou 33 vezes em Paris e não pára de contar. Não é uma exímia planejadora de viagens. Gosta mesmo é de anotar o que é imperdível, a partir daí, prefere se perder nas ruas por onde passa e tirar dicas de locais. Hoje coleciona boas histórias, perrengues e cotonetes.
Ver todos os postsVivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.