De repente, China

A China nos olhos de uma carioca.

Eventos gratuitos SP por Catho

Guia semanal de eventos gratuitos em São Paulo para driblar a crise.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Roteiros 12 horas por Treviso

Explorando cidades do nascer do sol ao fim da noite.

SP24hrs

Porque para amar São Paulo não é preciso firulas.

Inspire Jardins: o melhor da arte e do design no bairro

Quem escreveu

Renato Salles

Data

26 de June, 2018

Share

Em São Paulo, praticamente se acha rua para tudo. Tem a rua dos vestidos de noiva na Luz, dos lustres na Consolação, dos utensílios de cozinha na Sé e dos carrões de luxo na Av. Europa. Mas nenhuma é tão relevante em todo o país como a Al. Gabriel Monteiro da Silva quando falamos de design e decoração. O Brasil é uma verdadeira força mundial na área, e você consegue encontrar quase tudo que os designers brasileiros criam ali. A rua é uma verdadeira passarela da arquitetura e decoração, com as vitrines disputando espaço para mostrar o que se produz de mais arrojado e sofisticado.
Mas nem tudo está concentrado ali. Já no trecho final da Gabriel, a região dos Jardins absorveu esse potencial da rua e também se tornou um polo com o melhor não só do mobiliário e da decoração, mas também da arte. No meio do agito dos Jardins, bares e restaurantes convivem com galerias de arte, antiquários e lojas de decoração que valem uma visita mesmo para quem não quer comprar nada. Selecionamos 5 lugares que tem que estar na lista de quem quer deixar a casa linda, ou de pura inspiração.

Baró Galeria

design jardins, galeria baró
A Baró Galeria abriu as portas apenas em 2010, mas já se estabeleceu como referência na arte latino-americana na cena mundial. Sua programação em constante mudança tem a ousadia inconfundível da galerista espanhola Maria Baró, que procura sempre aprofundar o diálogo entre curadores, artistas, compradores e instituições de arte. Já recebeu trabalhos de grandes nomes como Daniel Arsham, Felipe Ehremberg e Christian Boltanski.
Baró Galeria
Rua da Consolação, 3417
Segunda, das 14h às 19h. Terça a sexta, das 10h às 19h. Sábado, das 11h às 19h.

Mendes Wood DM

design jardins, mendes wood dm
A Mendes Wood DM é uma galeria de arte contemporânea que apresenta alguns dos maiores artistas brasileiros ao mundo. Por aqui, eles são responsáveis por trazer algumas das mostras potentes de grandes nomes de fora para São Paulo. A curadoria é toda focada na crença que a arte tem o poder de tocar as pessoas e assim mudar o mundo. Além da matriz nos Jardins, tem também filiais em Nova York e Bruxelas.
Mendes Wood DM
Rua da Consolação, 3368
Segunda-feira a sábado, das 10h às 19

Ovo,

design jardins, galeria ovo
A Ovo, é uma mistura de loja com galeria comandada pela dupla de designers Luciana Martins e Gerson Oliveira, que está há mais de 2 décadas entre as mais conceituadas do país. Eles desenvolvem juntos móveis e objetos que estão no limite entre o design e a arte. Suas criações combinam funcionalidade com formas surpreendentes, e são um convite a repensar o lugar dos objetos mais comuns no nosso dia-a-dia.
Ovo,
Rua Estados Unidos, 2104
Segunda a sexta, das 10h às 19h. Sábado, das 11h às 17h

Loja Teo

design jardins, loja teo, pinheiros
Teo Vilella é o responsável por um dos melhores antiquários de São Paulo. Lá você encontra os  maiores ícones do design, abrangendo os anos 50 até os anos 70. Todas as peças são restaurados por eles mesmo e ficam impecáveis. Lá você encontra móveis com assinatura de grandes mestres do design como Sergio Rodrigues, Jean Gillon, Joaquim Tenreiro e Jorge Zalszupin.
Loja Teo
Rua João Moura, 268
Segunda a sexta, das 10h às 19h. Sábado, das 10h às 15h

Apartamento 61

design jardins, apartamento 61
A casa-galeria comandada por Vivian Lobato e André Visockis reúne peças dos maiores designers brasileiros do século 20. Em vez de uma loja comum, você vai encontrar os móveis dispostos como seria uma casa verdadeira. E a cereja do bolo é a própria casa, uma linda construção de 1939, com projeto do escultor ítalo-brasileiro Victor Brecheret.
Apartamento 61
Rua João Moura, 100
Terça a sexta, das 11h às 18h. Sábado, das 10h às 16h
*Foto Destaque: Cae Oliveira

Na série Inspire Jardins, trazemos dicas de lugares interessantes e sofisticados dentro dos segmentos de design e arte, gastronomia e diversão, e moda. E a Tegra, nossa parceira, vem apresentar seu novo empreendimento que fica bem ao lado desses lugares, o Gabell Jardins. Tudo isso para você vivar ao lado do que mais te inspira.

Quem escreveu

Renato Salles

Data

26 de June, 2018

Share

Renato Salles

Para o Renato, em qualquer boa viagem você tem que escolher bem as companhias e os mapas. Excelente arrumador de malas, ele vira um halterofilista na volta de todas as suas viagens, pois acha sempre cabe mais algum souvenir. Gosta de guardar como lembrança de cada lugar vídeos, coisas para pendurar nas paredes e histórias de perrengues. Em situações de estresse, sua recomendação é sempre tomar uma cerveja antes de tomar uma decisão importante. Afinal, nada melhor que um bom bar para conhecer a cultura de um lugar.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.