Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.
O Brasil é popular no mundo das cervejas (principalmente as pilsens), mas pouco se falava sobre cervejas artesanais até alguns anos atrás. Hoje em dia temos uma grande variedade de produções caseiras e artesanais de pequeno a grande porte. A cerveja on tap, que vem de um barril da fábrica para uma torneira de bar, ganhou novos adeptos.
Nessa linha de raciocínio, a Colorado teve seu lançamento no mercado brasileiro em 1996, quando foi fundada por Marcelo Carneiro, carioca que foi a Ribeirão Preto em busca de um novo negócio. Oito rótulos de cervejas artesanais (California Steam, Paramá Red, IPA, Doppelbock, Kölsh, Stout, Ribeirânia Pilsener, Amber Ale e Honey Wheat) foram lançados na inauguração da cervejaria, com um urso de logotipo, misturando produtos brasileiros nas receitas e muita ousadia. Em 2015, a Colorado foi comprada pela AMBEV mas manteve seu dono na criação e expandiu a cervejaria vinda de Ribeirão Preto para o mundo.
Com esses novos seguidores, o tap room (bar de cervejas) é o melhor lugar para se beber uma cerveja artesanal e fresca. E com o crescimento da marca, revelou-se a necessidade de interação com seu público. Os tours na fábrica já faziam parte dessa estratégia, mas eles foram além na criação da Toca do Urso, batizado em referência ao mascote da cervejaria. O público pode visitar as instalações onde são criadas as cervejas, ver o processo artesanal de perto, e acabar o tour na Toca. Lá é possível experimentar as cervejas da marca em um sistema de auto-serviço de chope (My Tapp), podem escolher qualquer uma das cervejas disponíveis e servir a quantidade desejada.
São 14 torneiras que servem estilos clássicos e novidades criadas na nanocervejaria, uma planta ao lado da Toca do Urso, um barrel room (sala de barril) totalmente construído para envelhecimento de cervejas e novas experimentações. Ali as inovações cervejeiras da marca são produzidas em edições limitadas como Gabiru, IPAçoca, Tripel com Laranja e Pimenta, entre outras.
Já considerado pela população local um ponto turístico da cidade, a Toca do Urso foi criada pelo estúdio de design e arquitetura Superlimão. Suas instalações contam com o espaço de recreação, jardim, horta e restaurante.
Após a visita na fábrica, você recebe um cartão de recarga abastecido com 100ml de chope. Então você pode escolher entre 16 rótulos da Colorado que variam entre R$ 2,85 e R$ 5,00 a cada 100ml. O preço da comida varia entre R$ 9 e R$37. O cardápio assinado pelo chef Raphael Despirite conta com quitutes, lanches, sobremesas e uma feijoada aos sábados. Após os comes e bebes, é possível visitar loja super charmosa em ônibus antigo (modelo Amélia) que conta com produtos exclusivos da marca, entre eles camisetas, bonés, growlers, copos e cervejas.
O agendamento é feito no site da Colorado.
Valor: R$ 25,00/pessoa
Brinde: Copo Caldereta Colorado 210ml;
Pagamento preferencialmente em dinheiro, antes da visita, na Loja da Cervejaria;
Duração: 1h30;
Limite de 25 pessoas por turma;
Vestimenta: o uso de sapato fechado e sem salto é obrigatório, use preferencialmente calça comprida;
Ao término, é feita uma degustação das principais cervejas de linha;
A visita a fábrica é feita somente aos sábados, mas a Toca do Urso é aberto nos horários abaixo.
Cervejaria Colorado
Rodovia Anhanguera, km 308 (próximo ao Trevão)
Parque dos Lagos – Ribeirão Preto/SP
Telefone: (16) 3632-0007
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Horário de funcionamento
• Quinta: 18h às 00h
• Sexta: 18h às 1h
• Sábado: 11h às 1h
• Domingo: 11h às 22h
Tour pela Toca (fábrica)
• Sábados: às 10h30 e às 13h
Lojinha
• Segunda e terça: 9h às 18h
• Quarta e quinta: 10h às 00h
• Sexta e sábado: 9h às 1h
• Domingo: 11h às 22h
Disk Chope: (16) 3941-4949
• Segunda a sexta: 9h às 18h
• Sábado: 9h às 13h
*Foto de Capa: Toca do Urso : Gustavo H (divulgação).
O Chicken or Pasta esteve na Toca do Urso a convite da Colorado.
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