Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.
Na contramão das fast fashion (sim, aquela dos escândalos de mão-de-obra escrava e peças, muitas vezes, descartáveis), surgiu o movimento slow fashion, que propõe uma moda consciente. Pense em peças produzidas em menor escala, feitas para durar e marcas que têm a preocupação de causar o menor impacto possível ao meio ambiente e à sociedade, em geral.
Como consultora de estilo, posso dizer que sou bem fã dessas marcas, não só por tudo isso que falei no parágrafo aí de cima, mas porque são nessas marcas que a gente consegue achar peças com design único e qualidade excelente.
Em São Paulo, a maioria delas estão na região de Pinheiros e Vila Madalena, então se você pretende desbravar esse universo, recomendo que comece por lá!
É, provavelmente, a marca mais comprometida com a moda consciente de toda essa lista. Isso porque a estilista cuida de perto de cada etapa de todo o processo de desenvolvimento e produção das suas peças. O resultado são roupas lindas, dessas que dá vontade de morar dentro, todas feitas com matéria-prima orgânica e tingidas com técnicas naturais. Além disso, a Flávia também ensina essa técnica de tingimento no seu atelier e promove um brechó online no site da marca!
Onde: rua Aspicuelta, 224 | Vila Madalena
http://flaviaaranha.com/
Tecidos confortáveis em cores marcantes, toques de alfaiataria e uma modelagem bem trabalhada. Peças simples, práticas, descontraídas e elegantes que formam um mix enxuto, mas capaz de criar um guarda roupa completo e especial: essa é a proposta da Iara. Em clima intimista, os produtos são confeccionados em pequenas quantidades, e vendidos quase exclusivamente no atelier e no site.
Onde: Rua Beatriz, 54 – Casa 3 | Vila Madalena
www.iarawisnik.com
Pra quem ainda acha que sustentabilidade e sofisticação não andam juntos, a Heloísa Faria taí pra provar que isso é possível, sim! A estilista cria roupas super autorais, com construção e acabamentos sofisticados, usando tecidos reaproveitados e biodegradáveis.
Onde: Rua Harmonia, 342 | Vila Madalena
www.heloisafaria.com.br
A Karmen tem como causa principal a preocupação com o desperdício da indústria têxtil. Por isso, ela utiliza tecidos de qualidade que a indústria não quis mais. O resultado: possibilidades infinitas de estampas e peças únicas. Além disso, a marca tem um visual bem contemporâneo e a cada coleção convida artistas diferentes para dar vida a algumas peças.
Onde: loja da Heloísa Faria | Rua Harmonia, 342 | Vila Madalena
http://www.karmen.com.br
Instalada num sobrado em Pinheiros, a loja da MyFots tem cara de casa de vó, um lugar pra se sentir acolhido e bem-vindo. Lá dentro, peças atemporais, confortáveis, versáteis e feitas para durar. A marca foi criada pela estilista Tatiana Marcondes com a ideia de agregar simplicidade e versatilidade tanto na forma de trabalhar quanto na relação com as pessoas e coleções. Além das peças masculinas e femininas, desde 2017, a marca também faz roupas para crianças, sem distinção de gênero.
Onde: Rua Padre Carvalho, 379 | Baixo Pinheiros
https://www.myfots.com/
Alfaiataria moderna, peças com design atemporal, tecidos de qualidade e acabamento impecável. De quebra, quem visita o atelier, é recebido pela própria Georgia que é um amor de pessoa. Além das peças disponíveis para venda, a estilista também faz roupa sob medida, dá aulas de costura no próprio atelier e vira e mexe promove eventos feitos de e para mulheres que querem se fortalecer e se apoiar. #grlpwr
Onde: Rua dos Pinheiros, 339 | Pinheiros
www.georgiahalal.com.br
A Comas produz peças por meio da técnica de “upcycling”, processo pelo qual produtos descartados são recuperados, transformados e recolocados no mercado. O elemento principal da marca são as camisas masculinas, que nas mãos da estilista Augustina Comas, se transforma em saias, tops, vestidos… Augustina também ministra workshops, palestras e consultorias para empresas que buscam repensar seus resíduos e processos produtivos.
Comas
Mudou de Pinheiros para a Rua Iquiririm, 953A, Vila Indiana
Não podia encerrar essa lista sem uma marca de calçados. A Insecta transforma peças de roupas usadas e garrafas de plástico recicladas em botas, oxfords, sandálias e slippers veganos, sem nenhum uso de matéria-prima de origem animal. Não bastasse isso tudo, os sapatos ainda são lindos e confortáveis.
Insecta Shoes
Onde: Rua dos Pinheiros, 342- Pinheiros (tem também um corner na Livraria Cultural Av. Paulista)
* Foto de capa: Reprodução. Última edição do post feita em 11.12.19.
Podem indicar tambem lojas que vendam masculino?
Ton, pode deixar que vamos pensar numa versão para os meninos.
Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.