Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.
Lembra da Pepsi Cristal? Do Sony Betamax ou do Google Glass? É claro que a grande maioria de produtos lançados fracassam, mas existem alguns que o barulho é tão grande que se tornam exemplos de fracasso. Sabendo disso, Samuel West, que é psicólogo, pesquisador e especialista em produtos fracassados, abre nesse verão o Museum of Failure na Suécia.
Apesar de parecer que um museu desse tipo seria a coisa mais deprê do mundo, a ideia de Samuel é exatamente o oposto. Ele quer que as pessoas tenham por lá uma experiência de aprendizado e que entendam que se querem evoluir ou inovar, elas têm que aprender a aceitar o fracasso. A ideia veio quando ele estava visitando outro museu na Croácia, o Museum of Broken Relationships (Museu das relações quebradas). Lá, ele teve o insight para o novo museu e saiu de lá com a missão de criá-lo.
Por enquanto, a exposição terá 60 objetos. Além dos citados acima, tem também um Nokia N-gage, um Apple Newton, a lasanha lançada pela Colgate, ou a Bic for Her, caneta lançada para o mercado feminino (né?). Alguns itens não são claramente um fracasso. Adicione na lista por exemplo a Kodak Digital Camera, que está aqui representando principalmente a demora da empresa em aderir a nova tecnologia – e que por causa disso, deixou a companhia a ver navios. Outro item capaz de causar alguma polêmica é um segway: será que podemos considerar um fracasso, sendo que a companhia continua firme e forte vendendo os carrinhos por aí?
Para quem se interessou: o museu abre no dia 7 de junho, na cidade de Helsingborg, na Suécia. Eles também levam uma versão pop-up do museu para outras cidades. Nos próximos meses passam por Berlim, Amsterdã e Miami. E, para saber mais, veja acesse a página dele.
A Dani gasta todo o seu dinheiro com viagens. Um de seus maiores orgulhos é dizer que já pisou em cinco continentes. É do tipo sem frescura, que prefere localização a luxo e não se importa de compartilhar o banheiro de vez em quando. Adora aprender palavras no idioma do país que vai visitar e não tem vergonha de bancar a turista.
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