Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.
Um dos principais eventos do mundo em fevereiro é, sem dúvida, nosso Carnaval brasileiro. Selecionamos algumas exposições, espetáculos e até bate-papos e palestras para inspirar o ano. Quem quiser mesmo se esbaldar em algum festival de música, confira aqui a nossa lista com alguns dos melhores festivais que rolam em 2017. Vem com a gente!
TimesTalk: The Cast of “Girls”
1 de Fevereiro, Skirball Center for the Performing Arts, Nova York
Lenna Dunham, Allison Williams, Jemima Kirke e Zozia Mamet estão rumo à sexta e última temporada de Girls (aaaah!) no próximo dia 12 de fevereiro. O quarteto se reúne duas semanas antes no Times Talks para um bate-papo animado com gosto de despedida. A parte triste é que os ingressos estão esgotados. A parte boa é que vai rolar streaming ao vivo do evento.
Link: timestalks.com
Transcending Boundaries
Até 11 de Março, Pace Gallery, Londres
O TeamLab, coletivo multidisciplinar baseado em Tóquio, criou uma série de instalações imersivas com obras de arte digital que se entrelaçam e desvanecem uma nas outras, permitindo o visitante a interagir, alterar e manipular a instalação. É o tipo de obra que faz a gente se perder dentro. A ideia é criar uma experiência diferente para cada espectador.
Link: www.pacegallery.com/exhibitions/12840/transcending-boundaries
Robotics, AI and Society
31 de Janeiro a 22 de Março, Carlton House Terrace, Londres
A British Academy vai discutir, nas próximas semanas, questões relacionadas aos avanços na robótica e Inteligência Artificial, como isso afeta leis, negócios, sociedade e nossas vidas pessoais. Debates como se robôs necessitam de leis e se eles estão prontos para relacionamentos, sexo e até casamento, são alguns dos temas presentes. Serão seis encontros entre os dias 31 de janeiro e 22 de março, todos gratuitos.
Link: www.britac.ac.uk/robotics
Tree of Codes – Company Wayne McGregor
3 a 23 de Fevereiro, Palais Garnier, Paris
Mesmo que balé não seja a sua praia, não deixe de conferir a ficha técnica deste espetáculo, que conta com o Jamie XX assinando a música, Olafur Eliasson a cenografia. Tree of Codes é inspirado no romance homônimo, do escritor americano Jonathan Safran Foer.
Link: www.operadeparis.fr
Festival Nomade
8 a 13 de Fevereiro, Manquemapu, Chile
O Festival Nomade é um evento itinerante com duração de seis dias: três para construí-lo junto com a comunidade local onde acontece e três para curtir uma programação musical. O festival tem música, arte e o turismo sustentável como base. Na programação tem yoga, temazcal, workshops de permacultura, música, cerimônias do fogo entre outros. No line-up tem nomes como Nicola Cruz e Matanza. O Nomade sempre acontece em lugares de difícil acesso.
David Hockney
9 de Fevereiro a 29 de Maio 2017, Tate Britain, Londres
David Hockney está no auge de sua carreira (no auge do auge). O artista plástico, cenógrafo, fotógrafo e gravador inglês não para de produzir, experimentar novos estilos, abraçar a tecnologia e ganhar exposições ao redor do mundo. Hockney ganha este ano sua maior retrospectiva em comemoração aos seus 80 anos. É um dos maiores artistas vivos do mundo. A exposição passará pelo Tate Britain, Centre Pompidou, e o MET Nova York, apresentando seis décadas com pinturas, desenhos, fotos, vídeos e impressos. Prepare-se para se emocionar. A dica de ouro é: no dia 3 de Março vai ter uma edição especial do Festival nº 6 no Tate Britain, com um ótimo line-up, incluindo Greg Wilson.
Link: www.tate.org.uk/whats-on/tate-britain/exhibition/david-hockney
Seurat’s Circus Sideshow
17 de Fevereiro a 29 de Maio, 2017, MET, Nova York
A cativante obra “Cirque Sideshow” (A parada no circo), pintada entre 1887 e 1888, de Georges Seurat será ponto de partida para esta exposição. Serão apresentadas mais de cem pinturas, desenhos, estampas, cartazes de época e revistas ilustradas, produzidos no século seguinte à sua morte por artistas que foram influenciados pela obra, do caricaturista Honoré Daumier a Pablo Picasso.
Link: www.metmuseum.org/exhibitions/listings/2017/seurat-circus-sideshow
Lalai prometeu aos 15 anos que aos 40 faria sua sonhada viagem à Europa. Aos 24 conseguiu adiantar tal sonho em 16 anos. Desde então pisou 33 vezes em Paris e não pára de contar. Não é uma exímia planejadora de viagens. Gosta mesmo é de anotar o que é imperdível, a partir daí, prefere se perder nas ruas por onde passa e tirar dicas de locais. Hoje coleciona boas histórias, perrengues e cotonetes.
Ver todos os postsVivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.