Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

Mica, o izakaya moderninho da turma do Pitico

Quem escreveu

Renato Salles

Data

17 de July, 2017

Share

Apresentado por

Depois do super bem sucedido Pitico, a turma do grupo do Pita Kebab resolveu investir pesado na pequena Rua Guaicuí, no Baixo Pinheiros. Só em 2017, eles já abriram duas casas novas, fugindo um pouco da excelente comida árabe que eles fazem tão bem há mais de 10 anos. É o caso do Mica, um micro-restaurante que faz uma deliciosa mistura de influências asiáticas com a gastronomia de vários países.
Para começar, e mudando completamente o clima dos outros restaurantes do grupo, o Mica é tão pequeno que dentro não tem nenhuma mesa. Apenas um grande balcão, onde cabem até 16 pessoas, corta o espaço longitudinalmente, dividindo-o com a cozinha em linha, no melhor estilo dos izakayas japoneses. As poucas mesas disponíveis ficam do lado de fora, na calçada.

O salão do Mica é na verdade uma salinha - foto: Renato Salles
O salão do Mica é na verdade uma salinha – foto: Renato Salles

O cardápio também segue a linha minimalista oriental. As opções estão divididas em três grupos, cada um com um único preço: as porções ($14), os acompanhamentos ($6) e os sanduíches ($16). É tudo baratinho, mas os pratos são todos pequenos. Deve ser de propósito, porque dá vontade de experimentar tudo. E acho que a ideia do programa lá é exatamente esse, ficar petiscando, dividindo tudo, e jogando conversa fora. O meu bate-papo foi embalado por um escabeche de lula bem macio, um ceviche surpreendente com bifum e castanha de caju, um guioza de mexilhão muito saboroso, e fechando com o thai karaage, cubos de frango frito picante com um molho agridoce de comer de joelhos. Tudo vem servido em pequenos bowls de cerâmica rústica para se comer com hashis.
O delicioso thai karaage combina perfeitamente com o surya - foto: Renato Salles
O delicioso thai karaage combina perfeitamente com o surya – foto: Renato Salles

Fechando a refeição, ainda me arrisquei com um dos sanduíches, que vem todos no bun, um pão chinês cozido no vapor, do tamanho de um pão de queijo grande. O recheio pode ser de porco, peixe ou vegetariano. Eu fiquei com o primeiro, um lombo empanado que derretia na boca. E só com isso eu confesso que já estava satisfeito.
O bun de porco vem com maionese de curry em cima - foto: Renato Salles
O bun de porco vem com maionese de curry em cima – foto: Renato Salles

Mais elaborada, e um pouco mais cara, a carta de drinks também faz bonito, com receitas um tanto curiosas. Tem drink de cachaça com abobrinha e cardamomo, de soju (destilado de batata doce) com beterraba e wasabi, e até um que leva rum com kimchi (acelga fermentada). Eu fiquei com o refrescante Surya, de gim com gengibre e folhas de shiso. Complementam a carta sakês e outros destilados japoneses, cervejas japonesas e tailandesas, e alguns sucos com um pé no oriente.
Uma boa dose de sakê japonês vai bem com o escabeche de lula - foto: Renato Salles
Uma boa dose de sakê japonês vai bem com o escabeche de lula – foto: Renato Salles

A experiência de comer no Mica é toda não só saborosa, mas instigante. São tantas misturas inusitadas, ingredientes tão diferentes em receitas tão simples e comuns, que você se sente desbravando um novo mundo culinário. E estar sentado cara-a-cara com os cozinheiros, que te contam cada detalhe dos pratos que servem, faz a refeição virar quase uma aula. O único drama no Mica é conseguir lugar, já que ele é tão enxuto. O bom é que, se a fila estiver grande demais, você sempre pode migrar para o Pitico ou para o Buraco Quente, dos mesmos donos, e no mesmo quarteirão.
A inusitada mistura de cachaça, abobrinha e cardamomo do Chicabô - foto: Renato Salles
A inusitada mistura de cachaça, abobrinha e cardamomo do Chicabô – foto: Renato Salles

Mica
Rua Guaicuí, 33 – Pinheiros
(11) 3360-2608

De terça a domingo, das 12h à 0h.

Quem escreveu

Renato Salles

Data

17 de July, 2017

Share

Apresentado por

Renato Salles

Para o Renato, em qualquer boa viagem você tem que escolher bem as companhias e os mapas. Excelente arrumador de malas, ele vira um halterofilista na volta de todas as suas viagens, pois acha sempre cabe mais algum souvenir. Gosta de guardar como lembrança de cada lugar vídeos, coisas para pendurar nas paredes e histórias de perrengues. Em situações de estresse, sua recomendação é sempre tomar uma cerveja antes de tomar uma decisão importante. Afinal, nada melhor que um bom bar para conhecer a cultura de um lugar.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.