De repente, China

A China nos olhos de uma carioca.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Roteiros 12 horas por Treviso

Explorando cidades do nascer do sol ao fim da noite.

SP24hrs

Porque para amar São Paulo não é preciso firulas.

German Lorca, o gênio da fotografia de graça no Sesc Bom Retiro

Quem escreveu

Jo Machado

Data

31 de January, 2017

Share

Quem curte fotografia ou é um bom entusiasta das artes sabe do peso que o nome German Lorca tem dentro da fotografia moderna brasileira. Até mesmo quem não é expert no assunto provavelmente já deve ter ouvido falar, ou conhece alguma das fotos desse contador formado pelo Liceu Acadêmico de São Paulo. Sua intimidade com a fotografia começou ainda na faculdade, quando comprou sua primeira máquina fotográfica de um colega.

Levitação na piscina - German Lorca
Levitação na piscina – German Lorca

Autodidata, German só viu seu interesse pela fotografia aumentar com o passar dos anos. Com incentivo de um parente, procurou cursos de formação, que eram extremamente técnicos. Então, acabou se dedicando em investigar as linguagens fotográficas dentro dos fotoclubes, que eram mais acessíveis na época. Virou membro do Foto Cinema Clube Bandeirante, onde conheceu grandes percursores da fotografia modernista brasileira.
Rio Pinheiros da Ponte do Morumbi - German Lorca
Rio Pinheiros da Ponte do Morumbi – German Lorca

No alto dos seus 94 anos, o fotógrafo já transitou entre os mais variados contextos. Seu talento transita desde a simples captação de registros de imagens até verdadeiras histórias estáticas.
German Lorca
Foto sem título – German Lorca

A exposição Arte Ofício/ Artifício, que inaugurou no finalzinho de outubro do ano passado e tem curadoria de Eder Chiodetto, reúne de forma progressiva as fotografias de German que retratam principalmente às cenas da vida cotidiana. Com muita liberdade, suas imagens podem se revelar poéticas ou causar certo estranhamento. Na seção ‘Arte’, a linguagem se apresenta em forma de experimentação e vai além dos registros em preto e branco comuns. Em ‘Ofício’, a exposição mostra o lado da fotografia publicitária de Lorca. E em ‘Artifício’, o lado colorido e atento do fotógrafo, provando mais uma vez a atemporalidade do seu trabalho, com obras decisivas para a renovação da fotografia moderna no país.

Em cartaz até o final do mês de fevereiro, Arte Ofício/ Artifício é uma aula de como a paixão pela fotografia conecta o tempo e as histórias do mundo atual.
Arte Ofício/ Artifício – Sesc Bom Retiro
Até 27/02 – Segunda a sexta, das 9h às 18h; Sábado, das 10h às 21h; Domingo e feriado, das 10h às 18h.

Alameda Nothmann, 185 – Bom Retiro
Gratuito
* Foto destaque: Andrea Lorca

Quem escreveu

Jo Machado

Data

31 de January, 2017

Share

Jo Machado

O Jo é do tipo que separa pelo menos 30% do tempo das viagens para fazer o turista japonês, com câmera no pescoço e monumentos lotados. Fascinado pelas diferenças culturais, fotografa tudo que vê pela frente, e leva quem estiver junto nas suas experiências. Suas maiores memórias dos lugares são através da culinária, em especial a comidinha despretensiosa de rua. Seu lema de viagem? Leve bons sapatos, para agüentar longas caminhadas e faça uma boa mixtape para ouvir enquanto desbrava novos lugares. Nada é melhor do que associar lindas memórias à boas canções.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.