Desert X: o Coachella das artes

Quem escreveu

Lalai Persson

Data

03 de March, 2017

Share

Este ano é um grande ano para as artes. Documenta14, Bienal de Veneza, Skulptur Projekte Münster, Antarctica Biennale são alguns dos maiores destaques de 2017, mas o estreante Desert X está sendo considerado por muitos um dos eventos mais quentes do ano no mundo das artes. O Desert X toma conta por três meses do Coachella Valley, em Palms Springs, destino que ficou popular devido ao festival de música Coachella. E vai ser possível fazer a dobradinha este ano.

Visile Distance, por Jennifer Bolande. Foto: Lance Gerber.
Visile Distance, por Jennifer Bolande. Foto: Lance Gerber. Cortesia da artista e Desert X

Para sua primeira edição foram convidados dezesseis artistas com alguns nomes de peso como Richard Prince e Doug Aitken entre eles, além de Gabriel Kuri, Claudia Comte, Sherin Guirguis, Rob Pruitt, Tavares Strachan, Will Boone e Phillip K Smith III.

Instalação renderizada da instalação do artista Doug Aitken - Desert X.
Instalação renderizada da instalação Mirage Desert, do artista Doug Aitken – Desert X.
doug-aitken-mirage-desert-x-6-1478x985
Mirage Desert, por Doug Aitken. Foto: Lance Gerber. Cortesia do artista e do Desert X
Third Place, por Richard Prince. Foto: Lance Gerber.
Third Place, por Richard Prince. Foto: Lance Gerber. Cortesia do artista e do Desert X.
The Circle of Land, por Phillip K Smith III. Foto: Lance Gerber - cortesia Desert X
The Circle of Land, por Phillip K Smith III. Foto: Lance Gerber. Cortesia do artista e do Desert X

Um dos objetivos do Desert X é discutir as mudanças climáticas através de arte site specific, fornecendo nada menos do que o deserto como pano de fundo para  artistas como inspiração e influência para o trabalho que foi desenvolvido. Afinal “o deserto exerce um grande fascínio em artistas, arquitetos, músicos, escritores e outros exploradores de paisagens e da alma”, de acordo com o curador Neville Wakefield.

Curves and Zigzags, por Claudia Comte. Foto: Lance Gerber.
Curves and Zigzags, por Claudia Comte. Foto: Lance Gerber. Cortesia do artista e Desert X

A bienal ocupa uma área de 73km e são necessários dois dias para conseguir ver todas as instalações.

As instalações são poderosas e, o melhor, o acesso é gratuito. Está indo para o festival Coachella em abril? Então não deixe de visitar o Desert X, que acontece até 30 de Abril e é com certeza um dos eventos mais legais do ano para ir.

Mais infos www.desertx.org.

Quem escreveu

Lalai Persson

Data

03 de March, 2017

Share

Lalai Persson

Lalai prometeu aos 15 anos que aos 40 faria sua sonhada viagem à Europa. Aos 24 conseguiu adiantar tal sonho em 16 anos. Desde então pisou 33 vezes em Paris e não pára de contar. Não é uma exímia planejadora de viagens. Gosta mesmo é de anotar o que é imperdível, a partir daí, prefere se perder nas ruas por onde passa e tirar dicas de locais. Hoje coleciona boas histórias, perrengues e cotonetes.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.