Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

Teste: quantos dias dá para usar a mesma camiseta?

Quem escreveu

Ola Persson

Data

04 de May, 2016

Share

Eu sempre fui adepto de roupas de lã como primeira camada quando o assunto é atividades esportivas no frio. A lã continua confortável mesmo depois de alguns dias usando a mesma peça. Mas infelizmente essas peças raramente tem um visual que é socialmente aceitável.

Se você não está familiarizado com as vantagens da lã, uma de suas maiores qualidades é te manter aquecido e acolhido no frio, e sem perder seu calor natural, mesmo quando fica molhada (diferente do algodão, por exemplo). Graças à sua característica bactericida, você vai ter que trabalhar muito para desenvolver aquele odor desagradável na roupa de lã. No final, o cheiro ruim das roupas é culpa de bactérias, e não do próprio suor.

No Brasil, o material não é muito comum – acho que ninguém costuma usar segunda pele quando faz 30 graus lá fora – mas é o tecido ideal para quem mantém um estilo de vida ativo e pratica muito esporte. Há algum tempo, a lã começou a figurar em roupas mais casuais, não só em cortes atléticos que remetem expedição para polo norte. A promessa é um controle de temperatura melhor, secagem rápida e resistência ao famoso ‘budum’.

Eu venho querendo comprar a minha camiseta de lã há um tempo, mas demorei para apertar o gatilho pois são caras e um pouco mais quentes que as comuns de algodão. Na minha última visita à Suécia, entretanto, eu topei com uma que me interessou. Era uma Icebreaker Cool-Lite Sphere Crew, feita de um tecido em grande parte de lã merino, que promete ser leve e fresca, enquanto mantém as mesmas boas qualidades da lã. Não resisti à tentação, e em troca de meio salário mínimo, eu virei o feliz possuidor da camiseta que sempre almejei.

_MG_8211
Meu mais novo amigo-camiseta

Então, qual é o melhor jeito de testar a minha nova compra, se não usando-a pelo máximo de dias possíveis antes de lavá-la? Eu sempre levo uma camiseta extra em vôos longos, para poder trocar para algo limpo na chegada. Então já comecei com uma prova intensa: no dia da volta ao Brasil, eu vesti minha linda e cheirosa camiseta nova, sem nenhuma extra na mala de mão. Ousado, eu sei. O plano era começar ali um casamento com a minha roupa, e só pedir divórcio quando tivéssemos diferenças inconciliáveis.

Nosso vôo acabou mudando de rota, nada foi como planejado, mas chegamos finalmente em casa, em uma São Paulo excessivamente úmida e quente, com o trânsito dos piores que conhecemos. Ficamos fechados em um taxi-sauna por mais uma hora e meia antes de conquistar aquele merecido banho. A camiseta continuava com a sensação de nova em folha até esse ponto, apesar de pinicar um pouco na pela seca, alcançado depois de mais de um mês no clima invernal e seco da Suécia. Continuei usando-a no dia seguinte. E no dia seguinte, e seguinte. No oitavo dia vestindo a mesma camiseta, começavam os primeiros sinais de problemas no casamento. Foi aí que ela começou a dar uma leve sensação de suja, com um leve cheiro de cansada. Mas mesmo assim, nada que chegasse perto de um real cecê.

ADMHE

Aí eu decidi que 8 dias eram suficientes para o teste, que a camiseta passou com mérito. Eu a pendurei numa cadeira para ventilá-la um pouco. Alguns dias depois, teve o Lollapalooza BR, e eu peguei uma camiseta qualquer e saí, voltando para casa com aquele aroma clássico de dia-longo-no-festival-no-sol-e-na-multidão. No dia seguinte, eu usei minha esposa-camiseta, ainda sem lavar depois do longo teste. Ainda assim, no final da noite, eu ainda me sentia consideravelmente mais limpo do que no dia anterior. Lavei depois disso, mas provavelmente poderia ter esticado alguns dias sem acabar nenhum casamento.

Desde então, eu já vesti a minha nova camiseta preferida em uma trilha de 12km para as prateleiras (Itatiaia) em um sol escaldante, em dias comuns e na academia, sem nenhuma reclamação a fazer. Em resumo, a camiseta de lã é perfeita para qualquer ocasião onde uma de algodão jogaria a toalha, te deixando suado e fedido. Com certeza essa vai ser a minha escolha para viagens longas, assim como qualquer atividade esportiva que requer uma boa e duradoura camiseta, como uma trilha ou um acampamento.

Ao lado do maciço das prateleiras. Foto: Lalai Persson
Ao lado do maciço das prateleiras. Foto: Lalai Persson

Uma nota final sobre as medidas, caso alguém se interesse em comprar o mesmo modelo. Eu geralmente uso tamanho M, mas acabei pegando um G. O M serve, mas dando uma pequena esgarçada. O G é um pouco largo demais, mas nada que fizesse eu me sentir mulambento.

Quem escreveu

Ola Persson

Data

04 de May, 2016

Share

Ola Persson

Viaja sempre com uma mochila com camera, laptop e kindle e uma mala pequena de roupas. Nela leva mais uma mala vazia que vai enchendo ao longo da viagem. Não é fã de pontos turísticos, não gosta de muvuca e foge de filas, mesmo que seja para ver algo considerado imperdível. Por isso nunca subiu na Torre Eiffel, mesmo tendo ido várias vezes à Paris. Acredita que uma boa viagem é sentir a cidade como morador. Tanto que foi pra São Paulo em 2008 e ainda está por lá.

Ver todos os posts

Comentários

  • Realmente, as camisas de merino da Icebreaker são sensacionais!

    - Fábio Nascimento
  • Depoimento perfeito. Entre em contacto com o fabricante e coloca o link aqui. Com certeza recebera algumas camisetas gratis. Gostaria dessa camiseta para usa-la como “undershirt” para o trabalho.

    - Walter Bello
  • Olá, só uma correção: antibacteriano ou bactericida. Antibactericida não faz sentido :)

    - Camila
    • Tem razão, Camila. Já corrigimos. Muito obrigado!

      - Renato Salles

Adicionar comentário

Assine nossa newsletter

Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.