De repente, China

A China nos olhos de uma carioca.

Eventos gratuitos SP por Catho

Guia semanal de eventos gratuitos em São Paulo para driblar a crise.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Roteiros 12 horas por Treviso

Explorando cidades do nascer do sol ao fim da noite.

SP24hrs

Porque para amar São Paulo não é preciso firulas.

Sabores do Brasil em São Paulo - Vol.1

Quem escreveu

Jo Machado

Data

22 de March, 2016

Share

Dentre os diversos movimentos culturais que fazem de São Paulo uma capital tão heterogênea, a gastronomia é o mais latente deles. A cada esquina, sabores de algum lugar do mundo ou de alguma região do país se encontram, transformando a cidade em um caldeirão cheio de tradição, sabor e cultura.
Pensando em celebrar e fomentar o conhecimento dos novos e dos tradicionais sabores do país presentes em São Paulo, vamos reunir a cada post 5 lugares que sirvam delícias regionais brasileiras, culturalmente marcantes e enraizadas aqui, vindas em diversos cantos do país. Do Oiapoque ao Chuí, os sabores deste enorme país, se encontram na nossa cidades. Duvida? Então olha só!

Xis Gaúcho da Kombi do Chef
Xis Gaúcho da Kombi do Chef

Kombi do Cheff e o seu Xis Gaúcho

Gaúchos e gaúchas de todas as querências, o verdadeiro Xis Gaúcho em São Paulo está sem dúvida, na Kombi do Cheff. Além de bem recheado e no pão certo, os ingredientes são os mesmos utilizados lá no RS.  Além do tradicional Xis Salada, o Xis Coração dos caras é perfeito, um retorno aos pampas a cada mordida. Além do Xis, pastelina, Fruki e outras guloseimas tradicionais gaúchas também estão a disposição. E como a Kombi é itinerante, é melhor ficar de olho na fanpage dos caras para descobrir onde ela vai estar estacionada.
Kombi do Chef
Sem local definido

Tel.: 11 98282.5658
Horário indefinido
 

20150926_133206
Moqueca capixaba do Meaípe

A moqueca capixada do MEAÍPE

O Meaípe é um famoso e antigo recanto capixaba em São Paulo que serve uma despretensiosa e saborosíssima moqueca de peixe em panela de barro. Acompanhada de arroz e pirão, a moqueca também tem versão vegetariana, feita com palmito. Além disso, diversas outras delícias caseiras da culinária do Espírito Santo. Vale cada garfada! E o atendimento maravilhoso do Seu Paulo, o dono, que pede pra você mesmo servir-se de bebidas.
Restaurante Meaípe
Rua Fradique Coutinho, 276 – Pinheiros

De segunda a sexta, das 12h às 16h. Sábado, das 12h às 18h.
 

20151010_162459-1170x878
O amado acarajé do Tabuleiro em suas versões para carnívoros e vegetarianos

O Acarajé do Tabuleiro do Acarajé

Sim, já falemos dele. E muito! Mas felizmente não há como escapar.  Lá no Tabuleiro do Acarajé, essa delícia icônica da culinária baiana é executada com perfeição e com uma dose enorme de amor. Quem é baiano, ou é conhecedor profundo das iguarias daquela terra, sabe que além de bons ingredientes e uma receita tradicional, o sentimento envolvido no preparo é fundamental. Se ainda não conhece e for provar, dê uma abraço em Miri e Fátima por nós do @sp24hrs.
Tabuleiro do Acarajé
Rua Cesário Mota Junior, 611 – Consolação
De segunda a quinta, das 18 às 22h. Sábado, das 13 às 17h
Só aceita dinheiro!
 

Porçãozinha básica de baião de dois do Cariri
Porçãozinha básica de baião de dois do Cariri

Baião de Dois do Cariri

Opções de restaurantes especializados na gastronomia nordestina em São Paulo não faltam. Vão desde os mais tradicionais até os mais contemporâneos, famosos por sua união entre o folclórico e a novidade. Contudo, se você procura uma comida nordestina tradicional, nada melhor que ir onde o nordestino está. E aqui em São Paulo, o Centro de Tradições Nordestinas é o melhor lugar para isso. Dentre tantos restaurantes lá presentes, o Cariri é dono de um baião de dois memorável e pra lá de bem servido. Um prato simples, mas com enorme tradição e sabor inigualáveis. Além disso, o restaurante oferece pratos mais elaborados da culinária nordestina, como a Mocofava e a Buchada, que exigem todo um cuidado em sua preparação. Aproveite que o inverno vem aí e se programe para conhecer tanto o CTN quanto o Cariri.
Restaurante Cariri
CTN – Centro de Tradições Nordestinas – BOX 5
Rua Jacofér, 615 – Bairro do Limão
Segunda, das 11h às 16h. Sexta e sábado, das 11h às 05h.  Domingo, das 11h às 23h
 

A famosa lingüiça de Maracaju da Sobaria

OS PRATOS SUL-MATOGROSSENSES DA SOBARIA

A Sobaria oferece pratos típicos sul-matogrossenses, como sobá, caldos de peixes, peixes na brasa e a famosa lingüiça de Maracaju. O pintado na brasa, acompanhado de molho de urucum é uma dos carros chefes na casa. Outro prato tradicional servido aqui é o sobá, uma espécie de lamén acompanhado de carne e omelete bem picadinhos, e caldo de carne. Além da versão pantaneira da tradicional feijoada que é uma delícia. E vale dizer, é um ótimo lugar para almoçar com a família.
Sobaria
Rua Aurea, 343 – Vila Mariana
De segunda a domingo, das 12h às 23h30

Quem escreveu

Jo Machado

Data

22 de March, 2016

Share

Jo Machado

O Jo é do tipo que separa pelo menos 30% do tempo das viagens para fazer o turista japonês, com câmera no pescoço e monumentos lotados. Fascinado pelas diferenças culturais, fotografa tudo que vê pela frente, e leva quem estiver junto nas suas experiências. Suas maiores memórias dos lugares são através da culinária, em especial a comidinha despretensiosa de rua. Seu lema de viagem? Leve bons sapatos, para agüentar longas caminhadas e faça uma boa mixtape para ouvir enquanto desbrava novos lugares. Nada é melhor do que associar lindas memórias à boas canções.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.