Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.
Se, ao pensar em restaurante chinês, o que lhe vem à cabeça é um lugar simples com comida barata, apresentamos o Yauatcha, em Londres.
O Yauatcha é do mesmo dono do Hakkasan, ambos restaurantes chineses com estrelas Michelin em Londres. O grupo também fundou o Wagamama e o Busaba Eathai, também com cozinha oriental, porém muito mais acessíveis. É um dos melhores e mais concorridos restaurantes de Londres desde 2004 e, mesmo depois de 12 anos em funcionamento, sai nas listas da Time Out como um dos melhores da cidade e já figurou entre os 50 melhores do mundo da San Pellegrino no passado. Além de tudo isso, o Yauatcha serve o melhor dumpling de Londres.
O restaurante é especializado em dim sum, aquele bolinho feito de massa de arroz ou trigo, recheado e feito no vapor, frito ou cozido. Porém, o cardápio oferece muito mais do que isso. O Cheung Fun (rolo de massa de arroz) de camarão (£7.60) é um hit da casa. A textura da massa é elástica e macia ao mesmo tempo e o camarão é fresco, carnudo e com bastante sabor. O bolinho de abóbora recheado com pato e pinhão (£5.80) e o rolinho primavera com cogumelos e trufa negra (£5.80) são as frituras obrigatórias do cardápio. Outro que não dá para deixar de pedir é o dumpling de camarão e cebolinha(£5.90), meu vício.
Todos os dumplings vêm em porções, o que é perfeito para provar vários, bem ao estilo tapas, dividindo com a mesa inteira. Se o Real não estiver muito desvalorizado, os preços não são proibitivos pela qualidade de um restaurante com estrelas Michelin. Os pratos principais, porém, têm um preço mais elevado, como o camarão selvagem com molho da casa (£25.90) ou a pancetta de porco trufada (£29.80). Como um dos meus pratos favoritos são dumplings, só peço essas belezinhas quando vou ao Yauatcha.
As sobremesas são boas e tem uma apresentação incrível. Mas são mais bonitas que gostosas, na minha opinião.
Os cocktails da casa são também um show à parte. O Lalu, com vodka Belvedere, capim-limão, limão, chá Oolong e suco de lichia, é famoso na cidade. O Nashi Momo, com vodka, licor de pera, pera, coco e suco de goiaba, é exótico e surpreendente. Todos os drinks custam £11. Se você não estiver tomando álcool, não perca os chás gelados da casa, também super diferentes. O de pepino com limão e chá de jasmin é uma delícia.
A decoração é contemporânea e com um clima de balada, com paredes negras, luzes azuis e uma música mais alta do que o normal. Ou seja, nada a ver com um restaurante chinês comum.
Como o Yauatcha é um dos restaurantes mais concorridos de Londres e fica no coração do Soho, reserve sua mesa com antecedência para garantir o melhor dumpling da cidade. O restaurante conta com uma filial na City de Londres e também três restaurantes na Índia.
Horários e reservas aqui.
* Imagem destacada: Bookatable
A Sarah morou em 5 cidades diferentes nos últimos 9 anos, seja a trabalho ou no sabático que tirou em Barcelona. Na hora de planejar uma viagem, gasta 70% do tempo pensando onde vai comer, porém tenta queimar as calorias conhecendo as cidades de bike . Já teve que renovar passaporte por falta de espaço para novos carimbos mas ainda tem a África e Oceania como pendências.
Ver todos os postsVivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.