Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

Respira – um curso para aprender a viver melhor

Quem escreveu

Renato Salles

Data

16 de September, 2016

Share

Apresentado por

2016 não está fácil para ninguém, e eu não sou exceção. Pouco trabalho, pouco dinheiro, doença na família, e olha que nem abri o Facebook ainda. Quando eu estava à beira de um ataque com cores de Almodóvar, recebi um convite para conhecer um curso novo que parecia enviado por anjos-bebês com harpas na mão. O curso chamava RESPIRA! A descrição era um pouco vaga, e confesso que não entendi muito bem do que se tratava. Mas esse título me fisgou de jeito, e não pude recusar. Não sabia nem porque, mas risquei as noites de terças e quintas de agosto da agenda, e prometi que ia me jogar de cabeça. Essas noites estariam reservdas para deixar os problemas da porta para fora. Só isso já me bastava.
O Respira é o primeiro curso de longa duração (5 semanas) montado pela Marcia Freire e seu marido Gustavo Simões, dentro de um programa muito maior chamado Be Project. A ideia desse Respira era juntar um grupo de pessoas com expertise em áreas diversas que tratam do auto-conhecimento. Esses profissionais eram chamados de facilitadores, e cada semana um traria um assunto que domina para uma aula/palestra, e outra para uma vivência. Entre os assuntos abordados, estão coisas como detox mental, marketing essencial, criação e intuição, o ego e a mente, e meditação. Tudo parecia muito diverso para mim, e até meio viajandão. Mas sendo a primeira edição, eu já sabia que estaríamos testando a fórmula. E o resultado foi surpreendente.
14183761_531357370405231_5077192698436841239_n
O grupo de respirantes não poderia ser mais heterogêneo, e as pessoas procuraram o Be Project pelos mais diferentes motivos: de relações interpessoais traumáticas a busca por novos objetivos de vida, de medos da vida em sociedade a stress nível Michael Douglas em ‘Um Dia de Fúria’. Tinha gente nova e gente que já tinha vivido muito, místicos e céticos radicais. E eu, que estava ali aparentemente sem motivo e sem crença, sem lenço nem documento. Mas nada é por acaso, e aos poucos fomos todos nos conhecendo, nos encaixando nas nossas vulnerabilidades e forças, e não tem um só de nós que não saiu transformado. Que não saiu melhor. A cada semana, abríamos um pouco mais as portinhas dos nossos corações feridos, e encontrávamos nesse grupo de estranhos não respostas, mas caminhos possíveis para atravessar os obstáculos e seguir em frente com mais convicção e plenitude. O que era para ser uma aula virava um encontro, uma conversa de amigos, uma terapia em grupo, e uma viagem para dentro de nós mesmos, nessa pequena constelação que formamos.
O Respira não se propõe a ensinar ninguém sobre nada. O que eles querem é mostrar ferramentas para que cada um aprenda a usar sozinho, da forma que melhor entender. Essas ferramentas, tão simples mas tão desprezadas, são essenciais para viver de forma mais leve e responsável, para fluir junto com os movimentos da vida ao invés de combatê-los, para entender a nossa posição no mundo e o papel que desempenhamos junto aos que nos cercam, e para nos conhecer muito bem para não mais nos trairmos. Parece conversa de Mestre dos Magos, mas não é. Tudo o que é mostrado no Respira está dentro de nós, mas por algum motivo nunca nos permitimos acessar esse conteúdo. Basta abrir os olhos e começar a se mexer.
O Be Project tem outras atividades além desse curso, como talks e palestras, participações de eventos, e quem sabe até retiros. Tem tudo lá no site, e a programação é grande até o fim do ano. Mas quem se interessar, começa agora, dia 27 de setembro, a segunda edição do Respira. Alguns facilitadores continuam, como os sensacionais César Suziganm, Jussara Pramoda e Elias Khadira, e alguns estão chegando agora, com certeza para deixar o todo ainda melhor.

Hoje, tão pouco tempo depois, já sinto saudades das minhas noites de encontro comigo mesmo e com gente tão especial, que hoje considero amigos. Se pudesse, faria tudo de novo.
Respira – Be Project
De 27 de setembro a 3 de novembro – Terças e quintas, das 19h30 às 22h
Espaço After School – Rua Gregório Paes de Almeida, 622 – Alto de Pinheiros
Foto do destaque: Flickr – Patricia Russano

Quem escreveu

Renato Salles

Data

16 de September, 2016

Share

Apresentado por

Renato Salles

Para o Renato, em qualquer boa viagem você tem que escolher bem as companhias e os mapas. Excelente arrumador de malas, ele vira um halterofilista na volta de todas as suas viagens, pois acha sempre cabe mais algum souvenir. Gosta de guardar como lembrança de cada lugar vídeos, coisas para pendurar nas paredes e histórias de perrengues. Em situações de estresse, sua recomendação é sempre tomar uma cerveja antes de tomar uma decisão importante. Afinal, nada melhor que um bom bar para conhecer a cultura de um lugar.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.