Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.
Já falamos de algumas casas temáticas, como as que ficam no Boulevard Olímpico, a Casa França e a Casa Holanda. Hoje é dia de dar um rolê nas casas dos países sede de alguns dos próximos grandes eventos esportivos mundiais. Japão receberá os jogos Olímpicos de 2020 e Qatar a Copa do Mundo de 2022. Ambos montaram casas temáticas para apresentar suas culturas e, quem sabe, convencer mais brasileiros a visitar os países.
Localizada na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, a Japan House – Tokyo 2020 reúne a cultura tradicional com as novidades tecnológicas do país. Com entrada gratuita, os visitantes podem conhecer o carro movido a célula de hidrogênio, o moderno sistema de trânsito da capital japonesa, e as bebidas produzidas por lá. (Acha que é apenas saquê? Não, não! Adoramos a cerveja, o vinho e licor que há para degustar por lá).
Uma das exposições mais curiosas é sobre gastronomia, mas como os restaurantes locais fazem, colocando cópias de plástico dos pratos nas vitrines. Não tem desculpa de não saber o que vai comer por não saber o idioma, é só ter um dedo bom para apontar.
O segundo andar da Cidade das Artes abriga a parte tradicional da exposição. Os visitantes poderão aprender a escrever na caligrafia do país, pescar uma bola que se transforma em um ioiô, tirar fotos vestido com um quimono e até participar de uma real cerimônia do chá. A casa ficará aberta até o final dos Jogos Paralímpicos, sempre de 12h às 20h.
Já o Qatar, país sede da Copa do Mundo de 2022, ocupa até o dia 21 de agosto o prédio da antiga Casa Daros (que ano que vem será reaberto como uma escola), reproduzindo ambientes de sua capital, Doha. Pagando R$ 20 para entrar, o visitante tem direito a um sanduíche e um bolinho típicos do país, desenvolvidos no Brasil pelo chef Alex Atala. Você estará fazendo caridade, já que o valor pago será revertido para a ONG Futuro Olímpico. A Qatar Foundation também deixará como legado uma biblioteca para a futura escola.
Dentro de um tradicional pátio catari, chamado de Souq, os visitantes podem pagar mico vestir trajes típicos para fotos, escrever na caligrafia árabe, fazer pintura nas mãos em henna (esta só para as mulheres), assistir a palestras sobre como fazer o café e chá típicos. No segundo andar, o passeio conta com um caleidoscópio com os pontos turísticos, um passeio de camelo pelo deserto, e até mesmo visualizar a maquete do principal estádio que será construído para a Copa de 2022.
A casa tem sido uma das mais procuradas, e o sistema de venda de ingressos é feito via site . O esquema é visitar o site com freqüência, pois novos ingressos podem ser disponibilizados a qualquer momento. A Casa Qatar funciona de domingo a quinta, das 15h às 22h, sexta e sábado das 15h à meia noite.
Japan House -Tokyo 2020
Cidade das Artes – Avenida das Américas, 5300 – Barra da Tijuca
De 5 a 21 de agosto e de 7 a 18 de setembro, das 12h às 20h (dias 7 de agosto e 17 de setembro somente por convite).
Casa do Qatar
Casa Daros – R. Gen. Severiano, 159 – Botafogo
Domingo a quinta, das 15h às 22h, sexta e sábado das 15h à meia noite.
Ingressos R$ 20,00
Está no Rio? Não esqueça de ver :
Foto Destaque: Cidade das Artes
Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.