Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.
Dezembro não vai ser fácil pra ninguém. Além da correria para fechar 2016 do melhor jeito possível, a programação em São Paulo chega primorosa. Por aqui pousam nomes clássicos de várias décadas. Tem show para relembrar os anos 1970, 1980, 1990 e, claro, 2000. E tem para todos os gostos. Tem hip-hop, tem metal, tem rock’n roll, tem música eletrônica. Apesar da música estar dominando a programação, tem também a Comic Con Experience, que está com uma programação de virar os olhos, e o What Design Can Do, cheio de nomes inspiradores e bons temas para discutir e refletir.
O mês de dezembro vai ser perfeito para um respiro de mais um ano super tumultuado que tivemos. E um respiro gostoso, cheio de suíngue para colocar qualquer ziquizira que tenha sobrado para fora.
1 de Dezembro
New Order, Espaço das Américas
Isso que é começar o mês com toda pompa e alegria, afinal New Order será eternamente New Order. E a banda do nosso coração desembarca em São Paulo para nos desejar um Feliz Natal. A formação atual conta com Gilian Gilbert, Bernard Summer, Stephen Morris, Tom Chapman e Phil Chunningham, que apresentará o último álbum “Music Complete”. E, claro, a gente sempre vai esperar pelos velhos e bons hits que já aqueceram tanto os nossos corações. Gui Boratto será o convidado para complementar o line-up da noite.
Mais informações: www.livepass.com.br/event/new-order
2 de Dezembro
Descendents, Tropical Butantã
A banda americana de punk rock Descendents, formada em 1977, toca pela primeira vez no Brasil. E vai ser épico! Vi o show deles recentemente e foi uma “porrada na cara” de tão bom. E eles são tiozões, que se vestem como tiozões, mas na hora em que soltam o primeiro acorde, é a pancadaria e os anos dourados que tomam conta do palco. Impossível não bater cabeça, não rir, não pular! É muita energia reunida num lugar só. Inesquecível.
Mais informações: www.facebook.com/events/1008295109224791
3 de Dezembro
Synth Fest, Templo Club
Gosta de sintetizadores? Que tal um festival dedicado a eles? Pois é, São Paulo agora tem o seu. O line-up está bonito de ver e já promete que o evento vai ser bom: Equinoxious (México), Anvil FX, Dino Vicente, Arthur Joly, Picht Yarn of Matter, VCA, DJ Fabiana Caso e Adilson Ramachandra. Gosta de música eletrônica, mas nunca ouviu falar de nenhum deles? Então está na hora de conhecer. :)
Mais infos: www.facebook.com/events/662564127233434
1 a 4 de Dezembro
Comic Con Experience, São Paulo Expo
Quem ama cultura pop provavelmente já garantiu o seu ingresso. A Comic Con Experience vai reunir nesta edição os maiores estúdios de Hollywood em São Paulo, vai trazer atores, atrizes e diretores que a gente se arrepia só de pensar em ver ao vivo. Vai ter o melhor dos quadrinhos, lojas com tudo que a gente ama e cosplay. Alguns dos destaques são a bela Natalie Dormer (Game of Thrones), Frank Miller, Frank Quitely e Arthur Adams.
Mais informações: www.ccxp.com.br
4 de Dezembro
Black Sabbath, Estádio do Morumbi
Preparados para a despedida? O Black Sabbath aterrissa em São Paulo para sua última turnê e traz Ozzy Osbourne, Toni Iommi e Geezer Butler. O convidado para abrir o show é a banda norte-americana de rock Rival Sons. Vai ser bom ou vai ser ótimo?
Mais informações: premier.ticketsforfun.com.br
6 de Dezembro
Peter Hook, Cine Joia
Peter Hook volta a São Paulo acompanhado da banda The Light para um show pra lá de especial: a apresentação na íntegra e na sequência dos dois álbuns que formam a coletânea “Substance”, um do New Order e o outro do Joy Division. Aqui arrepiou a espinha! E é isso, porque não precisa dizer mais nada. Para os mais perdidos no tempo, “Substance” foi lançado nos anos 1980 pelo New Order como compilação dos singles da banda e acabou virando o álbum mais famoso deles. Já o “Substance”, do Joy Division, também é uma compilação lançada após a coletânea do New Order, com alguns dos melhores singles da banda. Só ficaram de fora (snif) “Transmission”, “Komarino”, “Love Will Tear Us Apart” e “Atmosphere”. MAS as quatro músicas tem feito parte desse show de amolecer qualquer coração. Já pode montar vigília na frente do Cine Joia?
Mais informações: www.facebook.com/events/1771224259784623
10 de Dezembro
Garbage, Tropical Butantã
O Garbage, que brilhou muito nos anos 1990, está de volta à São Paulo com sua bela musa Shirley Manson. A última vez que a banda tocou por aqui foi no finado Planeta Terra, em 2012. Dona de hits como “Stupid Girl”, “Only Happen when it Rains” e “I Think I’m Paranoid”. Para os saudosos, as músicas têm sido tocadas nos últimos shows da banda.
Mais infos: www.facebook.com/events/1110582789026797
13 e 14 de Dezembro
What Design Can Do, FAAP
Terminar o ano se inspirando com o melhor que o Design pode oferecer é uma boa maneira de se preparar para 2017. O evento What Design Can Do discutirá nesta edição como o design pode fazer por questões urbanas, refugiados, comida, consciência cultural e comunicação. A segunda edição traz o arquiteto holandês Jacob van Rijs; o chef badalado Rodrigo Oliveira; o designer de experiência britânico, Sam Bompas (do Bompas & Parr) e a designer de Dacar, a estilista Selly Raby Kane.
Mais informações: www.whatdesigncando.com
16 de Dezembro
Max & Iggor Cavalera “Return to Roots”, Tropical Butantã
Max (vocal e guitarra) e Iggor Cavalera (bateria) se reúnem para um show que promete ser memorável. A dupla vai apresentar na íntegra o álbum “Roots”, lançado há 20 anos e considerado um dos mais influentes da história do Metal brasileiro. “Roots” vendeu dois milhões de cópias na época e influenciou toda uma geração que veio na sequência como Deftones, Limp Bizkit e Slipknot. Vai ser lindo! Vai ser pesado! Vai ser imperdível!
Mais informações: www.facebook.com/events/1366969106660008
Ainda quer mais? Em dezembro tem ainda Mos Def, também fazendo o último show de sua carreira, no Cine Joia; tem o Racionais MC’s, no Audio Club; tem lançamento do SIM São Paulo com shows da Mahmundi, Liniker & Elza Soares.
Acompanhem nosso guia de fim de semana para saber as boas que vão rolar durante todo o mês.
*Foto destaque: New Order por Nick Wilson
Lalai prometeu aos 15 anos que aos 40 faria sua sonhada viagem à Europa. Aos 24 conseguiu adiantar tal sonho em 16 anos. Desde então pisou 33 vezes em Paris e não pára de contar. Não é uma exímia planejadora de viagens. Gosta mesmo é de anotar o que é imperdível, a partir daí, prefere se perder nas ruas por onde passa e tirar dicas de locais. Hoje coleciona boas histórias, perrengues e cotonetes.
Ver todos os postsVivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.