Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.
A Jornada do Patrimônio, um dos eventos mais legais do ano passado, está de volta nesse fim de semana (dia 27 e 28 de agosto) para a sua segunda edição, dessa vez com o tema “Origens da Cidade”. Como no anterior, estão na programação oficinas, palestras, apresentações artísticas e visitas a prédios históricos. Com o evento, a Secretaria Municipal da Cultura pretende fomentar o conhecimento e a valorização do patrimônio histórico e cultural da cidade.
As novidades nesse ano ficam por conta dos passeios por rotas históricas, em uma parceria com o Sesc-SP. Além disso, rolarão atividades arqueológicas administradas pelo Museu da Cidade de São Paulo em oito casas históricas. E, para as crianças, acontece o “Escola mãe Achiropita – Praça Don Orione” que vai apresentar os conceitos de urbanidade, valores históricos e patrimoniais para elas.
Veja quais visitas e passeios achamos imperdíveis nessa segunda edição:
Construída em 1779, foi erguida em cima de um cemitério, o primeiro a céu aberto na cidade, onde enterravam escravos e indigentes.
Beco dos Aflitos, 70 – Liberdade
Das 10h às 17h
Exemplo de construção do período colonial paulista, construída em taipa de pilão, adobe e pau-a-pique, foi tombada em 1938 por Mário de Andrade. Mantém 90 de originalidade.
Praça Pe. Aleixo Monteiro Mafra, 10 – São Miguel Paulista
Visitas guiadas às 10h, 11h, 13h, 14h e 15h para grupos de até 20 pessoas. Não é preciso se inscrever antes. Fica aberta das 10h às 12h e das 13h às 16h
Um exemplar da fase inicial da arquitetura moderna brasileira, tem vista para alguns dos mais importantes marcos do centro da cidade, como o Viaduto do Chá, o Teatro Municipal e a Praça Ramos de Azevedo.
Rua Formosa,367 e Praça Ramos de Azevedo, 206 – Centro
Visitas guiadas a cada 30 minutos para grupos de até 20 pessoas, das 9h às 17h. Para se inscrever, escrever para [email protected] com até 1 dia de antecedência
Um dos marcos da cidade, é considerado a maior estrutura de concreto armado do Brasil.
Avenida Ipiranga, 200 – República
Visitas guiadas às 9:30, 11h, 15h e 16h. No domingo, rolam mais duas visitas, às 9:30h e às 11h. Os grupos são de até 40 pessoas por visita. As inscrições devem ser feitas com até 2 dias de antecedência pelo e-mail [email protected].
Datado de 1910, a arquitetura do lugar é bem eclética, misturando diversos estilos, como o renascentista, maneirista, barroco e neoclássico, ao longo do tempo.
Rua Quintino Bocaiuva, 22 – Sé
Visitas guiadas das 9h às 14h. As inscrições devem ser feitas até dia 25 de agosto pelo e-mail [email protected]
Hoje a casa é palco de vários eventos na cidade, mas foi construída em 1920 para abrigar o maquinário gerador de energia para as Indústrias Reunidas Matarazzo.
Av. Francisco Matarazzo, 2000, Água Branca
Visitas guiadas às 10h, 12h, 14h, e 16h. A inscrição deve ser feita pelo e-mail [email protected] até dia 26. Fica aberta das 10h às 18h.
O casarão que hoje funciona o bar é de 1920, em estilo ‘cottage’ com influência germânica. Viveu a Belle Époque brasileira e a Semana da Arte Moderna de 22.
Rua Nestor Pestana, 163 – República
Visitas guiadas a partir das 12:30h. As inscrições devem ser feita com 2 dias de antecedência pelo e-mail [email protected]
Projetado pelo arquiteto João Artacho Jurado, o “arquiteto maldito”, pois não tinha diploma e praticava toda uma linguagem desobediente para o modernismo da época. A visita guiada será administrada por parte dos moradores.
Avenida Higienópolis, 578 – Higienópolis
Apenas uma visita guiada, que acontece 14:30h para até 60 pessoas. As inscrições devem ser feitas até dia 27 pelo e-mail [email protected]
(Veja a lista completa aqui)
O passeio fará uma relação de lugares importantes para a história do bairro de Itaquera com a história da própria cidade.
Ponto de Encontro: Estação Corinthians – Itaquera
Começa às 14h, com inscrições até dia 25 pelo e-mail [email protected]
Um passeio arquitetônico por um dos bairros mais queridos da cidade.
Ponto de Encontro: Dom Orione (ao lado do coreto)
Começa às 10:30h, com inscrições até dia 24 pelo e-mail [email protected]
Ao contrário da visão que temos do bairro hoje, a história de Higienópolis mostra que o bairro foi genuinamente “revolucionário”.
Ponto de Encontro: Parque Buenos Aires (portão principal – Av. Angélica)
Começa às 15h, com inscrições até dia 25 pelo e-mail [email protected]
Passeio que mostra que o Ipiranga faz parte da história do desenvolvimento da cidade.
Ponto de Encontro: Estação Alto do Ipiranga
Começa às 15h, com inscrições no local
O roteiro busca resgatar e apresentar para os visitantes, obras de Oscar Niemeyer que passam despercebidas ou desconhecidas pelo público.
Ponto de Encontro: Edifício Triangulo (R. José Bonifácio, 24)
Às 9h e às 14h, com inscrições pelo e-mail [email protected]
Roteiro pelo extremo sul da cidade, mostrando a biodiversidade da Mata Atlântica, presença guarani e a importância da agricultura na região.
Ponto de Encontro: Terminal Grajaú / Ilha do Bororé (6L11-10) | Terminal Grajaú (Av. Dona Belmira Marin, altura do número 500)
Às 9h, com inscrições pelo formulário online
Uma visita ao TI Tenondé Porã, onde vivem guaranis, para conhecer melhor sua cultura.
Ponto de Encontro: Terminal Urbano Parelheiros (Estrada da Colônia, 30 – Parelheiros)
Das 13h às 17h, com inscrições pelo formulário online até dia 26
Uma caminhada para conhecer os vértices do Triângulo Histórico e entender porque esse espaço passou por tantas transformações durante os 300 anos em que a cidade se reconstruiu sobre ela mesma três vezes.
Ponto de Encontro:Pateo do Collegio: Praça Pátio do Colégio
Às 10h, com inscrições pelo e-mail [email protected] até dia 25
(Veja todos aqui)
* Foto de capa: Divulgação Drosóphyla
A Dani gasta todo o seu dinheiro com viagens. Um de seus maiores orgulhos é dizer que já pisou em cinco continentes. É do tipo sem frescura, que prefere localização a luxo e não se importa de compartilhar o banheiro de vez em quando. Adora aprender palavras no idioma do país que vai visitar e não tem vergonha de bancar a turista.
Ver todos os posts[…] A Jornada do Patrimônio começou no ano passado, e foi um sucesso. A iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e do Departamento do Patrimônio Histórico segue uma tendência que acontece em várias cidades do mundo e abre as portas de monumentos e lugares históricos da cidade para um fim de semana de programação interessantíssima. São visitas guiadas em prédios icônicos como o Copan, passeios por bairros da cidade, visita a capelas antigas e muuuuitos outros roteiros culturais e arquitetônicos pra quem quer conhecer mais de São Paulo. Pra aproveitar o que vai rolar de melhor, dá uma olhada no nosso roteiro para o SP24hs. […]
Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.