Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.
Hoje em dia, não dá para dizer que a parte leste de Berlim é roots e suja. Bairros como Friedrichshain e Prenzlauer Berg já tem prédios de luxo, sendo cada vez mais parecidas com os limpinhos bairros do oeste. Mas como em Berlim é difícil ser coxinha, a antiga parte ocidental da cidade é cheia de coisas bacanas para ver e lugares ótimos para ir. Fizemos um guia rápido do oeste da cidade, mas não no sentido antigo da guerra fria, mas à oeste na geografia: Charlottenburg, Tiergarten e Wilmersdorf, partes menos hypadas que as famosas Kreuzberg, Neukölln e Mitte. Bora?
O 25hours Bikini Berlin talvez seja o hotel mais cool da cidade atualmente. A decoração tem uma atmosfera de floresta urbana, com muitas plantas, mas também móveis de design contemporâneo e muito neon. Uma das coisas mais bacanas do 25hours Bikini Berlin é que você nem precisa sair do hotel para se divertir. O restaurante NENI, no terraço, tem vistas de tirar o fôlego e comida israelense bem gostosa. O bar do hotel, o Monkey, também tem um visual lindo da cidade e é super concorrido. Ao lado do hotel, fica o Bikini Berlin, o shopping mais modernoso da cidade, com marcas descoladas e muitas pop-up stores. Para finalizar, os quartos têm redes para relaxar e as vistas são maravilhosas para o verde zoológico da cidade.
Onde fica a recepção, é possível encontrar uma padaria, sofás confortáveis com wifi grátis e objetos à venda que passaram pela curadoria do hotel, como livros, roupas e revistas. À noite, rolam ainda DJ sessions para animar o hall.
25 hours Bikini Berlin
Endereço: Budapester Str. 40. Tiergarten
Diárias a partir de 140 euros para duas pessoas
Com uma atmosfera mais adulta, o Sir Savigny tem um conceito literário-filosófico no storytelling, já que essa área de Charlottenburg é famosa por ser a parte mais intelectual da cidade. Por isso, a decoração tem muitas referências vintage, com ares de speakeasy: madeira escura, mini-bar com design antigo com garrafas de gim disponíveis, taças saídas de um filme dos anos 20, arte com referências a Nietzsche e detalhes maravilhosos, como o interfone do serviço de quarto – uma campainha dourada na parede à moda antiga.
O hotel conta com uma unidade do The Butcher, restaurante que surgiu em Amsterdã e é um sucesso por lá. Especializado em carnes, o hambúrguer promete ser um dos melhores da cidade.
Sir Savigny Hotel
Endereço: Kantstraße 144. Charlottenburg
Diárias a partir de 130 euros para duas pessoas
No terraço do 25hours Berlin fica o NENI, um dos restaurantes mais instagramáveis de Berlim por vários motivos: localização, comida e design. O ambiente é bem relaxado e a filosofia do local é: divida tudo com os amigos.
A cozinha é israelense, e por isso dá para provar clássicos como babaganoush, sabich, falafel e hamshuka (homus com carne bovina e suína). Tudo bem preparado, temperos na medida certa e com ingredientes frescos. Não saia do NENI sem provar o knafeh, sobremesa dos deuses: massa de kadayir com mozzarella e ricota assadas com sorvete de iogurte e pistache moído.
Tudo isso do 10º andar do prédio, com vistas de tirar o fôlego da parte oeste da cidade e uma decoração que também mescla design contemporâneo com muito verde. Um restaurante que é uma atração turística em si, de tão bonito que é.
NENI Berlin
Endereço: Budapester Str. 40. Tiergarten
Horários:De segunda a sexta, das 12h às 23h; sábados e domingos, das 12:30h às 23h
Se estiver um dia de sol durante o fim de semana, não pense duas vezes: vá ao Preußenpark para aproveitar o ¨Thai Park¨. Umas tiazinhas tailandesas montam suas barraquinhas na grama e cozinham ali mesmo. A variedade é enorme, desde Pad Thai, saladas frias, sobremesas fritas e muito mais. Leve a canga para sentar na grama e passe a tarde batendo papo com os amigos. A atmosfera é deliciosa no verão. O preço é ridículamente barato e a comida é beeem gostosa. Street Food true, sem hipsterismos.
Thai Park
Endereço: Preußenpark – Brandenburgische Str. Wilmersdorf
Horários:Sábados e domingos de sol, das 12h às 22h
A Rogacki é uma deli gigantesca e icônica do oeste de Berlim. A especialidade são peixes, ovas e frutos do mar, mas dá para provar as famosas linguiças alemãs com chucrute, assim como joelho de porco, schnitzel e outras iguarias tradicionais. Cada tipo de comida tem um quiosque diferente e você pode comer lá de pé ou levar para casa. Anthony Bourdain já passou por lá e se apaixonou.
Rogacki
Endereço:Wilmersdorfer Str. 145/46. Charlottenburg
A Kantstrasse e arredores são a meca da cozinha oriental em Berlim. Dá para encontrar uma infinidade de restaurantes chineses (de diferentes regiões), tailandeses, vietnamitas, coreanos e por aí vai. Alguns dos mais populares são o Papaya e Lon-Men’s Noodle House. Mas são tantos na zona que fica muito difícil escolher o melhor. Uma coisa é certa em comum: eles são bem baratinhos.
Já que a área da Kantstrasse tem fortes influências orientais, não poderia faltar um café japonês tradicional. Todos que trabalham no Kame são japas e servem comidas descomplicadas, rápidas e gostosas, como Tonkatsu Care. Mas o melhor fica por conta das sobremesas, como o cheesecake de matcha ou yuzu, cookies de matcha e por aí vai. Uma delícia para tomar um chá e comer um delicado doce japonês, principalmente nos dias de frio em Berlim.
Kame Japanese Bakery
Endereço:Leibnizstraße 45. Charlottenburg
Horários:De segunda a sábado de 9h às 20h. Fechado aos domingos
Café com mais de 160 anos de tradição e um ótimo lugar para quem quer comer um bolo alemão com café. Desde a famosa torta de maçã, passando pelos bolos com frutas vermelhas e muito mais. O Konditorei Buchwald é Berlim vintage e true do oeste.
Konditorei Buchwald
Endereço: Bartningallee 29. Tiergarten
Horários: De segunda a sábado de 8h às 18h, domingo de 9h às 18h
Essa deli vende queijos locais e importados, pães fresquinhos, salsichas e mais. A boa notícia é que a Brot und butter conta com serviço dentro do local. Por isso, dá para provar o tradicional café da manhã alemão (com muitos frios, queijos, pães e pastinhas). Toda a base é o pão preto da casa, servido com a manteiga também de fabricação própria, a Odenwälder. Lugar tradicionalíssimo do oeste de Berlim.
Brot und butter
Endereço: Hardenbergstraße 4-5. Tiergarten
Horários: De segunda a sexta de 8h às 20h, sábado de 8h às 18h. Fechado aos domingos
Quem é louco por chá, tem que passar pela Paper and Tea. A loja é delicadíssima, seja nas lindas embalagens, na apresentação dos chás e na variedade enorme dos mesmos. Para os puristas, a Paper and Tea oferece diferentes tipos de chá branco, verde e preto de diversas regiões do mundo, além de blends especiais e perfumados, como o Unter den Linden, de maçã e flores.
Paper and Tea
Endereço: Bleibtreustraße 4. Charlottenburg
Horários: De segunda a sábado de 8h às 20h. Fechado aos domingos
A maior loja de departamentos do país era o símbolo da Alemanha Ocidental e capitalista. Lá dá para encontrar de tudo, porém o mais especial (pelo menos para quem gosta de comer) é o food hall da KaDeWe. O andar tem corredores intermináveis de frios, queijos, temperos, tortas e outros objetos de desejo. É um dos maiores e melhores supermercados do mundo, vale a pena uma espiadinha.
KaDeWe
Endereço:Tauentzienstraße 21-24. Charlottenburg
Horários:De segunda a quinta de 10h às 20h, sexta de 10h às 21h, sábados de 9:30h às 20h, domingos de 13h às 18h
O Stilwerk é um shopping dedicado totalmente ao design, com mais de 50 lojas. Infelizmente a maioria das coisas não cabe na mala. Mas é um lugar bem interessante para se inspirar, ver objetos modernos e contemporâneos de alta qualidade e conhecer novas marcas. Para os design lovers.
Stilwerk
Endereço: Kantstraße 17. Charlottenburg
Horários: De segunda a sábado de 10h às 19h. Fechado aos domingos
A maior e mais completa loja multimarcas de Berlim fica dentro de um hof (como são chamados os jardins internos dos edifícios) em um prédio industrial. A loja de Andreas Murkudis é um espaço amplo, minimalista e com um pé direito gigantesco. A seleção de moda tem marcas como Céline, Margiela e A.P.C, óculos Mykita, perfumes Byredo e muito mais. A curadoria é cuidadosa e a seleção de objetos é de tirar o chapéu.
Andreas Murkudis
Endereço: Potsdamer Straße 81e. Schönberg
Horários: De segunda a sábado de 10h às 20h. Fechado aos domingos
Ainda no maravilhoso 25hours Bikini Berlin, dá para badalar muito no Monkey Bar. No terraço do edifício no 10º andar, é possível curtir a vista de tirar o fôlego no inverno ou no verão, já que todas as janelas são de vidro. Nos meses de calor, melhor ainda, pois o Monkey tem seu próprio rooftop. As comidinhas são feitas pelo NENI e os drinks são muito bem preparados. O design no Monkey é outro espetáculo à parte, e pela foto dá para sentir um pouco o clima.
Monkey Bar
Endereço: Budapester Str. 40. Tiergarten
Horários: De segunda a sábado de 10h às 20h. Fechado aos domingos
Seja depois de se jogar na balada ou para dar um mimo a si mesmo, uma visitinha do Liquidrom vale a pena. O spa conta com diversos tipos de saunas diferentes, desde a tradicional à vapor até a sauna do Himalaya. A piscina tem um design bem futurista e é de água salgada, contando também com sistema de som para que a música seja escutada até debaixo d´água. 4 horas de uso da piscina e dos banhos custam 24,50 euros e é possível alugar toalhas e roupões. O espaço é enorme e a curiosidade fica por conta do nudismo: é proibido entrar de roupa nas saunas. Para se liberar!
Liquidrom
Endereço: Möckernstraße 10. Kreuzberg
Horários:De segunda a sábado de 10h às 20h. Fechado aos domingos
A C/O Berlin é uma galeria de arte focada em fotografia, com exposições passadas de gente como Nan Goldin e Anton Corbijn e Sebastião Salgado. Confira aqui as exposições que estão rolando por lá.
C/O Berlin
Endereço:Hardenbergstraße 22-24. Tiergarten
Horários: todos os dias 11h às 20h
Para os apaixonados por cinema, a cinemateca alemã e o museu do filme e da televisão tem uma exposição permanente que conta a história do cinema no país. Passando pelos filmes da controversa Leni Riefenstahl, uma boa parte focada na grande estrela Marlene Dietrich e o ótimo cinema alemão contemporâneo, o acervo é bem rico e relaciona a indústria local com os fatos históricos da Alemanha . O jogo de espelhos com influência no incrível Expressionismo Alemão vai te dar várias fotos lindas para seu Instagram.
Deutsche Kinemathek, Museum für Film und Fernsehen
Endereço: Potsdamer Straße 2. Potsdamer Platz
Horários: Diariamente, das 10 às 18h. Não abre às terças-feiras..
Se você é fã do livro, do filme (e agora da série) e, principalmente, da trilha do David Bowie, pode dar uma voltinha pelo oeste da cidade para caçar as referências dessa história que é um clássico de Berlim. A estação Zoologischer Garten era onde Christiane F. e sua gangue se prostituíam, usavam drogas e passavam o tempo. Hoje não existe nada desse submundo presente na estação, somente gente indo de um lugar ao outro. Em frente, está o icônico prédio com a estrela da Mercedes Benz, imortalizado pela cena em que Christiane F. e seus amigos fogem da polícia. Ouça ¨Heroes do David Bowie enquanto passa pelos lugares e mergulhe no mundo da suja e decadente Berlim Ocidental.
Se você tiver outros lugares do oeste de Berlim que são bacanas, divida com a gente nos comentários!
Foto de destaque: Sarah Sioli Galvão – Este guia foi atualizado em dezembro 2021.
A Sarah morou em 5 cidades diferentes nos últimos 9 anos, seja a trabalho ou no sabático que tirou em Barcelona. Na hora de planejar uma viagem, gasta 70% do tempo pensando onde vai comer, porém tenta queimar as calorias conhecendo as cidades de bike . Já teve que renovar passaporte por falta de espaço para novos carimbos mas ainda tem a África e Oceania como pendências.
Ver todos os postsVivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.