De repente, China

A China nos olhos de uma carioca.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Roteiros 12 horas por Treviso

Explorando cidades do nascer do sol ao fim da noite.

Guia rápido do oeste de Berlim

Quem escreveu

Sarah Galvao

Data

28 de October, 2016

Share

Hoje em dia, não dá para dizer que a parte leste de Berlim é roots e suja. Bairros como Friedrichshain e Prenzlauer Berg já tem prédios de luxo, sendo cada vez mais parecidas com os limpinhos bairros do oeste. Mas como em Berlim é difícil ser coxinha, a antiga parte ocidental da cidade é cheia de coisas bacanas para ver e lugares ótimos para ir. Fizemos um guia rápido do oeste da cidade, mas não no sentido antigo da guerra fria, mas à oeste na geografia: Charlottenburg, Tiergarten e Wilmersdorf, partes menos hypadas que as famosas Kreuzberg, Neukölln e Mitte. Bora?

Onde ficar

25hours Bikini Berlin

Stephan Lemke para 25hours Hotels
Stephan Lemke para 25hours Hotels

O 25hours Bikini Berlin talvez seja o hotel mais cool da cidade atualmente. A decoração tem uma atmosfera de floresta urbana, com muitas plantas, mas também móveis de design contemporâneo e muito neon. Uma das coisas mais bacanas do 25hours Bikini Berlin é que você nem precisa sair do hotel para se divertir. O restaurante NENI, no terraço, tem vistas de tirar o fôlego e comida israelense bem gostosa. O bar do hotel, o Monkey, também tem um visual lindo da cidade e é super concorrido. Ao lado do hotel, fica o Bikini Berlin, o shopping mais modernoso da cidade, com marcas descoladas e muitas pop-up stores. Para finalizar, os quartos têm redes para relaxar e as vistas são maravilhosas para o verde zoológico da cidade.

Stephan Lemke para 25hours Hotels
Stephan Lemke para 25hours Hotels

Onde fica a recepção, é possível encontrar uma padaria, sofás confortáveis com wifi grátis e objetos à venda que passaram pela curadoria do hotel, como livros, roupas e revistas. À noite, rolam ainda DJ sessions para animar o hall.

Stephan Lemke para 25hours Hotels
Stephan Lemke para 25hours Hotels

25 hours Bikini Berlin
Endereço: Budapester Str. 40. Tiergarten
Diárias a partir de 140 euros para duas pessoas

Sir Savigny

Com uma atmosfera mais adulta, o Sir Savigny tem um conceito literário-filosófico no storytelling, já que essa área de Charlottenburg é famosa por ser a parte mais intelectual da cidade. Por isso, a decoração tem muitas referências vintage, com ares de speakeasy: madeira escura, mini-bar com design antigo com garrafas de gim disponíveis, taças saídas de um filme dos anos 20, arte com referências a Nietzsche e detalhes maravilhosos, como o interfone do serviço de quarto – uma campainha dourada na parede à moda antiga.

Foto: Steve Herud
Foto: Steve Herud
Foto: Steve Herud
Foto: Steve Herud

O hotel acaba de inaugurar o The Butcher, restaurante que já existe em Amsterdã e já é um sucesso por lá. Especializado em carnes, o hambúrguer promete ser um dos melhores da cidade.

Sir Savigny Hotel
Endereço: Kantstraße 144. Charlottenburg
Diárias a partir de 130 euros para duas pessoas

Onde comer

NENI

No terraço do 25hours Berlin fica o NENI, um dos restaurantes mais instagramáveis de Berlim por vários motivos: localização, comida e design. O ambiente é bem relaxado e a filosofia do local é: divida tudo com os amigos.

Foto: Sarah Sioli Galvão
Foto: Sarah Sioli Galvão

A cozinha é israelense, e por isso dá para provar clássicos como babaganoush, sabich, falafel e hamshuka (homus com carne bovina e suína). Tudo bem preparado, temperos na medida certa e com ingredientes frescos. Não saia do NENI sem provar o knafeh, sobremesa dos deuses: massa de kadayir com mozzarella e ricota assadas com sorvete de iogurte e pistache moído.

Frango com empanada de amêndoas com batata doce frita e hamshuka. Foto: Sarah Sioli Galvão
Frango com empanada de amêndoas com batata doce frita e hamshuka. Foto: Sarah Sioli Galvão
O maravilhoso Knafeh. Foto: Helena Nacinovic
O maravilhoso Knafeh. Foto: Helena Nacinovic

Tudo isso do 10º andar do prédio, com vistas de tirar o fôlego da parte oeste da cidade e uma decoração que também mescla design contemporâneo com muito verde. Um restaurante que é uma atração turística em si, de tão bonito que é.

NENI Berlin
Endereço: Budapester Str. 40. Tiergarten
Horários:De segunda a sexta, das 12h às 23h; sábados e domingos, das 12:30h às 23h

Thai park

Foto: Flickr Micharl_be
Foto: Flickr Micharl_be

Se estiver um dia de sol durante o fim de semana, não pense duas vezes:  vá ao Preußenpark para aproveitar o ¨Thai Park¨. Umas tiazinhas tailandesas montam suas barraquinhas na grama e cozinham ali mesmo. A variedade é enorme, desde Pad Thai, saladas frias, sobremesas fritas e muito mais. Leve a canga para sentar na grama e passe a tarde batendo papo com os amigos. A atmosfera é deliciosa no verão. O preço é ridículamente barato e a comida é beeem gostosa. Street Food true, sem hipsterismos.

Thai Park
Endereço: Preußenpark – Brandenburgische Str. Wilmersdorf
Horários:Sábados e domingos de sol, das 12h às 22h

Rogacki

Foto: Flickr Stijn Nieuwendijk
Foto: Flickr Stijn Nieuwendijk

A Rogacki é uma deli gigantesca e icônica do oeste de Berlim. A especialidade são peixes, ovas e frutos do mar, mas dá para provar as famosas linguiças alemãs com chucrute, assim como joelho de porco, schnitzel e outras iguarias tradicionais. Cada tipo de comida tem um quiosque diferente e você pode comer lá de pé ou levar para casa. Anthony Bourdain já passou por lá e se apaixonou.

Rogacki
Endereço:Wilmersdorfer Str. 145/46. Charlottenburg
Horários:De segunda a quarta,  das 9h às 18h, quinta de 9h às 19h, sexta de das 8h às 19h, sábado de 8h às 16h. Fechado aos domingos

Kantstrasse

A Kantstrasse e arredores são a meca da cozinha oriental em Berlim. Dá para encontrar uma infinidade de restaurantes chineses (de diferentes regiões), tailandeses, vietnamitas, coreanos e por aí vai. Alguns dos mais populares são o Papaya, Aroma, Selig e Lon-Men’s Noodle House. Mas são tantos na zona que fica muito difícil escolher o melhor. Uma coisa é certa em comum: eles são bem baratinhos.

Onde tomar um café

Kame Japanese Bakery

Foto: Sarah Sioli Galvão
Foto: Sarah Sioli Galvão

Já que a área da Kantstrasse tem fortes influências orientais, não poderia faltar um café japonês tradicional. Todos que trabalham no Kame são japas e servem comidas descomplicadas, rápidas e gostosas, como Tonkatsu Care. Mas o melhor fica por conta das sobremesas, como o cheesecake de matcha ou yuzu, cookies de matcha e por aí vai. Uma delícia para tomar um chá e comer um delicado doce japonês, principalmente nos dias de frio em Berlim.

Kame Japanese Bakery
Endereço:Leibnizstraße 45. Charlottenburg
Horários:De segunda a sábado de 9h às 20h. Fechado aos domingos

Konditorei Buchwald

Foto: Flickr Stijn Nieuwendijk
Foto: Flickr Stijn Nieuwendijk

Café com mais de 160 anos de tradição e um ótimo lugar para quem quer comer um bolo alemão com café. Desde a famosa torta de maçã, passando pelos bolos com frutas vermelhas e muito mais. O Konditorei Buchwald é Berlim vintage e true do oeste.

Konditorei Buchwald
Endereço: Bartningallee 29. Tiergarten
Horários: De segunda a sábado de 8h às 18h, domingo de 9h às 18h

Brot und butter

Essa deli vende queijos locais e importados, pães fresquinhos, salsichas e mais. A boa notícia é que a Brot und butter conta com serviço dentro do local. Por isso, dá para provar o tradicional café da manhã alemão (com muitos frios, queijos, pães e pastinhas). Toda a base é o pão preto da casa, servido com a manteiga também de fabricação própria, a Odenwälder. Lugar tradicionalíssimo do oeste de Berlim.

Brot und butter
Endereço: Hardenbergstraße 4-5. Tiergarten
Horários: De segunda a sexta de 8h às 20h, sábado de 8h às 18h. Fechado aos domingos

Onde comprar

Paper and Tea

Foto: Sarah Sioli Galvão
Foto: Sarah Sioli Galvão

Quem é louco por chá, tem que passar pela Paper and Tea. A loja é delicadíssima, seja nas lindas embalagens, na apresentação dos chás e na variedade enorme dos mesmos. Para os puristas, a Paper and Tea oferece diferentes tipos de chá branco, verde e preto de diversas regiões do mundo, além de blends especiais e perfumados, como o Unter den Linden, de maçã e flores.

Paper and Tea
Endereço: Bleibtreustraße 4. Charlottenburg
Horários: De segunda a sábado de 8h às 20h. Fechado aos domingos

KaDeWe

Foto: Flickr Franco dal Molin
Foto: Flickr Franco dal Molin

A maior loja de departamentos do país era o símbolo da Alemanha Ocidental e capitalista. Lá dá para encontrar de tudo, porém o mais especial (pelo menos para quem gosta de comer) é o food hall da KaDeWe. O andar tem corredores intermináveis de frios, queijos, temperos, tortas e outros objetos de desejo. É um dos maiores e melhores supermercados do mundo, vale a pena uma espiadinha.

KaDeWe
Endereço:Tauentzienstraße 21-24. Charlottenburg
Horários:De segunda a quinta de 10h às 20h, sexta de 10h às 21h, sábados de 9:30h às 20h, domingos de 13h às 18h

Stilwerk

Foto: Flickr Visit Berlin
Foto: Flickr Visit Berlin

O Stilwerk é um shopping dedicado totalmente ao design, com mais de 50 lojas. Infelizmente a maioria das coisas não cabe na mala. Mas é um lugar bem interessante para se inspirar, ver objetos modernos e contemporâneos de alta qualidade e conhecer novas marcas. Para os design lovers.

Stilwerk
Endereço: Kantstraße 17.  Charlottenburg
Horários: De segunda a sábado de 10h às 19h. Fechado aos domingos

Andreas Murkudis

andreas-murkudis

A maior e mais completa loja multimarcas de Berlim fica dentro de um hof (como são chamados os jardins internos dos edifícios) em um prédio industrial. A loja de Andreas Murkudis é um espaço amplo, minimalista e com um pé direito gigantesco. A seleção de moda tem marcas como Céline, Margiela e A.P.C, óculos Mykita, perfumes Byredo e muito mais. A curadoria é cuidadosa e a seleção de objetos é de tirar o chapéu.

Andreas Murkudis
Endereço: Potsdamer Straße 81e.  Schönberg
Horários: De segunda a sábado de 10h às 20h. Fechado aos domingos

Onde Beber

Monkey Bar

Foto: Stephan Lemke para 25hours Hotels
Foto: Stephan Lemke para 25hours Hotels

Ainda no maravilhoso 25hours Bikini Berlin, dá para badalar muito no Monkey Bar. No terraço do edifício no 10º andar, é possível curtir a vista de tirar o fôlego no inverno ou no verão, já que todas as janelas são de vidro. Nos meses de calor, melhor ainda, pois o Monkey tem seu próprio rooftop. As comidinhas são feitas pelo NENI e os drinks são muito bem preparados. O design no Monkey é outro espetáculo à parte, e pela foto dá para sentir um pouco o clima.

Monkey Bar
Endereço: Budapester Str. 40. Tiergarten
Horários: De segunda a sábado de 10h às 20h. Fechado aos domingos

Onde relaxar

Liquidrom

Foto: Flickr Aaron Muszalski
Foto: Flickr Aaron Muszalski

Seja depois de se jogar na balada ou para dar um mimo a si mesmo, uma visitinha do Liquidrom vale a pena. O spa conta com diversos tipos de saunas diferentes, desde a tradicional à vapor até a sauna do Himalaya. A piscina tem um design bem futurista e é de água salgada, contando também com sistema de som para que a música seja escutada até debaixo d´água. 4 horas de uso da piscina e dos banhos custam 24,50 euros e é possível alugar toalhas e roupões. O espaço é enorme e a curiosidade fica por conta do nudismo: é proibido entrar de roupa nas saunas. Para se liberar!

Liquidrom
Endereço: Möckernstraße 10. Kreuzberg
Horários:De segunda a sábado de 10h às 20h. Fechado aos domingos

O que ver

C/O Berlin

Foto: Flickr Osmar Valdebenito
Foto: Flickr Osmar Valdebenito

A C/O Berlin é uma galeria de arte focada em fotografia, com exposições passadas de gente como Nan Goldin e Anton Corbijn e Sebastião Salgado. Confira aqui as exposições que estão rolando por lá.

C/O Berlin
Endereço:Hardenbergstraße 22-24. Tiergarten
Horários: todos os dias 11h às 20h

Cinemateca Alemã e o Museu do Filme e TV (Deutsche Kinemathek, Museum für Film und Fernsehen)

Foto: Sarah Sioli Galvão
Foto: Sarah Sioli Galvão

Para os apaixonados por cinema, a cinemateca alemã e o museu do filme e da televisão tem uma exposição permanente que conta a história do cinema no país. Passando pelos filmes da controversa Leni Riefenstahl, uma boa parte focada na grande estrela Marlene Dietrich e o ótimo cinema alemão contemporâneo, o acervo é bem rico e relaciona a indústria local com os fatos históricos da Alemanha . O jogo de espelhos com influência no incrível Expressionismo Alemão vai te dar várias fotos lindas para seu Instagram.

Deutsche Kinemathek, Museum für Film und Fernsehen
Endereço: Potsdamer Straße 2. Potsdamer Platz
Horários: Terça, quarta, sábado e domingo de 10h às 18h. Quinta de 10h às 20h. Fechado às segundas.

Rolé Christiane F.

Foto: Sarah Sioli Galvão
Foto: Sarah Sioli Galvão

Se você é fã do livro, do filme e, principalmente, da trilha do David Bowie, pode dar uma voltinha pelo oeste da cidade para caçar as referências dessa história que é um clássico de Berlim. A estação Zoologischer Garten era onde Christiane F. e sua gangue se prostituíam, usavam drogas e passavam o tempo. Hoje não existe nada desse submundo presente na estação, somente gente indo de um lugar ao outro. Em frente, está o icônico prédio com a estrela da Mercedes Benz, imortalizado pela cena em que Christiane F.  e seus amigos fogem da polícia. Ouça ¨Heroes¨ do David Bowie enquanto passa pelos lugares e mergulhe no mundo da suja e decadente Berlim Ocidental.

Se você tiver outros lugares do oeste de Berlim que são bacanas, divida com a gente nos comentários!

Foto de destaque: Sarah Sioli Galvão

Quem escreveu

Sarah Galvao

Data

28 de October, 2016

Share

Sarah Galvao

A Sarah morou em 5 cidades diferentes nos últimos 9 anos, seja a trabalho ou no sabático que tirou em Barcelona. Na hora de planejar uma viagem, gasta 70% do tempo pensando onde vai comer, porém tenta queimar as calorias conhecendo as cidades de bike . Já teve que renovar passaporte por falta de espaço para novos carimbos mas ainda tem a África e Oceania como pendências. Também escreve para o Almostlocals.com, site com dicas bacanas por gente quase local.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.