Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

Garoto invade as pirâmides do Egito para tirar fotos incríveis

Quem escreveu

Renato Salles

Data

02 de February, 2016

Share

Na semana passada, um vídeo magnífico das Pirâmides de Gizé, no Cairo, feito com uma GoPro, correu o mundo. Mas poucos dias depois da divulgação do vídeo, surgiu uma notícia não muito animadora. O adolescente alemão Andrej Ciesielski aproveitou um momento de distração da segurança ao redor do monumento de mais de 4500 anos e simplesmente se lançou na empreitada de escalá-lo. No meio do caminho, ele foi visto por alguns turistas, chamando a atenção dos guardas. Esses começaram a gritar para que ele descesse, mas o estudante alemão, que não entendia nada de árabe, não deu bola e seguiu. Em pouco mais de 8 minutos, ele estava no alto dos 146 metros da construção. Olha só que vídeo lindo ele fez.

Claro que, na volta, ele teve que responder pelos seus atos. O acesso às pirâmides foi fechado há muitos anos como forma de prevenir o desgaste e a erosão, e pode ser punido com até 3 anos de cadeia no Egito. Mas Andrej teve sorte. Da delegacia, as autoridades egípcias queriam enviá-lo para a embaixada alemã para que fosse deportado, mas acabaram soltando o aventureiro depois de deletar todos os arquivos de seus dispositivos eletrônicos. O que eles não esperavam é que o moleque, já contando com isso, tivesse mandado tudo para a nuvem, para poder recuperar depois.

7

Numa pesquisa rápida, descobri que esse menino tem um site, e que ele pira em subir nos lugares mais absurdos, sem nenhum equipamento de segurança, para tirar fotos do que se vê lá embaixo. Antes das pirâmides mesmo, ele já tinha subido em outros monumentos e alguns prédios altos do Cairo. Mas isso não é nada perto das peripécias dele nos arranha-céus de Hong Kong e Dubai. Eu fiquei com frio na barriga aqui sentadinho na minha cadeira.

11

E as imagens do alto das pirâmides também não são inéditas. Em 2013, um grupo de russos teve a mesma ideia, mas eles tiveram a decência de se esconder no sítio arqueológico e esperar que o lugar estivesse vazio e escuro para começar a escalada. As autoridades só descobriram a invasão muito tempo depois, quando as fotos apareceram na internet. Os autores, depois, pediram desculpas pelo desrespeito à lei e disseram que só queriam realizar um sonho, sem insultar ninguém.

Fotos: Andrej Ciesielski

OBS: Reforçamos que a atitude do estudante alemão e do grupo russo é uma invasão contra a lei, e nós do CoP não apoiamos esses eventos. Se estiver na dúvida se é legal ou não, pergunta para a sua mãe e veja se ela curte.

Quem escreveu

Renato Salles

Data

02 de February, 2016

Share

Renato Salles

Para o Renato, em qualquer boa viagem você tem que escolher bem as companhias e os mapas. Excelente arrumador de malas, ele vira um halterofilista na volta de todas as suas viagens, pois acha sempre cabe mais algum souvenir. Gosta de guardar como lembrança de cada lugar vídeos, coisas para pendurar nas paredes e histórias de perrengues. Em situações de estresse, sua recomendação é sempre tomar uma cerveja antes de tomar uma decisão importante. Afinal, nada melhor que um bom bar para conhecer a cultura de um lugar.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.