Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

Exibicionismo na Saatchi Gallery com os Stones

Quem escreveu

Alecsandra Matias

Data

27 de April, 2016

Share

As pessoas “boas” vão para Londres. Já as “más” vão para a Saatchi Gallery ver Exhibitionism. The Rolling Stones, a primeira mostra internacional da banda e que faz parte das comemorações dos seus 50 anos de existência. Longe de ser um dos passeios tradicionais de Londres, a Saatchi Gallery é reconhecida por suas exposições provocativas dedicadas à arte mais perturbadora e inquietante da atualidade.

Fundada por Charles Saatchi, em 1985, a Saatchi Gallery ocupou diferentes endereços: primeiro no norte de Londres (Boundary Road, St. John Wood, uma antiga fábrica de tintas), depois próximo ao rio Tâmisa (County Hall, antiga sede do Banco do Sul) e hoje está a oeste da cidade, no Chelsea, no centro da praça Duke of York, a poucos minutos de distância da Sloane Square e da Kings Road.

The Saatchi Gallery at the former Chelsea Barracks in London, UK (foto: Jack Gavigan)
The Saatchi Gallery at the former Chelsea Barracks in London, UK (foto: Jack Gavigan)

No início, a galeria exibia a coleção particular do seu criador, que ia do minimalismo norte-americano, passava pela arte contemporânea chinesa e chegava aos Young British Artists, um grupo de artistas ingleses radicais liderados por Damien Hirst, Tracey Emin, Jake e Dinos Chapman.

Em 2010, a Saatchi Gallery passou ao poder público britânico e tornou-se o Museu de Arte Contemporânea de Londres. Pode buscar por outros museus da cidade: a arte que é produzida hoje com desconcertante profusão de estilos, formas e práticas, só tem lá na Saacthi Gallery.

Nesse lugar, marcado pela ousadia dos ingleses nas artes visuais, está em cartaz Exhibitionism. The Rolling Stones, uma viagem pela história da banda. São 9 galerias temáticas, que ocupam 2 andares do edifício, com cerca de 500 objetos, como diários pessoais, cartazes, capas de álbuns, figurinos, instrumentos, fotografias dos bastidores dos shows, desenhos originais de palco, áudios e imagens de vídeo.

foto: www.coolhunting.com
foto: www.coolhunting.com

Tudo exposto a partir de tecnologia cinematográfica e interativa, um delírio para os mais fanáticos! A exposição foi toda supervisionada por Mick Jagger, Keith Richards, Charlie Watts e Ronnie Wood. Ah, não posso esquecer! Na mostra, há trabalhos em colaborações incríveis com artistas, designers, músicos e escritores, como Andy Warhol, Shepard Fairey, Alexander McQueen, Ossie Clark e Martin Scorsese. Ao percorrer as galerias, a influência musical dos Stones fica evidente. Porém, a exposição, a partir do arquivos da banda, mostra também o impacto visual e comportamental (o exibicionismo e o voyerismo) na cultura pop.

Há boatos de que a exposição poderá ir para mais 11 cidades pelo mundo. Contudo, não dá para garantir que alguma brasileira será incluída no projeto – é melhor não contar com isso. A exposição abriu em 5 de abril e se encerra em 4 de setembro deste ano.

Se ficou com muita vontade de ver a mostra e de quebra conhecer a Saatchi Gallery, o horário de funcionamento é das 10h às 18h, porém o último visitante só entra até às 16h30. E compre seu ingresso pelo site da galeria ao terminar de ler este post – a disputa está grande.

Rolling-Stones-5059 Rolling-Stones-5113 Rolling-Stones-5118 Rolling-Stones-5878

Quem escreveu

Alecsandra Matias

Data

27 de April, 2016

Share

Alecsandra Matias

Rata de galerias e museus, não perde a oportunidade de ir procurar aquela tela, escultura ou monumento famosos que todos só conhecem pelos livros.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.