Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.
Apesar de todas as controvérsias e problemas, agosto no Rio será mês das Olimpíadas e a programação na cidade girará praticamente em torno do evento. Até o chef italiano Massimo Bottura, da Osteria Francescana (o restaurante nº 1 do mundo de acordo com a revista The Restaurant), inaugura um restaurante social na Rua da Lapa durante a Olimpíada, ao lado de David Hertz. O Refettorio Gastromotiva terá chefs estrelados se revezando, que irão cozinhar para a população de rua da cidade.
5 a 21 de Agosto
Os Jogos Olímpicos chega com uma ampla programação que inclui, além das competições propriamente ditas, festas, shows, exposições e as casas dos países. Os grandes destaques da programação cultural estará no Boulervard Olímpico do Porto Maravilha, que contará com 3 palcos e fará transmissão ao vivo das competições. Abaixo a programação dos palcos Amanhã e Encontros.
Palco Amanhã, Orla Luiz Paulo Conde:
Início às 17h, de segunda a sexta, às 18h, aos domingos e a transmissão da abertura está prevista para às 19h15. A programação no geral está bem interessante:
5 de agosto – sexta: Cerimônia de abertura
6 de agosto – sábado: Larissa Luz
7 de agosto – domingo: Festa Selvagem
8 de agosto – segunda: Camarones Orquestra
9 de agosto – terça: Carne Doce
10 de agosto – quarta: Bruno Capinan
11 de agosto – quinta: Bárbara Ohana
12 de agosto – sexta: Do Amor
13 de agosto – sábado: Strobo
14 de agosto- domingo: Festa Noturna
15 de agosto – segunda: Matheus VK
16 de agosto – terça: Figueroas
17 de agosto – quarta: Sylvio Fraga
18 de agosto – quinta: Mãeana
19 de agosto – sexta: Stephane San Juan
20 de agosto – sábado: Desumanos
21 de agosto – domingo: Festa Baile do Viaduto de Madureira
Palco Encontros, Praça Mauá:
5 de agosto (sexta), às 19h15: Cerimônia de abertura
6 de agosto (sábado), às 13h, Mombojó, às 20h, Preta Gil
7 de agosto (domingo), às 13h, Ana Cañas, às 20h, Luiz Melodia e Diogo Nogueira
8 de agosto (segunda), às 13h, Lafayette e os Tremendões, às 20h: Dudu Nobre e Ferrugem
9 de Agosto (terça), às 13h, Jaloo, às 20h, Johnny Hooker e Elza Soares
10 de agosto (quarta), às 13h, Thiago Pethit, às 20h, Suricato e Erasmo Carlos
11 de agosto (quinta), às 13h, Sinara, às 20h, Alice Caymmi e Marcelo Jeneci
12 de agosto (sexta), às 13h, Lia Sophia, às 20h, Fernanda Abreu e Mart’nalia
13 de agosto (sábado), às 13h, Silva, às 20h, Projota + Rico Dalasam e Marechal
14 de agosto (domingo), às 13h, Aymoreco, às 20h, Pretinho da Serrinha + Maria Rita, Zelia Duncan e Tia Surica
15 de agosto (segunda), às 13h, Mahmundi, às 20h, Cidade Negra e Jorge Aragão
16 de agosto (terça), às 13h, Marcia Castro, às 20h, Elba Ramalho + Davi e Moraes Moreira
17 de agosto (quarta), às 13h, Nina Becker, às 20h, Serjão Loroza e Marcos Valle
18 de agosto (quinta), às 13h, Tokyo Day, às 20h, Dona Onete + Felipe Cordeiro e Fafá de Belém
19 de agosto (sexta), às 13h, Felipe Cordeiro, às 20h, Paralamas do Sucesso e Nação Zumbi
20 de agosto (sábado), às 13h, Dream Team do Passinho, às 20h, Ester Rada (Israel)
21 de agosto (domingo), às 13h, Jamz, às 20h, cerimônia de encerramento
Já o Palco Tendências, na Praça XV, levará aos palcos novos artistas diariamente às 16h.
A Olimpíada conta também com as Casas dos Países, ou Casas Temáticas, cada uma com sua própria programação. Confira aqui a programação completa de cada casa. São 53 casas e muitas delas com programação aberta ao público. A Dinamarca parece ser uma das mais animadas do ano. Eles estarão na Praia de Ipanema e todos estão convidados a irem curtir com eles. O Club France também está com uma programação musical bem animada em parceria com a Air France, trazendo o fino da bossa da música francesa para alegrar a pista da casa. A entrada é R$ 20.
Mas há também a programação não oficial rolando na cidade:
Até 11 de Setembro, Oi Futuro Flamengo
O Festival Multiplicidade comemora 12 anos com uma ocupação total do Oi Futuro Flamengo, com uma programação que abrange música, arte e tecnologia, incluindo a mostra Multiplicidade_Imagem / Som / Inusitados. Na programação, o destaque é o francês Joanie Lemercier, focado principalmente em projeções de luz no espaço e seu impacto sobre a nossa percepção, e que apresenta o trabalho “Volcano”. A exposição integra o Passaporte Cultural para os Jogos Olímpicos Rio 2016. Gratuito, terça a domingo, das 11 às 20h.
06 de Agosto, Studio Line, Botafogo
A festa paulistana ODD aterrissa em terras cariocas para uma edição especial. Se você curte música eletrônica de qualidade, a festa é imperdível. Nas pickups DJ Maurício Lopes, Function (EUA) e os locais do Magma. O visual fica nas mãos de Julio Parente e Bruno.
13 de Agosto, local a confirmar
As festas de música eletrônica Rara & Gop Tun se reúnem no Rio, levando o berlinense Steve Bug e o inglês Space Dimension Controller para animarem as pistas. A festa ainda não divulgou ainda o local, mas os ingressos já estão à venda por R$ 70.
Até 22 de Setembro, Galeria Nara Roesler
A Galeria Nara Roesler apresenta a exposição rec/rio, de Paulo Bruscky, com mais de 90 obras do artista. Rec/rio contará com 3 núcleos: trabalhos propostos para o Rio mas nunca realizados, trabalhos criados no Rio e trabalhos produzidos especialmente para esta exposição. Imperdível!!
Até Maio de 2017, Museu de Arte do Rio
Agosto começa com a exposição “A Cor do Brasil“, que traça a trajetória da arte brasileira, do período colonial ao século 21. São mais de 300 obras vindas da Argentina, México e de outras 12 instituições no Brasil. O percurso é formado por obras-primas que vão de Frans Post a Tarsila do Amaral – considerada a primeira dama do modernismo nacional e autora de Abaporu (1928) e Antropofagia (1929) – assim como obras de Eliseu Visconti, Beatriz Milhazes, Lygia Clark, Franz Weissmann, Cildo Meirelles, Hélio Oiticica, Lygia Pape, Tomie Ohtake, Mabe e Iberê Camargo.
11 a 14 de Agosto, Paraty
O Festival da Cachaça começou em 1982 e é um dos eventos mais tradicionais de Paraty. O festival é o paraíso para os amantes da boa pinga acompanhada de festa. Na Praça da Matriz se espalham barracas para degustação de cachaças regionais com shows de samba, pagode, forró e também apresentação de cirandeiros da cidade.
Lalai prometeu aos 15 anos que aos 40 faria sua sonhada viagem à Europa. Aos 24 conseguiu adiantar tal sonho em 16 anos. Desde então pisou 33 vezes em Paris e não pára de contar. Não é uma exímia planejadora de viagens. Gosta mesmo é de anotar o que é imperdível, a partir daí, prefere se perder nas ruas por onde passa e tirar dicas de locais. Hoje coleciona boas histórias, perrengues e cotonetes.
Ver todos os postsVivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.