Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.
Quem nunca ouviu falar no famoso túnel que sai de São Tomé das Letras até Machu Picchu? Claro que ele é apenas uma das inúmeras lendas urbanas envolvendo passagens secretas. Lendas, claro, afinal, radares já permitiram que a humanidade mapeasse as várias camadas de todo o planeta, correto?
Isso era o que eu também pensava, mas aparentemente não é bem assim. Na verdade, há muitas ilhas, territórios, passagens e caminhos que ainda não houve interesse em mapear. Resultado que muito ainda está por ser descoberto, e foi assim que foi encontrada uma rede de túneis do período neolítico, de 12 mil anos atrás, ligando várias regiões da Europa. Na Alemanha, foram encontrados 700 metros de passagens subterrâneas; na Áustria, 350. Ao mapearem esses pequenos pedaços, foram encontrados túneis que unem a Escócia à Turquia, passando pelo Mediterrâneo.
Para Daily Mail
Enquanto muitos países sabiam sobre os túneis, a descoberta de sua extensão e da potencial interconexão estão sendo estudadas apenas agora pelos arqueólogos. Eles têm apenas 70 centímetros de largura, e imagina-se que as pessoas passavam por eles se arrastando.
“Gente, mas é um túnel… que que tem de mais?” Primeiro, é preciso lembrar que estamos falando da Idade da Pedra! Isso é antes de calendários, antes da história escrita, antes da agricultura! É quando nós, humanos, estávamos começando a aprender a fazer aqueles instrumentos de metal e potes de cerâmica que vemos nos museus. Ou seja, um túnel com capilaridade dessa magnitude, conta muito sobre nossa própria história e nossos conhecimentos de geografia e navegação naquela época.
Acredita-se que eles eram usados como proteção contra o tempo ruim, em caso de guerras ou mesmo para atravessar tribos inimigas sem ser atacado. Há também outras teorias: foram usados como proteção durante a última Era Glacial, devido ao aumento do nível do mar, ou ainda devido ao calor prolongado: você pode ler sobre essas teorias aqui.
E aí, será que esses arqueólogos não tem um tempinho para passar aqui em Minas Gerais e liberar finalmente a conexão para Machu Picchu, não?
Foto destaque? 2exploran
Seu exacerbado entusiasmo pela cultura, fauna e flora dos mais diversos locais, renderam no currículo, além de experiências incríveis, MUITAS dicas úteis adquiridas arduamente em visitas a embaixadas, hospitais, delegacias e atendimento em companhias aéreas. Nas horas vagas, estuda e atua com pesquisa de tendências e inovação para instituições e marcas.
Ver todos os postsVivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.