Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

Destino África: 5 razões para ir para Uganda

Quem escreveu

Jo Machado

Data

06 de June, 2016

Share

Um pequeno porém notável país localizado no coração do continente africano e sem ligação com o mar, Uganda está situado em uma região de planaltos e montanhas, junto aos grandes lagos africanos e também é o principal refúgio do gorila-das-montanhas. Seu território é coberto por savanas e selvas equatoriais de altitude, com grande número de rios e lagos, como o conhecido Lago Vitória.

Além dos gorilas, a ‘Pérola da África’ também é famosa por ser um país onde o futebol é um esporte de oportunidades, o que atrai a atenção de diversos times do mundo, que vem a Uganda para jogar e sondar novos talentos.

20160509_113802(0)
Vincent Mugaba – Uganda Tourism Board

E foi conversando com Vincent Mugaba, chefe do departamento de relações públicas da autoridade de turismo de Uganda, durante a INDABA 2016, que descobrimos motivos incríveis para visitar o país.

1 – Um país que transborda cultura e vida selvagem

Foto: Divulgação - visituganda.com
Foto: Divulgação – visituganda.com

Como em qualquer país africano, a vida selvagem e a diversidade cultural das tribos são marcas registradas de Uganda. O país é caldeirão cultural, evidenciado pela existência de mais de 30 diferentes línguas indígenas, pertencentes a cinco grupos lingüísticos distintos, e um mosaico cultural igualmente diversificado de música, dança, arte e gastronomia. Sim, a gastronomia do país é bem evidente em suas raízes tribais, trazidas ao presente por chefs de cozinha renomados em releituras muito interessantes.

Além disso, a vida selvagem do país é marcante. Além dos zelados gorilas-das-montanhas, outras centenas de espécies se espalham por todos os cantos do país. Em Uganda você vai encontrar, elefantes, hienas, macacos de diversas espécies, leopardos, leões e muitos outros animais em seu habitat natural, com pouca interferência humana.

2 – O refúgio dos Gorilas

Foto: Cai Tjeenk Willink - Vikipedia
Foto: Cai Tjeenk Willink – Wikipedia

Uma experiência única é conhecer os refúgios de gorilas nas partes altas do país, dentro do Parque Nacional Mgahinga. Uganda abriga aproximadamente 20% de toda população de gorilas-das-montanha do mundo. A visitação desse santuário é controlada, o que garante a preservação da espécie em seu habitat natural. Segundo Vincent, um encontro com um gorila é um momento de mudança de vida, de como você se vê como ser humano. Imperdível, segundo ele.

 3 – Esportes radicais e aventura

Se a idéia é esportes radicais e aventura, Uganda não vai te decepcionar. Por estar localizado em uma região repleta de lagos, florestas e montanhas, o país oferece uma gama gigantesca de esportes de aventura. De rafting ao caiaque, da escalada ao rapel, do bungee jump e até trilhas de gorilas e chimpanzés.

Outra famosa atividade de aventura do país é o Uganda Martyrs Trail, uma trilha que vai te levar através de diferentes lugares onde os primeiros missionários cristãos passaram, e onde alguns dos grandes mártires de Uganda foram mortos. O roteiro completo dessa jornada você encontra aqui.

4 –  A mesma paixão pelo Futebol

Foto: Sanjoy Ghosh - Wikipedia
Foto: Sanjoy Ghosh – Wikipedia

Como nós brasileiros, o povo de Uganda é fascinado pelo futebol, logo ele é o esporte nacional. Embora sua seleção nunca tenha se classificado para uma Copa do Mundo, a paixão pelo esporte é latente no país e o time oficial do país é The Cranes. Uganda é um dos destinos preferidos por times e jogadores de futebol do mundo inteiro que visitam o país em busca de aprimoramento e de novos craques.

5 – Um lugar para conhecer em 2016

Considerado uma “jóia escondida” e indicado pela CNN como um dos lugares para visitar em 2016, Uganda vem se destacado no turismo por sua vida selvagem, suas montanhas, lagos e principalmente por sua cultura milenar, ímpar e preservada.

 

Se você ficou com vontade de saber mais sobre Uganda ou se já está pensando em programar uma visita, dê um pulo no site do turismo oficial do país: www.visituganda.com

Essa é uma série especial sobre alguns bons motivos para visitar países africanos. Falamos também sobre o MoçambiqueQuênia e Tanzânia.

 

Foto destaque: Cai Tjeenk Willink – Wikip

Quem escreveu

Jo Machado

Data

06 de June, 2016

Share

Jo Machado

O Jo é do tipo que separa pelo menos 30% do tempo das viagens para fazer o turista japonês, com câmera no pescoço e monumentos lotados. Fascinado pelas diferenças culturais, fotografa tudo que vê pela frente, e leva quem estiver junto nas suas experiências. Suas maiores memórias dos lugares são através da culinária, em especial a comidinha despretensiosa de rua. Seu lema de viagem? Leve bons sapatos, para agüentar longas caminhadas e faça uma boa mixtape para ouvir enquanto desbrava novos lugares. Nada é melhor do que associar lindas memórias à boas canções.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.