Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.
No ano passado quando perguntei à algumas pessoas quais eram os eventos imperdíveis em 2016, duas pessoas responderam sem titubear: Dekmantel Festival. Isso deixou uma pulga atrás da orelha, afinal são duas pessoas que admiro bastante o gosto musical, então tratei de colocá-lo na lista e esperar as novidades.
O Dekmantel Festival rola em Amsterdã de 4 a 7 de agosto e é conhecido pela curadoria impecável e detalhista para levar aos palcos o melhor da música eletrônica underground contemporânea, experimental e atemporal. A edição de 2016 traz uma mistura de estilos e no meio de um line-up robusto há nomes conhecidos e outros para ficar de olho. Na lista caprichada com cerca de 150 artistas tem Ricardo Villalobos, The Black Madonna, DJ Harvey, Fatima Yamaha, Jackmaster, Lena Wilikens, DJ Koze, Joy Orbinson, Nina Kraviz só para citar alguns.
No dia 4 de agosto rolam 9 shows de abertura oficial do festival distribuídos simultaneamente em 4 locais diferentes: Bimhuis, Muziekgebouw aan ‘t IJ, Tolhuistuin e EYE Filminstituut. E está bem tenso escolher para qual deles ir, pois todos estão imperdíveis. Dá até para transitar entre as venues de ferry e assistir 2 shows em 2 lugares diferentes, mas ainda assim cai uma lágrima aqui por aquele momento em que você “precisa escolher”. Tocam nesta noite de abertura Matias Aguayo & The Desdemonas, Alessandro Cortini (Nine Inch Nails), Tony Allen (live com banda), James Holden (live com banda), Shackleton & Ernesto Tomasini (live), Cabaret Voltaire e Azymuth (o único que toca cedo e não compete com ninguém).
Foto: Ainutlaatuinen
A programação diurna do festival começa no dia 5 de Agosto e volta ao seu antigo lugar, o Amsterdamse Bos, um belo parque inglês (3x o tamanho do Central Park de Nova York, consegue imaginar?) ao sul de Amsterdã a 1h de transporte público partindo da Estação Central, 20 minutos de carro (mas quem estará de carro por lá?) ou 40 de bike (é nessa que vamos querer encarar). A programação noturna acontece no Melkweg, tradicional casa de espetáculos com capacidade para 1.500 pessoas, que fica na região central de Amsterdã, a 10 minutos de bike da Estação Central.
Os ingressos tão concorridos como peru no Natal, tanto que o passe para os 3 dias (noite & dia por 120 euros) e os ingressos unitários para a programação dia (45 euros/dia) já estão esgotados. Agora só restam ingressos para a programação noite (65 euros para os 3 dias e 26,75 por dia). Para os shows de abertura são vendidos ingressos individuais (por show e não por venue) que custam entre 15 e 20 euros.
Essa é fácil. Primeiro vai ter que ir atrás de ingressos, já que a maioria está esgotada. Então é só correr atrás de passagem para Amsterdã, que anda com preços bem irresistíveis. E aí, vem comigo?
Foto destaque: Parque Amsterdamse Bos Alexander Möller
*O Dekmantel é um dos festivais escolhidos para projeto A Volta ao Mundo em Festivais de Música, patrocinado pela KLM Brasil, que faz parte do SkyTeam, oferecendo voos para 1.052 destinos em 177 países. #fly2fest
Lalai prometeu aos 15 anos que aos 40 faria sua sonhada viagem à Europa. Aos 24 conseguiu adiantar tal sonho em 16 anos. Desde então pisou 33 vezes em Paris e não pára de contar. Não é uma exímia planejadora de viagens. Gosta mesmo é de anotar o que é imperdível, a partir daí, prefere se perder nas ruas por onde passa e tirar dicas de locais. Hoje coleciona boas histórias, perrengues e cotonetes.
Ver todos os postsVivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.