Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.
A Daiso Japan já é velha conhecida dos paulistanos. Abriu sua primeira loja em São Paulo em dezembro de 2012 e desde então já tem 19 filiais pela cidade. Criada em 1972 com o nome de Yano Shoten, a ideia era vender produtos a 100 ienes (mais ou menos R$ 3,50). Cinco anos depois trocou o nome para Daiso, como é hoje é conhecida. Atualmente a rede tem mais de 4 mil lojas espalhadas pelo mundo, dessas 2900 são no Japão, mas também encontramos nos Estados Unidos, Canadá, Austrália, Tailândia, China e etc. Essa loja do Brasil foi a primeira da América Latina.
Além de vender produtos de terceiros, a loja tem toda uma linha própria. Dizem que cerca de 500 itens novos chegam às lojas todo mês. No Japão, a loja tem um preço fixo. Aqui, apesar da grande maioria dos produtos custarem R$7,99, ainda dá para encontrar algumas variações. Os produtos malucos existem sim, como um espremedor de tubo de pasta de dente que eu achei por lá na minha última visita. Mas tem muita coisa útil também.
Todo o clima da loja é uma experiência única: a música brega japonesa de fundo e o grito de guerra dos funcionários de tempo em tempo. Aliás, sabendo que a loja é uma atração a parte, é proibido filmar ou tirar fotos lá dentro. Para se ter uma idéia por cima, as seções que existem na Daiso são: Cozinha, banheiro, limpeza, papelaria, animais, jardinagem, pesca, bolsas e sacolas, comidas – balinhas, missô e refrigerantes – , artigos para carro, acessórios de inverno, e cerâmica.
Bom, passar por lá só para dar uma olhadinha é missão impossível e, se você conseguiu, por favor, me conta o segredo. Sempre você descobre alguma “coisa que você precisa desesperadamente mas não sabia” quando está andando pelas prateleiras. E provavelmente você vai comprar alguma coisa que no dia seguinte vai fazer você se perguntar qual era mesmo a razão que você comprou aquilo (sempre). A verdade é que a gente se empolga fácil, porque as coisas, além de lindas, têm uma embalagem linda. Mas é bom ficar de olho no custo-benefício, muitas vezes, na empolgação, a gente não nota que aquele produto não vale o preço.
Bom, vamos às compras? Selecionei alguns dos meus produtos favoritos:
Aqui neste link você encontra todos os endereços das lojas em São Paulo.
Update: A loja também passou a fazer venda online. Para saber das novidades, sigam a página deles no Facebook.
Update2: Nossas leitoras Thais, Andrea Kulpas e Dâmaris Cristo lembraram que alguns Hirotas (o supermercado) têm uma lojinha Daiso. Os que a gente sabe são: da Vila Madalena, Vila Mariana, Ipiranga e São João (embaixo do Elevado).
* Foto de capa: Reprodução, Daiso Japan
A Dani gasta todo o seu dinheiro com viagens. Um de seus maiores orgulhos é dizer que já pisou em cinco continentes. É do tipo sem frescura, que prefere localização a luxo e não se importa de compartilhar o banheiro de vez em quando. Adora aprender palavras no idioma do país que vai visitar e não tem vergonha de bancar a turista.
Ver todos os posts[…] e o melhor, as lojas de produtos para a casa como a maravilhosa Daiso Japan, que a gente já falou aqui. Vale caminhar com calma pela rua prestando atenção também na rica arquitetura do […]
Tem uma mini unidade da Daiso no supermercado Hirota da São João, embaixo do elevado :)
Oi Andrea! A gente atualizou o post, obrigada pela lembrança!
tem em cima dos supermercados hirota também, na vila madalena e no ipiranga
Oi Thais! Obrigada por lembrar disso. Atualizamos o post!
Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.