Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

Conímbriga, a vila romana em Portugal

Quem escreveu

Alecsandra Matias

Data

14 de June, 2016

Share

A 16 quilômetros de Coimbra, na freguesia de Condeixa-a-Velha e a 2 quilômetros de Condeixa-a-Nova, está Conímbriga, uma das maiores povoações romanas de que há registros na Península Ibérica. Creia! Uma vila romana datada de I d.C. no centro de Portugal! Já imaginou que em terras portuguesas tem um povoado de origem celta, ocupado por tropas romanas em 139 a.C., e que depois será a capital da província da Lusitânia? Para aqueles viciados em história e em arte romana garanto que, no mínimo, percorrer as ruínas deste lugar é uma experiência sensacional!

Classificada como monumento nacional desde 1910, a estação arqueológica inclui o pequeno Museu Monográfico, fundado em 1962, onde se encontram objetos encontrados durante as escavações que acontecem desde 1898, e as ruínas propriamente ditas (o aqueduto, o fórum, as termas e as habitações). No total, são 32 construções realizadas entre o I e III d.C., além da muralha erguida às pressas no século IV para conter as invasões bárbaras.

O Museu Monográfico (foto: Carole Raddato)
O Museu Monográfico (foto: Carole Raddato)

O anfiteatro romano, as ruas pavimentadas e os mosaicos espalhados pelos edifícios e residências são monumentos incrivelmente conservados. As termas, que na verdade são banhos públicos para homens e mulheres, era o lugar de encontro de todos os moradores da época. Nas termas, fazia-se os negócios, discutia-se política e colocava-se as notícias em dia, ou seja, era onde a vida social da cidade acontecia (tem hora mais relaxante para se por a vida em ordem?!). Mas, o espetáculo mesmo fica por conta da Casa da Cruz Suástica e da Casa de Repuxos. Pense em luxo e riqueza no Império Romano. É muito mais do que isso!

(foto: Andreas Trepte)
(foto: Andreas Trepte)

A Casa da Cruz Suástica pertenceu a uma família rica e foi construída por volta do século I d.C. Seus mosaicos são da segunda metade do século III. Eles trazem o desenho da cruz suástica (aqui, preciso te dizer que a suástica é um símbolo usado em culturas diferentes em épocas distintas: astecas, gregos, hindus, celtas e até budistas). Para os romanos, a cruz representava o Sol e a boa sorte.

Já a Casa de Repuxos, da mesma época, é muita ostentação! Seus mosaicos geométricos, sua pintura mural e a arquitetura repleta de repuxos (ou em português com sotaque brasileiro, fontes e chafarizes) mostram a glória desta cidade, que na época do imperador Cesar Augusto chegou a ter 10 mil habitantes. Depois de ver o conjunto de monumentos, você pensará que Pompeia na Itália era uma cidade romana rica! Mas, Conímbriga era chique demais!

A Casa dos Repuxos (foto: Carlos Luis M C da Cruz)
A Casa dos Repuxos (foto: Carlos Luis M C da Cruz)

E quando e como todo esse requinte acabou? Explico: Conímbriga, que ficava entre Olisipo (atual Lisboa) e Bracara Augusta (Braga), sobreviveu até os anos de 465 e 468, quando os suevos capturaram e saquearam a cidade. Seus habitantes abandonaram suas casas e fugiram para Aemínium, também conhecida como Coimbra. Agitada, essa história, não? Os lusitanos têm grandes monumentos arqueológicos espalhados por todo o seu território. Não é só de período medieval e colonial que vivem as grandes aventuras lusas!

O parque arqueológico não é muito grande. Dá para conhecer todos os lugares com tranquilidade em cerca de duas horas. Há dois ônibus diários que saem de Coimbra com destino a Condeixa-a-Velha com parada em Conímbriga. O lugar está aberto todos os dias, de 10h às 19h e o ingresso custa algo em torno de 4,50 euros. Lá no Museu Monográfico de Conímbriga tem um restaurante rodeado por um pequeno jardim que serve algumas receitas romanas. Se a ideia é conhecer a vida urbana de um povoado romano, a estação arqueológica realmente te leva para os tempos do Império!

(foto: Elisardojm)
(foto: Elisardojm)

Foto do destaque: Carole Raddato

Quem escreveu

Alecsandra Matias

Data

14 de June, 2016

Share

Alecsandra Matias

Rata de galerias e museus, não perde a oportunidade de ir procurar aquela tela, escultura ou monumento famosos que todos só conhecem pelos livros.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.