Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

Biblioteca Mário de Andrade: 24 horas de cultura no centro de São Paulo

Data

06 de July, 2016

Share

Apresentado por

Quem passa em frente à biblioteca Mário de Andrade e presta mais atenção percebe um movimento diferente, principalmente em dias de evento. Agora, a instituição oferece muito mais do que livros e periódicos.  Depois de cinco anos de reforma, com 91 anos de idade, a biblioteca rejuvenesceu e é um novo centro cultural de São Paulo. Atualmente, a biblioteca tem uma programação cultural efervescente e gratuita que atrai um público interessado em arte, cultura, música, teatro, artes visuais e mesas literárias.
O prédio já foi ponto de encontro dos intelectuais de São Paulo no passado. Não é à toa que foi batizada com o nome de um dos principais expoentes da cultura brasileira.  Recentemente, implantou o wi-fi gratuito e passou a funcionar 24 horas, ou seja, cultura a qualquer hora do dia.

Biblioteca Mário de Andrade - Fachada iluminada a noite - Foto: Juca Lopes
Foto: Juca Lopes

O guardião deste imponente edifício é simplesmente Luís de Camões. A estátua do grande escritor português fica em frente ao prédio e acho que se ele estivesse vivo, estaria orgulhoso da repaginação da biblioteca.

História

Quem passa em frente deste edifício em estilo art déco não imagina quantas histórias tem entre estas grossas paredes. Quem nunca veio estudar ou pesquisar aqui? Inaugurado em 1942 e tombado em 1992, é a segunda maior biblioteca pública do país – atrás somente da Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro.  Guarda 365.474 títulos no acervo e quase milhões de unidades! Mesmo que se eu freqüentasse todos os dias eu não conseguiria ler todas as obras. Pelo prédio principal da BMA, com 23 andares (sendo 22 de acervo) e mais o anexo de 15 andares, onde funciona a hemeroteca, circulam diariamente 1.200 pessoas.

03 - BMA - Saguão da Santa 01 - Foto Juca Lopes
Foto: Juca Lopes

A biblioteca foi fundada em 1925 na rua 7 de Abril, no prédio da Câmara Municipal de São Paulo, e reinaugurada no ano seguinte. A coleção inicial era formada por obras do acervo da própria Câmara.
Em 1937, incorporou a Biblioteca Pública do Estado e, a partir de então, importantes aquisições de livros foram feitas, muitos deles raros e especiais. Hoje, cerca de 51 mil deles são considerados raros. O prédio atual, na Rua da Consolação, foi inaugurado em 1942. A partir de 1960, a instituição passa a ser denominada Biblioteca Mário de Andrade, em homenagem ao escritor que criara em 1935 o Departamento Municipal de Cultura de São Paulo.
Em 2007, a BMA passou por uma grande reforma. Foi reaberta em janeiro de 2011, tornando disponível ao público as áreas de consulta das coleções fixas – Artes, Coleção Geral, Mapoteca e Raros e Especiais – bem como o Auditório. Isso trouxe de volta, principalmente, estudiosos, pesquisadores, artistas e intelectuais que haviam se afastado da Biblioteca em seu período de hibernação. A retomada da programação cultural no Auditório, por sua vez, ajudou a Biblioteca Mário de Andrade a retomar seu lugar na agenda cultural da cidade.
04 - BMA - Coleção São Paulo - Foto Juca Lopes
Foto: Juca Lopes

Programação variada

Durante o mês de julho, alguns destaques da agenda são a exposição Gravura na Ponta de Faca, com obras de Cláudio Caropreso e Francisco Maringelli, tendo a cidade como tema principal dos gravadores (até o dia 30); o Cinemário Paulistano, com exibições de filmes ao longo do mês (do dia 6 ao dia 23); o projeto Imagens do Brasil Profundo, que aborda a diversidade cultural brasileira (do dia 11 ao dia 27); o Teatro na Mário, apresentando ‘O Brasil de Shakespeare’ (dia 11) e ‘E se não tivesse amor no título’ (dia 25); e o II FIME – Festival Internacional de Música Eletrônica (dias 18 e 19). Confira aqui a programação completa: Biblioteca Mário de Andrade
Biblioteca Mário de Andrade
Horário de funcionamento: 24 horas

Rua da Consolação, 94 – Centro
Tel. (11) 3775 0002
Metrô: Estação Anhangabaú (Linha 3 / Vermelha)
Por Flávio Moreira. Edição: Patrícia Ribeiro
banner-pb
Foto do destaque:  Juca Lopes

Data

06 de July, 2016

Share

Apresentado por

Passeios Baratos Em SP

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.