Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

Au revoir, entrada sem visto no Canadá

Quem escreveu

Jo Machado

Data

25 de February, 2016

Share

Alerta de decepção à vista! Se estava nos planos entrar feliz e sorridente no Canadá sem visto a partir de março, infelizmente não vai ser bem assim.

Nós brasileiros, residentes no Brasil, infelizmente não entraremos nesta nova fase do Electronic Travel Authorization, o eTA, que é esse procedimento de visto eletrônico mais ágil, fácil e barato de se tirar. E não são só os brasileiros, cidadãos búlgaros, mexicanos e romenos também ficaram de fora dessa brincadeira. Pelo menos por agora.

É que no ano passado, quando a nova regra do eTA foi instituída para entrar em vigor no próximo dia 15 de março, a notícia foi bem mal interpretada por todos nós. Inicialmente, O novo processo de eTA valerá apenas para cidadãos de países que já não precisam de visto, fora os cidadãos americanos que tem entrada livre. Para esses cidadãos, incluindo muitas nacionalidades europeias, a entrada no Canadá vai acontecer de uma forma bem vapt-vupt a partir de março. Conforme a nota do governo abaixo, dá para ter idéia do equívoco:

Nota divulgada pelo Governo canadense em 2015 - A palavra SOON já estava lá
Nota divulgada pelo Governo canadense em 2015 – A palavra SOON já estava lá

E foi ainda no ano passado, quando rolou toda aquela euforia, que o governo canadense divulgou uma nota informando a possibilidade, – repetindo: possibilidade – de expansão desse sistema para cidadãos de países como México, Brasil e outros mais. Chuáááááá! Tudo foi por água abaixo.

Sem mencionar que mesmo em um cenário favorável, com a entrada liberada, havia a necessidade de que cidadãos brasileiros tivessem um visto americano válido ou já terem sido aprovados em uma seleção de visto canadense nos últimos 10 anos. Sim, era essa a regra do eTA!

Eis a última nota emitida pelo governo canadense agora, em fevereiro de 2016:

Nota do Governo canadense divulgada em Fevereiro/2016 - De novo a palavra SOON
Nota do Governo canadense divulgada em Fevereiro de 2016 – De novo a palavra SOON

É uma grande decepção, é fato. A solução é simples: basta se precaver! Se você tem viagem marcada, corra para tirar seu visto normalmente, como sempre foi. Não corra o risco de perder a viagem!

Só há um porém, que pode deixá-lo ainda mais tenso. Segundo uma notícia do Global Visa, o número de vistos canadenses negados a brasileiros vem aumentando consideravelmente. Tudo provavelmente fomentado por essa instabilidade econômica e política que o país vive.

Acho que depois dessa, o melhor a fazer é sentar num canto e chorar um pouquinho.

 

Foto destaque: Jiri Flogel – Shutterstock

Quem escreveu

Jo Machado

Data

25 de February, 2016

Share

Jo Machado

O Jo é do tipo que separa pelo menos 30% do tempo das viagens para fazer o turista japonês, com câmera no pescoço e monumentos lotados. Fascinado pelas diferenças culturais, fotografa tudo que vê pela frente, e leva quem estiver junto nas suas experiências. Suas maiores memórias dos lugares são através da culinária, em especial a comidinha despretensiosa de rua. Seu lema de viagem? Leve bons sapatos, para agüentar longas caminhadas e faça uma boa mixtape para ouvir enquanto desbrava novos lugares. Nada é melhor do que associar lindas memórias à boas canções.

Ver todos os posts

Comentários

  • O quê esperar de um país que é lacaio dos EUA?

    - Doutor Gori

Adicionar comentário

Assine nossa newsletter

Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.