Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

As fotos finalistas do Natural History Museum de Londres 2016

Quem escreveu

Vanessa Mathias

Data

12 de September, 2016

Share

Não é montagem, Photoshop ou viagem de LSD: é o concurso Wildlife Photographer of the Year’ (WPY) do Museu de História Natural de Londres, que chega à sua 52ª edição. Nessa, cenas como uma orca com baixa consciência do seu peso corporal, uma orgia de sépias, Calaus treinando para as Olimpíadas de Tóquio e morcegos workaholics concorrem pelo título de fotografia do ano.

Desde 1965, mais de 50.000 fotógrafos de 95 países foram exibidos no museu e, se estiver por lá, você pode ver de pertinho até dia 21 de outubro. Senão babe por aqui mesmo:

Dividindo o balaio – Audun Rikardsen, Noruega

H1

Algumas vezes são os barcos que buscam por baleias assassinas e jubartes, esperando com isso localizarem os cardumes de arenque que migram para as águas da Noruega Ártica. Mas nos últimos invernos, são as baleias que começaram a seguir os barcos. Na foto, uma baleia orca macho se alimenta dos cardumes que estão se acumulando na rede de pescaria. Ele aprendeu o som que esse tipo de barco faz quando retira a rede. A relação é ganha-ganha para pescadores e baleias, mas nem sempre. Algumas vezes, o animal tenta roubar o peixe, causando dano ao equipamento, e algumas vezes elas podem se prender às redes, inclusive até à morte, especialmente as jubartes. Estão, entretanto, buscando soluções, incluindo melhores sistemas para liberar as baleias quando ficarem presas.

Corte coletiva – Scott Portelli, Austrália

H2
Milhares de sépias gigantes se reúnem a cada inverno nas águas rasas do golfo de Upper Spencer, no sul da Austrália, na desova que só acontece uma vez na vida de cada molusco. Os machos competem pelos territórios que têm as melhores fendas para oviposição e, em seguida, atraem as fêmeas se exibindo, mudando a cor, textura e “estampa” da sua pele. A rivalidade entre as maiores sépias – até um metro de comprimento – é feroz, já que pode haver até 11 machos para cada fêmea. Geralmente os grandes machos agarram as fêmeas menores com seus tentáculos, viram a face para elas (como aqui) e usam um tentáculo especializado para inserir sacos de esperma em uma abertura perto da boca. Em seguida, eles esperam até que elas ponham os ovos. O preocupado sépia macho (à direita) completamente ignorou o fotógrafo, deixando com que ele chegasse pertinho desse jeito.

Arremesso de cupins – Willem Kruger, África do Sul

h3

Cupim atrás de cupim atrás de cupim – usando a ponta de seus enormes bicos como pinças para arremessá-los, os pássaros Calau os jogam para o ar e, em seguida, engolem. Perto do Kgalagadi Transfrontier Park, esse Calau estava completamente absorto no seu lanchinho da tarde na hora da foto.

Vizinho intrometido – Sam Hobson, Reino Unido

Yound urban red fox (Vulpes vulpes) poking its head up over a wall. Bristol, UK. August

O caro Hobson sabia exatamente quem estava esperando quando ele colocou sua câmera na parede uma noite de verão em uma rua suburbana de Bristol. Ele queria capturar a natureza curiosa da raposa vermelha urbana, de uma forma a despertar também a curiosidade de seus vizinhos (humanos) sobre a vida selvagem que mora ao redor de suas casas. Esta foi a motivação de semanas procurando o lugar ideal, um bairro tranquilo e bem iluminado, onde as raposas estivessem acostumadas às pessoas (vários moradores as alimentam regularmente) e a raposa perfeita. Durante várias horas por noite, o Sam se sentava no território de determinada família de raposas-vermelhas, e ia ganhando sua confiança, até que uma hora ignoravam sua presença. Um dos filhotes gostava de buscar coisas novas, e seu olho chorando à esquerda foi o resultado de um arranhão de um gato do qual ele chegou perto demais.

Fervilhando sob as estrelas – Imre Potyó, Hungria

Dancing with stars

Depois de algumas décadas, as efêmeras do Danúbio (Ephoron Virgem) voltaram ao rio, provavelmente devido ao aumento da qualidade da água. O fotógrafo disse: “Esse conjunto fantástico de efêmeras é um dos fenômenos mais emocionantes para mim. Minha imagem foi tirada de um banco escuro, quase natural, em um afluente do Danúbio, com longa exposição, flash e lanterna. Infelizmente, as pontes iluminadas por lâmpadas têm influência negativa sobre elas, que são atraídas para a luz, ficam cansadas, põem os seus ovos nas estradas de asfalto da ponte, e perecem imediatamente.” A equipe do Instituto de Pesquisa Danúbio, em cooperação com o Environmental Optics Laboratory, pretende resolver este problema bio-óptico e ambiental. “Esta imagem é muito preciosa para mim para chamar a atenção para esses insetos aquáticos espetaculares e essa complexa armadilha de luz não-ecológica.”

Comendo flores – Isaac Aylward, Reino Unido

h6
Tente manter um pássaro voando na sua mira, enquanto o aterro embaixo de você balança e você segura uma lente teleobjetiva. Aylward fez isso durante 20 minutos. Ele estava determinado a manter o mesmo ritmo do pintarroxo, que viu durante uma caminhada nas montanhas de Rila da Bulgária, finalmente aproximando-se do pequeno pássaro quando ele parou para se alimentar de uma flor.

Precisão de cristal – Mario Cea, Espanha
h7

Todas as noites, não muito depois do pôr do sol, cerca de 30 morcegos comuns emergem de seu poleiro em uma casa abandonada em Salamanca, Espanha, para ir caçar. Cada um tem um apetite para até 3.000 insetos por noite, comendo com suas asas. Seu vôo é caracteristicamente rápido e em espasmos, já que sintoniza a sua orientação com a localização em eco para detectar objetos no escuro. Os sons que eles fazem é muito agudo para a maioria dos seres humanos ouvirem, mas cria ecos que lhe permitem fazer um mapa sonoro do seu entorno. Mario Cea posicionou sua câmera de forma precisa no mesmo nível da saída dos morcegos através de uma janela quebrada, e a exata distância para capturar esse shot do morcego

O peixe que desaparece – Iago Leonardo, Espanha

h8

No mar aberto, não há nenhum lugar para se esconder, mas o peixe que olha para baixo – um nome que ele recebe do perfil íngreme de sua cabeça, com boca baixa e olhos grandes no alto – é um mestre da camuflagem. Pesquisas recentes sugerem que ele usa plaquetas especiais em suas células da pele para refletir a luz polarizada (movimento da luz em um único plano), tornando-se quase invisível aos predadores e presas em potencial. As plaquetas dispersam a luz polarizada, dependendo do ângulo do sol e do peixe, fazendo uma camuflagem melhor do que se simplesmente refletisse como um espelho. Esta camuflagem inteligente funciona particularmente bem quando vista a partir de posição de ataque provável ou perseguição.

Relíquia de ouro – Dhyey Shah, Índia

h9

Com menos de 2.500 adultos vivos na selva, em  reservas de floresta fragmentadas no nordeste da Índia (Assam) e Butão, os macacos dourados do Gee estão ameaçadas de extinção. Como vivem no alto das árvores, eles também são muito difíceis de observar. Porém, na pequena ilha artificial de Umananda, no Rio Brahmaputra de Assam, você pode certamente ver um. Esta fotografia foi tirada no local de um templo dedicado ao deus hindu Shiva, mas a ilha é igualmente famosa por esses macacos dourados que foram introduzidos pelo homem.

Jogando pangolim – Lance van de Vyver,  Nova Zelândia|África do Sul.

h10

Van de Vyver seguiu a alcatéia por várias horas até que os leões pararam para descansar em um charco, mas a atenção não estava em matar a sede. Os leões, na reserva privada de Tswalu Kalahari na África do Sul, tinham descoberto esse pangolin do Temminck. Este mamífero noturno que come formigas se arma com seus pêlos, formando uma bola quase que impenetrável quando ameaçado. Os pangolins conseguem quase sempre escapar sem marcas dos felinos – mas não de humanos, que os exploram para medicina tradicional, fazendo uma diminuição significativa na sua população. O fotógrafo disse: “Mas esses leões não desistiam, eles jogavam o pangolim para lá e para cá como uma bola de futebol até perderem o interesse, até que o pangolim voltou à sua forma normal e atraiu a atenção deles novamente.”

 

Leia mais

 

Quem escreveu

Vanessa Mathias

Data

12 de September, 2016

Share

Vanessa Mathias

Seu exacerbado entusiasmo pela cultura, fauna e flora dos mais diversos locais, renderam no currículo, além de experiências incríveis, MUITAS dicas úteis adquiridas arduamente em visitas a embaixadas, hospitais, delegacias e atendimento em companhias aéreas. Nas horas vagas, estuda e atua com pesquisa de tendências e inovação para instituições e marcas.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.