Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.
A programação infantil nos fins de semana em São Paulo tem sido tão atraente quanto a programação para nós adultos. Então, por que não reunir todas as atrações num guia especial para os pimpolhos? Confira algumas sugestões:
O Tomie Ohtake faz neste sábado o “Manhãs de História“, dedicada a bebês de até 18 meses e suas famílias. Vai ser uma manhã experimentando cores, texturas e músicas da exposição “Aprendendo com Dorival Caymmi – civilização praieira”. A atividade começa com um papo feito na área da exposição para que os presentes observem as obras e suas formas, cores e sons que chamam a atenção. Objetos sensoriais farão parte da experiência dos pequenos participantes e os adultos poderão montar garrafas do mar para seus bebês e levá-las para casa. É gratuito, mas precisa se inscrever por telefone 2245 1937 ou e-mail setoreducativo@institutoto
O Ping Pong Cultural promove no sábado o “Crescendo com Arte”, acompanhada de uma equipe de arte-educadoras. As crianças irão visitar “Quina”, de Mariana Tassinari, acompanhada de uma oficina, para poderem vivenciar a exposição de maneira lúdica. O evento rola na Fauna Galeria, Rua Tangará, 132, Vila Mariana. Dia 16 de Abril, das 11 às 12h30: oficina Ping Pong + QUINA, com brunch da BeZa até às 16h. Inscrições aqui. Crianças de 2 a 8 anos.
Para quem está interessado num mergulho com as crianças no mundo da arte, a Ping Pong também promove uma visita guiada, com direito à oficina, da exposição “Histórias da Infância“, no MASP. Sob agendamento e com programação de 2 horas. Mínimo de 4 crianças e máximo de 12 crianças por visita. R$ 80
O CCBB Educativo oferece diversas atividades infantis com visitas mediadas, contação de histórias, atividades práticas, mediação de livros entre outros. No sábado e no domingo vai rolar o programa “Maratona Livro Vivo”, com horários de mediação de diversos títulos infantis. Vai ser uma leitura compartilhada para crianças, adultos e toda a família descobrirem nos livros não só palavras, mas também suas formas, imagens e cores. Esta ação educativa investe no livro como objeto de mediação entre o conteúdo da mostra e o espectador. A maratona foi criada para comemorar o Dia Nacional do Livro Infantil e o Dia Mundial do Livro. Acontecerá nos dias 16, 17, 23 e 24 de Abril. Horários: 10h e 15h Contação de Histórias Literárias; 11h e 14h Livro Vivo. Faixa etária livre. CCBB, Rua Álvares Penteado, 112. Tel: 3223-3966.
O Cine Clubinho acontece no Cine Sesc aos domingos, com sessões sempre às 11h da manhã. Neste domingo, o filme escolhido é “O Pequeno Príncipe 3D”, de Mark Osborne (EUA, 2014, 108 minutos). O Aviador apresenta sua nova amiga a um mundo extraordinário, no qual tudo é possível. Um mundo ao qual ele mesmo foi apresentado há muito tempo pelo Pequeno Príncipe. É aí que começa a jornada da Pequena Garota pela sua própria imaginação – e pelo universo do Pequeno Príncipe. Cine Clubinho, no Cine Sesc. Rua Augusta, 2075. Dia 17 de Abril, domingo, às 11h. Gratuito. Censura Livre.
Vejo meus amigos sempre se preocupando bastante com a educação musical dos filhos. Que tal também iniciá-los na música clássica? A Sala São Paulo faz aos domingos a sessão “Concertos Matinais“, às 11h. Neste domingo, haverá apresentação da “Academia Jovem Concertante”, com a “Abertura em Ré Maior”, de José Mauricio Nunes Garcia; “Concerto nº 19 para Piano em Fá Maior, KV 459”, de Mozart; e “Sinfonia nº 7 em Lá Maior, Op. 92”, de Beethoven. Censura Livre. Duração 1h20. Gratuito. Ingressos disponíveis a partir de segunda-feira (anterior ao concerto), limitados a 4 por pessoa. A partir do 5º é cobrado R$ 2 por ingresso. Recomenda-se verificar a disponibilidade de ingressos: 3223 3966. Sala São Paulo, Praça Júlio Prestes, 16, Centro.
O MIS faz no domingo a Maratona Infantil, projeto mensal que oferece programação gratuita para crianças. Nesta edição, serão apresentados vários espetáculos como “Alice no País das Maravilhas”, com o Espaço 7&8 de Dança, que terá 3 horários, às 12h, 14h e às 16h. O Buzum!, companhia de teatro de bonecos sobre rodas, apresenta o espetáculo “Mundo Português”, em diversos horários na área externa do museu. Haverá ainda mais 3 espetáculos integrando a maratona: “Qual é o nome dele”, com a Cia. Mapinguary; “E Tome Palhaço”, com a Cia. Clerouak e Maria Lulu; e “Cabaratize!”, com a Cia. do Liquidificador. Também estará funcionando o espaço de Troca de Figurinhas e uma feirinha gastronômica com Pipocas Juquinha, Mini Gulaz e Delícias Geladas. MIS – Museu da Imagem e do Som, Av. Europa, 158 – Jardim Europa. Domingo, 17 de Abril, das 10h às 17h. Gratuito.
O Planetário do Ibirapuera foi reaberto este ano e toda criança “tem” que visitá-lo pelo menos uma vez na vida. O Planetário Aristóteles Orsini foi o primeiro do Brasil, inaugurado em janeiro de 1957, mas ficou um bom tempo com as portas fechadas. O equipamento atual não é moderno, por isso as viagens para o espaço ainda não são possíveis. Visitas sábados, domingos e feriados, com 4 sessões gratuitas diárias às 10h, 12h, 15h e 17h. As senhas devem ser retiradas com 1h de antecedência e recomenda-se levar um agasalho, pois a temperatura é entre 18 e 22ºC. É permitida a entrada de crianças com mais de 5 anos.
Lalai prometeu aos 15 anos que aos 40 faria sua sonhada viagem à Europa. Aos 24 conseguiu adiantar tal sonho em 16 anos. Desde então pisou 33 vezes em Paris e não pára de contar. Não é uma exímia planejadora de viagens. Gosta mesmo é de anotar o que é imperdível, a partir daí, prefere se perder nas ruas por onde passa e tirar dicas de locais. Hoje coleciona boas histórias, perrengues e cotonetes.
Ver todos os postsVivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.