Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.
Um dos maiores eventos de janeiro já passou. Afinal, o que pode ser mais esperado que o revéillon? Mas com ele vem junto a expectativa das coisas boas que vão rolar durante o ano e, pelo jeito, elas não vão faltar. Janeiro inicia o ano para provar isso:
Um dos melhores “eventos” de janeiro de 2016 é o lançamento do esperado Blackstar, 20º álbum de estúdio do camaleão do rock David Bowie, que cai em nossos ouvidos nesta sexta-feira, 8 de Janeiro, dia em que ele completa 69 anos. E por essa ninguém esperava, já que Bowie desistiu da anunciada aposentadoria e voltou à ativa para nos alegrar. Há exatamente três anos, quando completava 66 anos, brindou o mundo revelando que seu novo álbum seria lançado 12 de Março do mesmo ano, após 10 anos de hiato. Agora me fala se a cada 8 de Janeiro não vibraremos esperando novas notícias dele?
Para quem estiver pela América do Norte, tem dois bons festivais de música rolando por lá. O Winter Jazzfest 2016, que acontece em Nova York por quatro dias, reúne mais de 100 grandes artistas de todo o mundo, dos consagrados aos que estão começando a despontar na cena do jazz. O festival se espalha por diversos locais em NYC, incluindo até mesmo uma igreja.
Winter Jazzfest 2016, 13 a 17.01, em Nova York. Diversos locais, confira aqui
Já em Montreal, acontece o Igloofest, festival de música eletrônica que rola por quatro finais de semana, totalizando assim 12 dias de festival. Entre os vários destaques: Bonobo (DJ Set), Brodinsky, Modeselektor, Mr. Oizo, Paul Kalkbrenner e muitos outros.
Igloofest, 14-16, 21-23, 29-31.01 e 4-6.02, Jacques-Cartier Quay in the Old-Port, Montreal.
E se você estiver em Londres, ou nos arredores, e quiser se aquecer com um bom show, opção não falta na cidade durante o mês de janeiro (eu estou passando mal por aqui só de olhar a agenda). Do dia 29 até 25 de fevereiro, acontece o NME Awards 2016, em Cardiff, a 3h de Londres. Bloc Party, que lança novo álbum no dia 29, acompanha toda a tour. O Libertines também sai em turnê pelo Reino Unido e faz shows entre os dias 21 e 30 de Janeiro.
Ainda em Londres, há duas ótimas exposições: Electronic Superhighway, mostra que reúne mais de 100 obras que apresenta o impacto do computador e da tecnologia na História da Arte e sua influência no trabalho de diversos artistas entre 1966 e os dias de hoje. A exposição conta com filmes, pinturas, esculturas, fotografia e desenhos. Painting The Modern Garden: Monet to Matisse, tem o trabalho de Monet como ponto de partida e examina a evolução da arte através dos jardins pintados do início de 1860 até a década de 1920. Se você gosta dos impressionistas, a exposição é imperdível.
Electronic Superhighway, de 29.01 a 15.05.16. Whitechapel Gallery, 77-82, Whitechapel High St., Londres. Terça a domingo, das 11 às 18h (quinta até às 19h)
Painting The Modern Garden: Monet to Matisse, de 30.01 a 20.04. Burlington House, Piccadilly, Londres. Sábado a quinta, das 10 às 18h e Sexta, das 10 às 22h.
São Paulo ganha a exposição Mondrian e o Movimento de Stijl no dia do seu aniversário, que ficará em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil. A exposição apresenta cerca de 60 obras entre pintura, desenhos de arquitetura, mobiliários e fotografias de artistas do movimento da vanguarda moderna holandesa conhecida como de Stijl, além de também mostrar o percurso de Mondrian, da figuração à abstração. Foram 5 anos de negociação para o CCBB conseguir trazer a exposição aqui, que tem curadoria de Pieter Tjabbes. Imperdível!
Mondrian e o Movimento de Stijl. CCBB São Paulo, Rua Álvares Penteado, 112, Centro. Tel.: (11) 3113-3651. De 25/1 a 4/4, gratuito. Horários: Quarta a segunda, das 9 às 21h.
Massive Attack faz nova turnê, tendo Young Fathers como convidados especiais abrindo todos os shows. A turnê começa em Dublin dia 22 e tem shows confirmados até 27 de fevereiro, no Zenith, em Paris, passando por diversas cidades europeias – a maioria já com ingressos esgotados. Confira aqui onde ainda rola assisti-los, caso esteja pela Europa e com flexibilidade de ir para qualquer canto.
Para quem estiver em Berlim, o CTM é um festival dedicado à música eletrônica contemporânea, digital e experimental, levando para diversos palcos e clubes da cidade artistas da música pop à música eletrônica. Ele rola desde 1999 e acontece em conjunto com o Transmediale, Festival Internacional de Arte e Cultura Digital, que explora as conexões entre arte, cultura e tecnologia, com exposições, performances, instalações, palestras e muito bate-papo. CTM 2016, de 29.01 à 07.02 e Transmediale, de 03 a 07.02, em Berlim.
Quem estiver pelo Japão pode conferir a exposição “Takashi Murakami’s Superflat Colletions: From Shohaku and Rosanjin to Anselm Kiefer”. Essa é a primeira exposição pública do artista japonês Takashi Murakami, que mostra sua própria coleção de arte contemporânea, de amplitude e ecletismo impressionantes, apresentando ao público as referências de suas próprias inspirações artísticas.
Takashi Murakami’s Superflat Collections, 30.01 à 03.04, Yokohama Museum of Art, 3-4-1, Minatomirai, Nishi-ku, Yokohama, Kanagawa (fica a menos de 40km de Tóquio). Sexta a quarta-feira, das 10 às 18h.
Lalai prometeu aos 15 anos que aos 40 faria sua sonhada viagem à Europa. Aos 24 conseguiu adiantar tal sonho em 16 anos. Desde então pisou 33 vezes em Paris e não pára de contar. Não é uma exímia planejadora de viagens. Gosta mesmo é de anotar o que é imperdível, a partir daí, prefere se perder nas ruas por onde passa e tirar dicas de locais. Hoje coleciona boas histórias, perrengues e cotonetes.
Ver todos os postsVivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.