Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

Os melhores eventos ao redor do mundo em janeiro

Quem escreveu

Lalai Persson

Data

08 de January, 2016

Share

Um dos maiores eventos de janeiro já passou. Afinal, o que pode ser mais esperado que o revéillon? Mas com ele vem junto a expectativa das coisas boas que vão rolar durante o ano e, pelo jeito, elas não vão faltar. Janeiro inicia o ano para provar isso:

Um dos melhores “eventos” de janeiro de 2016 é o lançamento do esperado Blackstar, 20º álbum de estúdio do camaleão do rock David Bowie, que cai em nossos ouvidos nesta sexta-feira, 8 de Janeiro, dia em que ele completa 69 anos. E por essa ninguém esperava, já que Bowie desistiu da anunciada aposentadoria e voltou à ativa para nos alegrar. Há exatamente três anos, quando completava 66 anos, brindou o mundo revelando que seu novo álbum seria lançado 12 de Março do mesmo ano, após 10 anos de hiato. Agora me fala se a cada 8 de Janeiro não vibraremos esperando novas notícias dele?

Kawashi Washington, um dos destaques do
Kawashi Washington, um dos destaques do Winter Jazzfest 2016

Para quem estiver pela América do Norte, tem dois bons festivais de música rolando por lá. O Winter Jazzfest 2016que acontece em Nova York por quatro dias, reúne mais de 100 grandes artistas de todo o mundo, dos consagrados aos que estão começando a despontar na cena do jazz. O festival se espalha por diversos locais em NYC, incluindo até mesmo uma igreja.

Winter Jazzfest 2016, 13 a 17.01, em Nova York. Diversos locais, confira aqui

igloofest

Já em Montreal, acontece o Igloofest, festival de música eletrônica que rola por quatro finais de semana, totalizando assim 12 dias de festival. Entre os vários destaques: Bonobo (DJ Set), Brodinsky, Modeselektor, Mr. Oizo, Paul Kalkbrenner e muitos outros.
Igloofest, 14-16, 21-23, 29-31.01 e 4-6.02, Jacques-Cartier Quay in the Old-Port, Montreal.

bloc-party-feature

E se você estiver em Londres, ou nos arredores, e quiser se aquecer com um bom show, opção não falta na cidade durante o mês de janeiro (eu estou passando mal por aqui só de olhar a agenda). Do dia 29 até 25 de fevereiro, acontece o NME Awards 2016, em Cardiff, a 3h de Londres. Bloc Party, que lança novo álbum no dia 29, acompanha toda a tour. O Libertines também sai em turnê pelo Reino Unido e faz shows entre os dias 21 e 30 de Janeiro.

Rafael Lozano, Hemmer Surface Tension (1922), Electronic Superhighway
Rafael Lozano, Hemmer Surface Tension (1922), Electronic Superhighway

Ainda em Londres, há duas ótimas exposições: Electronic Superhighway, mostra que reúne mais de 100 obras que apresenta o impacto do computador e da tecnologia na História da Arte e sua influência no trabalho de diversos artistas entre 1966 e os dias de hoje. A exposição conta com filmes, pinturas, esculturas, fotografia e desenhos. Painting The Modern Garden: Monet to Matisse, tem o trabalho de Monet como ponto de partida e examina a evolução da arte através dos jardins pintados do início de 1860 até a década de 1920. Se você gosta dos impressionistas, a exposição é imperdível.

Electronic Superhighway, de 29.01 a 15.05.16. Whitechapel Gallery, 77-82, Whitechapel High St., Londres. Terça a domingo, das 11 às 18h (quinta até às 19h)
Painting The Modern Garden: Monet to Matisse, de 30.01 a 20.04. Burlington House, Piccadilly, Londres. Sábado a quinta, das 10 às 18h e Sexta, das 10 às 22h.

maxresdefault

São Paulo ganha a exposição Mondrian e o Movimento de Stijl no dia do seu aniversário, que ficará em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil. A exposição apresenta cerca de 60 obras entre pintura, desenhos de arquitetura, mobiliários e fotografias de artistas do movimento da vanguarda moderna holandesa conhecida como de Stijl, além de também mostrar o percurso de Mondrian, da figuração à abstração. Foram 5 anos de negociação para o CCBB conseguir trazer a exposição aqui, que tem curadoria de Pieter Tjabbes. Imperdível!

Mondrian e o Movimento de Stijl. CCBB São Paulo, Rua Álvares Penteado, 112, Centro. Tel.: (11) 3113-3651. De 25/1 a 4/4, gratuito. Horários: Quarta a segunda, das 9 às 21h.

Massive Attack
Massive Attack

Massive Attack faz nova turnê, tendo Young Fathers como convidados especiais abrindo todos os shows. A turnê começa em Dublin dia 22 e tem shows confirmados até 27 de fevereiro, no Zenith, em Paris, passando por diversas cidades europeias – a maioria já com ingressos esgotados. Confira aqui onde ainda rola assisti-los, caso esteja pela Europa e com flexibilidade de ir para qualquer canto.

Peter Kirn, que se apresenta no CTM, em Berlim
Peter Kirn, que se apresenta no CTM, em Berlim

Para quem estiver em Berlim, o CTM é um festival dedicado à música eletrônica contemporânea, digital e experimental, levando para diversos palcos e clubes da cidade artistas da música pop à música eletrônica. Ele rola desde 1999 e acontece em conjunto com o Transmediale, Festival Internacional de Arte e Cultura Digital, que explora as conexões entre arte, cultura e tecnologia, com exposições, performances, instalações, palestras e muito bate-papo. CTM 2016, de 29.01 à 07.02  e Transmediale, de 03 a 07.02, em Berlim.

Foto Kentaro Hirao
Foto Kentaro Hirao

Quem estiver pelo Japão pode conferir a exposição “Takashi Murakami’s Superflat Colletions: From Shohaku and Rosanjin to Anselm Kiefer”. Essa é a primeira exposição pública do artista japonês Takashi Murakami, que mostra sua própria coleção de arte contemporânea, de amplitude e ecletismo impressionantes, apresentando ao público as referências de suas próprias inspirações artísticas.

Takashi Murakami’s Superflat Collections, 30.01 à 03.04, Yokohama Museum of Art, 3-4-1, Minatomirai, Nishi-ku, Yokohama, Kanagawa (fica a menos de 40km de Tóquio). Sexta a quarta-feira, das 10 às 18h.

Quem escreveu

Lalai Persson

Data

08 de January, 2016

Share

Lalai Persson

Lalai prometeu aos 15 anos que aos 40 faria sua sonhada viagem à Europa. Aos 24 conseguiu adiantar tal sonho em 16 anos. Desde então pisou 33 vezes em Paris e não pára de contar. Não é uma exímia planejadora de viagens. Gosta mesmo é de anotar o que é imperdível, a partir daí, prefere se perder nas ruas por onde passa e tirar dicas de locais. Hoje coleciona boas histórias, perrengues e cotonetes.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.