Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.
Não tem um amante de arte que não tenha se imaginado dentro dos quadros e dos cenários imortalizados pelos grandes mestres da pintura. Os jardins de Giverny de Monet, a baía colorida de Estaque de Cézanne… Quero dizer, quase todos, porque acho que ninguém gostaria de se meter no meio da Guernica de Picasso.
Graças a uma ação incrível do Art Institute of Chicago, agora é possível não só visitar, como também passar a noite em um dos quadros mais icônicos de um dos pintores mais famosos do mundo. Para a mostra Van Gogh’s Bedrooms, o instituto recriou em escala real o famoso quarto pós-impressionista do pintor holandês. Está tudo lá, o piso de madeira verde gasto, a estranha disposição de móveis, os quadrinhos meio tortos e até os travesseiros bagunçados.
A exposição gira em torno da temporada do pintor em Arles, na França, na Casa Amarela, também retratada em um de seus quadros. Na época, de 1888 a 1889, esse pequeno quarto o inspirou a pintar três telas do espaço. A primeira peça acabou danificada pela água, mas as outras duas permanecem intactas. Essa mostra é a primeira a reunir as três versões nos Estados Unidos.
O quarto pode ser alugado pelo AirBNB e custa a bagatela de US$10 por noite. Mas claro que conseguir uma data deve ser mais doloroso que cortar a própria orelha. A experiência imersiva acontece do lado de fora do museu, no bairro River North, e é parte de um apartamento maior, até para atender as necessidades básicas do visitante. A página do Facebook do instituto mantém updates não só da disponibilidade do quarto, como também da venda de ingressos e das filas. Dá para imaginar a quantidade de gente que está indo ver. A exposição fica em cartaz até dia 10 de maio.
Para o Renato, em qualquer boa viagem você tem que escolher bem as companhias e os mapas. Excelente arrumador de malas, ele vira um halterofilista na volta de todas as suas viagens, pois acha sempre cabe mais algum souvenir. Gosta de guardar como lembrança de cada lugar vídeos, coisas para pendurar nas paredes e histórias de perrengues. Em situações de estresse, sua recomendação é sempre tomar uma cerveja antes de tomar uma decisão importante. Afinal, nada melhor que um bom bar para conhecer a cultura de um lugar.
Ver todos os postsVivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.